Universidade Federal de Rondonópolis

Ciências Econômicas | UFR

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se em requisito obrigatório para a conclusão do Curso de Ciências Econômicas. Será elaborado com o fim de propiciar ao graduando a demonstração do grau de conhecimento adquirido, do aprofundamento temático, do estímulo à produção científica, da motivação da pesquisa e da sua capacidade para aplicar seus conhecimentos em situações práticas.

No Curso de Ciências Econômicas, o TCC pode ser desenvolvido em três diferentes modalidades:

1. Monografia (clique aqui).
  2. Artigo Científico (clique aqui).
  3. Relatório Técnico (clique aqui).

Visando auxiliar o estudante na elaboração do TCC, o Curso de Ciências Econômicas elaborou os templates (modelos de arquivos) para as três modalidades:

Template_Monografia

Template_Artigo Científico

Template_Relatório Técnico

Trabalho de Conclusão de Curso I

Datas importantes:

• Entrega do Termo de Compromisso de Orientação: 28/11/2023
  • Entrega do Formulário de Frequência e Acompanhamento de Orientação: 19/04/2024
  • Entrega do material elaborado ao longo do semestre: 19/04/2024.

O termo de compromisso, o relatório de frequência e o material elaborado, devem ser entregues via SEI pelo discente, após autorização do orientador.

Trabalho de Conclusão de Curso II

Datas importantes:

• Entrega do Termo de Compromisso de Orientação: 28/11/2023
  • Entrega do Formulário de Frequência e Recomendação para Defesa: 02/04/2024
  • Envio do Trabalho de Conclusão de Curso: 02/04/2024
  • Aprovação das bancas examinadoras pelo Colegiado de Curso: 05/04/2024
  • Divulgação das datas de defesas: 05/04/2024
  • Defesas públicas: 08/04/2024 até 12/04/2024
  • Entrega da versão final, das atas de defesas e das fichas avaliativas: 22/04/2024

O termo de compromisso, o formulário de frequência e recomendação e o material do TCC final, devem ser entregues via SEI pelo discente, após autorização do orientador.

Formulários

Termo de Compromisso de Orientação – (No SEI-UFR, procurar por “PROEG – Termo Compromisso Orientação Graduação”).

Formulário de Frequência e Acompanhamento de Orientação – TCCI  – (No SEI-UFR, procurar por “TCCI – Formulário de Frequência e Acompanhamento”).

Formulário de Frequência e Recomendação para Defesa – TCCII – (No SEI-UFR, procurar por “TCCII – Frequência e Recomendação para Defesa”).

Ficha de Avaliação – (No SEI-UFR, procurar por “TCCII – Ficha de Avaliação”).

Ata de Defesa – (No SEI-UFR, procurar por “Ata de Defesa Pública – Graduação”).

Ficha Catalográfica

A ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos pode ser solicitada clicando aqui.

Autorização para Publicação/Divulgação de TCC

O acervo de produção científica busca reunir, coletar, armazenar e preservar o conhecimento e a produção científica da comunidade universitária da UFR, sendo que trabalhos acadêmicos serão disponibilizados exclusivamente em meio digital.

A disponibilização dos trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação lato sensu está condicionada ao envio do “Termo de Autorização para Publicação/Divulgação de TCC” devidamente preenchido e assinado pelo(a) discente e seu(sua) orientador(a).

Para que os trabalhos sejam disponibilizados no Sistema Pergamum, o(a) professor(a) responsável pela disciplina de TCC ou o(a) coordenador(a) do curso deverá enviar, em um único processo SEI, os trabalhos defendidos pela turma e os respectivos termos de autorização, seguindo os seguintes passos:

1. Abrir um processo SEI do tipo “UFR – Trabalho de Conclusão de Curso (TC, TCC)”;
  2. Incluir um Documento do Tipo “Ofício”. Na “Descrição” escrever “Lista de TCCs do Curso”… O ofício deve conter os nomes dos(das) alunos(as) que terão seus TCCs publicados/divulgados;
  3. Incluir um Documento do Tipo “Termo de Autorização – Publicação/Divulgação TCC” (formulário específico do SEI) e coletar a assinatura eletrônica do(a) orientador(a) e do(a) aluno(a);
  4. Incluir Documento do Tipo Externo. No Tipo do Documento, selecionar “TCC” e nível de acesso público.
  5. Anexar o arquivo do TCC em formato PDF (não necessita de assinatura dos membros da banca);
  6. Encaminhar o processo para a Unidade PROEG – DB – SPT (Supervisão de Processos Técnicos).

Para acessar o regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, clique aqui.

Para acessar os trabalhos de curso já defendidos no Curso de Ciências Econômicas, clique aqui.