Apresentação

Por william@ufr.edu.br Publicado em: 08/09/2020 08:09 | Última atualização: 08/09/2020 09:09

O Programa de Pós-Graduação “Gestão e Tecnologia Ambiental” possui caráter inovador na região Centro-Oeste, ao centrar os seus eixos de pesquisa na confluência entre os aspectos de gestão de recursos naturais e de tecnologias em sistemas ambientais. Nesse sentido, a característica central do programa é o de congregar disciplinas voltadas ao estudo interdisciplinar de problemas relacionados à análise da gestão dos sistemas ambientais e dos processos ambientais desses sistemas, orientadas ao desenvolvimento tecnológico. Ambas as linhas são entendidas como ferramentas essenciais de atuação aplicada à realidade regional. Nesse aspecto, o grupo de pesquisadores vinculados ao programa foi constituído com a preocupação de operacionalizar as linhas de pesquisa com caráter interdisciplinar e multifacetado, congregando formações centradas em três eixos: cientistas sociais (Administração, Ciências Econômicas e Geografia), pesquisadores em produção agrícola (Agronomia, Engenharia Agrícola) e pesquisadores ambientais (Ecologia, Química, Engenharia Ambiental). Desta feita, a interdisciplinaridade é focada na consecução de uma grade de disciplinas que forneça a sinergia de áreas do conhecimento com forte aplicação aos problemas regionais, em especial os impactos da produção agropecuária intensiva, característica essencial da realidade local.

O histórico confronto entre anseios econômicos, produtividade e sustentabilidade não pode permanecer na seara da retórica acadêmica e necessita de profissionais que, mesmo emersos em suas especialidades, reconheçam o peso de cada uma das vertentes no desenvolvimento social. O egresso, por força da estrutura curricular da presente proposta, será munido de recursos conceituais e práticos para atender essa demanda social.

Essa estratégia é de fundamental importância para permitir que a interdisciplinaridade flua nos dois sentidos: tanto a partir da instituição ofertante quanto da possibilidade de profissionais de diferentes áreas do conhecimento que tenham interesse pelo programa. A construção e a abordagem desta proposta de curso de Mestrado Acadêmico em Gestão e Tecnologia Ambiental estão em sintonia com a função social da UFMT, câmpus de Rondonópolis, de fortalecer a pesquisa e a investigação de temáticas das Ciências Ambientais no âmbito da realidade regional. Na presente proposta, também são consideradas as necessidades do programa de pós-graduação ser atrativo em função do contexto social que está inserido. Isto permitirá uma vasta gama de oportunidades a longo prazo.

Vislumbra-se a oportunidade de fortalecer a adequação pelas cadeias produtivas locais e agentes públicos dos conceitos científicos aplicados às práticas sustentáveis de produção e geração de renda. Nesse ponto, identificou-se a premência de fortalecimento da interação acadêmica, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, oportunizada pela criação da presente proposta de Mestrado Acadêmico. Deste modo, identificou-se vasto campo de atuação através de um programa de ensino em nível de pós-graduação stricto sensu na área de Ciências Ambientais, que articule as demandas locais de investigação e produção de conhecimento em nível regional. Destaque-se nessa perspectiva, o processo de transformação produtiva que as cadeias agropecuárias do Estado de Mato Grosso necessitam realizar frente às demandas originadas por atores sociais externos, tais como novos padrões de consumo, crescente exigência quanto a aspectos de responsabilidade social e ambiental, novos desenhos de arranjos de processamento e distribuição e crescente inserção aos mercados internacionais.

Destaquem-se as implicações aos arranjos produtivos locais, cujos eixos produtivos estão centrados no processamento de matérias-primas agrícolas, com ênfase para as cadeias do algodão, da soja e milho, e da pecuária de corte, suína e bovina. Evidencia-se que a ampliação da competitividade sistêmica dessas atividades é fortemente relacionada com a capacidade de sua adequação a práticas sustentáveis de produção. Nesse sentido, as cadeias agroindustriais locais passaram a realizar iniciativas voltadas a adoção de práticas sustentáveis. Em todos esses aspectos, verifica-se a necessidade de inovações de cunho tecnológico, nos âmbitos produtivos e de gestão que possibilitem a competitividade sistêmica aliada da sustentabilidade de longo prazo. Nesse ponto, destaque-se que os desafios não se resumem à articulação com a produção de larga escala sob a gestão empresarial, mas principalmente com os arranjos produtivos locais, baseados na produção familiar e coletiva, menos aptos a obterem acesso a conhecimento e tecnologias aplicadas a sua realidade produtiva. Adicionalmente, considera-se que a presente proposta não deve ter como orientação única e prioritária voltada apenas ao setor agropecuário, pois se evidencia nos últimos quinze anos a expansão das atividades industriais no Sudeste de Mato Grosso e, em especial no município de Rondonópolis, oriundas do processamento de matérias-primas.

Adicionalmente, identifica-se o expressivo incremento de atividades de serviços, relacionadas aos sistemas de logística e distribuição localizados na região, com ramificações por todo o Centro-Oeste e demais regiões do país. Em todas essas atividades, verifica-se a crescente demanda pela geração de conhecimento aplicado às praticas sustentáveis de produção, mediante a análise da capacidade de suporte dos sistemas agroecológicos, tanto em termos rurais como urbanos. Nesse contexto, a presente proposta visa reforçar a opção em privilegiar, como objeto das investigações, demandas emergentes de processos socioambientais não equacionadas pelas políticas públicas ou pelas organizações quanto a um desempenho ambiental sustentável dos recursos naturais. Além disso, oferece suporte para a atuação de profissionais que se encontram inseridos em distintos tipos de instituições – públicas, privadas e entidades não governamentais – capazes de interagir com as políticas públicas de resposta às demandas de uso eficiente e sustentável de recursos naturais em ambiente urbanos e rurais e de trabalho. Para contemplar isso, o programa privilegia abordagens capazes de apreensão e interação com desdobramentos locais articulados com processos globais, nacionais e regionais, sob prismas interdisciplinares, criativos e inovadores.