Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Por william@ufr.edu.br Publicado em: 08/09/2020 08:09 | Última atualização: 12/02/2021 11:02

Área de Concentração – Gestão e Tecnologias Ambientais

A busca pela sustentabilidade dos recursos naturais tornou-se uma preocupação constante, no período atual, em todas as escalas espaciais do mundo. Mais do que uma necessidade, a adequação estratégica e os processos de produção de conhecimentos inovadores para uso sustentável dos recursos naturais tornaram-se um desafio e uma exigência social, manifestada por políticas públicas, por organizações privadas e do terceiro setor, e, principalmente, pela sociedade em geral.

Nesse contexto, a sustentabilidade de todos os tipos de recursos naturais emerge como uma estratégia de alinhamento dos objetivos organizacionais demandados socioambientalmente. Assim, a produção de pesquisa aplicada inovadora e interdisciplinar tornou-se necessária, como forma de mitigar práticas relacionadas aos usos inadequados dos recursos naturais, o que é fundamental para organizações públicas, privadas e do terceiro setor; gerar conhecimentos aplicáveis; e formar profissionais capacitados a potencializar resultados sustentáveis, essenciais à qualidade de vida e a um bem-estar duradouro num planeta finito.

Linha de Pesquisa 1: Gestão Ambiental e de Recursos Naturais.

Propõe a compreensão de ações, estratégias e procedimentos voltados à organização e implementação de políticas públicas e privadas, com vistas à  iniciativas para o desenvolvimento de instrumento de gestão dos recursos naturais nos âmbitos público, privado e do terceiro setor e à geração de conhecimentos básicos e aplicados voltados aos estudos relacionados às práticas de sustentabilidade dos recursos naturais. Os objetivos dessa linha se voltam para estudos do uso de recursos naturais e para estratégias de gestão ambiental nas esferas locais e regionais.

Neste sentido, a grade curricular proposta a essa linha de pesquisa visa aprofundar a análise da organização e coordenação dos arranjos produtivos em vista das exigências de mitigação das externalidades negativas dessas atividades. Neste sentido, a coordenação da ação coletiva dos agentes produtivos apresenta papel central, conjuntamente à aplicação de técnicas organizacionais voltadas à sustentabilidade e afeitas ao desenvolvimento econômico local, entendido de forma holística.

Linha de Pesquisa 2: Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade

Busca desenvolver referencial teórico-prático com bases sólidas em processos químicos, físicos, biológicos e ecológicos necessários ao dimensionamento da estrutura e função dos ecossistemas e relacioná-los aos processos de produção, visando agregar sustentabilidade aos processos produtivos. Desta forma, visa desenvolver e aplicar estudos voltados aos processos ambientais, de modo a buscar bases técnicas de referência para a gestão ambiental, demonstrando a sensibilidade e fragilidade dos ecossistemas às diferentes formas de uso dos recursos naturais.

Dentro do contexto da proposta e considerando as demandas regionais, constituem nos fundamentos desta linha de pesquisa a Avaliação de Riscos Ecológicos, a Química e Microbiologia Ambientais que fornecerão subsídios para o diagnóstico da qualidade ambiental em suas dimensões físicas, químicas e biológicas. Em continuidade, no âmbito das soluções tecnológicas, a Recuperação de Áreas Degradadas permitirá a pesquisa por métodos de mitigação dos impactos ambientais e esta, aliada a Prospecção de Produtos Naturais possibilitará a pesquisa e desenvolvimento produtos de alto valor agregado com base em biodiversidade, estimulando a pesquisa na valoração ambiental de áreas nativas e recuperadas.