Docentes Efetivos do Curso de Administração
André Luís Janzkovski Cardoso
Professor de Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental. Professor de Administração da Universidade Federal de Rondonópolis. Líder do Grupo de Pesquisa – GEP@D e Coordenador das Linhas de Pesquisa em Gestão de Pessoas, Gestão Pública e Organizações, Estratégias, Pessoas e Meio Ambiente. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp e Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Certificado Project Manager Professional pelo PMI – Project Management Institute – USA desde 2004. Inglês fluente, Espanhol avançado. Editor chefe da Revista Estudos e Pesquisas em Administração (Repad). Avaliador dos Eventos da EnANPAD, SEMEAD, Singepe e de Revistas de Administração, como RAE, Pretexto e Estudos & Debates. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições executivas. Atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos.
e-mail: andre.cardoso@ufr.edu.br
Heitor Lopes Ferreira
Doutor em Administração (UNINOVE), Mestre em Engenharia da Produção (UTFPR), Graduado em Administração (UEPG). Servidor público federal desde 2014 atuando como docente de ensino superior na Universidade Federal de Rondonópolis no Curso de Administração e Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental. Atuou como coordenador do Curso de Administração entre 04/2018 a 09/2019, Diretor Adjunto da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP) entre 10/2019 a 12/2020, atualmente é Coordenador de Planejamento e Convênios da UFR. Como pesquisador coordenada um projeto que realiza um estudo técnico voltado para o transporte público coletivo da cidade de Rondonópolis, também coordena projeto de pesquisa voltados a Leilões de Energia, Teoria dos Jogos, Tomada de Decisão, Redes Empresariais, Estratégias Organizacionais, Gestão da Produção e Operação. Como docente atuo nas área de Gestão da Produção, Gestão Logísticas, Gestão de Materiais e Patrimônio, Gestão de Custos, Gestão de Processos e Gestão da Qualidade.
e-mail: heitor.ferreira@ufr.edu.br
Ivânia Freire da Silva
Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos (UNAES); Graduada em Administração (FES). Professora (efetiva) do curso de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/ ICHS-CUR. Lecionou nas disciplina de Gestão de Pessoas I e II, Gestão do Conhecimento, Agronegócio. Pesquisa em temas relacionados à gestão de pessoas, gestão do conhecimento, agronegócios e economia do desenvolvimento. Atualmente, é aluna de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
e-mail: ivania.freire@ufr.edu.br
Maurício Alves Rodrigues Pugas
Paulista, natural de Pindamonhangaba, Cidadão Mato-Grossense, Cidadão Rondonopolitano, Professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Doutor em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração – (PPGA), da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) em 2019, Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília em 2006, (UnB),Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Anhanguera-UNIDERP, Especialista em Metodologia e Gestão para EaD pela Anhanguera-UNIDERP, Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: clientes, fidelização, estágio supervisionado curricular e extracurricular, normas acadêmicas, projetos, administração, Administração de Sistemas de Informação, Competências Profissionais, Planos de Negócios. Oficial de Artilharia da Reserva Não Remunerada do Ministério do Exército. Grau 33 – Grande Inspetor Geral do Supremo Conselho dos Graus Escoceses 4 a 33 para o Brasil. Venerável Mestre da Loja Maçônica – Estrela do Leste nº 5- GOEMT, (1995 e 1996)- Oriente de Rondonópolis. Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (1995); Diretor de Serviços e Produtos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (1996 – 2015). Diretor Distrital da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso – FCDL/MT, Consultor em Administração e Economia do Meio Ambiente. Ministra cursos sobre vendas, cobranças, análise de créditos, pesquisa de mercado e economia do meio ambiente. Consultor em Administração e Economia do Meio Ambiente pela MPUGAS Consultoria e Treinamento. Coordenador de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (2010-2012), membro TITULAR do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso representando o CESUR/ANHANGUERA (2005-2014), membro TITULAR do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor – CONDECON, como Vice-Presidente, representando a CDL de Rondonópolis (2005 – 2016); Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rondonópolis – COMTUR (2015); membro TITULAR do Conselho Estadual de SPC´S do Estado de Mato Grosso (2010 – 2015); Membro da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes – (AMCLA) – CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL (COMAB) desde 2012; Título de EMÉRITO da BCARLS “Estrela do Leste nº 5” – Oriente de Rondonópolis – GOEMT (2019). Membro do Comitê de Ética com Pesquisas com Seres Humanos – CEP/Conep (Desde 2020) . Diretor Adjunto da Faculdade de Ciências Aplicadas e Pólíticas – FACAP/UFR (2020-2024).
e-mail: mauricio.pugas@ufr.edu.br
Michelle Oliveira do Espírito Santo Corsino
Professora Adjunta na Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Doutora em Administração (2021) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Escola de Administração e Negócios (ESAN) em Campo Grande/MS. Mestra em Administração Pública (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Escola de Administração e Negócios (ESAN), em Campo Grande/MS. Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), Campus do Pantanal, em Corumbá/MS. Possui Master of Business Administration (MBA) em Gestão de Projetos pela Universidade Anhanguera/Uniderp (2013), em Campo Grande/MS. Atuou no cargo efetivo de Administradora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (2013-2024). Atua especialmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Inovação, Redes de Cooperação, Perfil Empreendedor, Tendência Empreendedora Geral, Desenvolvimento Sustentável e Turismo no Espaço Rural.
e-mail: michelle.corsino@ufr.edu.br
Mylena Neres Nunes
Possui graduação em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco (2009), mestrado em Administração(2017) e doutorado (2022) em Administração, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondonópolis. Como pesquisadora tem experiência na área de Administração, com ênfase em comportamento de consumo, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento alimentar, respostas emocionais, contexto de consumo alimentar, carnes alternativas, carne vegetal e carne cultivada
e-mail: mylena.neres@ufr.edu.br
Neide Santos da Silva
Doutoranda no Programa em Pós Graduação em Administração Nove de Julho- UNINOVE (Dinter). Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela UNIDERP/ANHANGUERA – Campo Grande-MS (2007). Especialista em Administração Agrárias e Agroindustrial pela Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande-MS (1999), Formação em Dinâmicas de Grupos SBDG – Cuiabá-MT (2009), MBA em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional- IBG Rondonópolis-MT (2012), graduada em Administração pela Instituição de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA) Nova Andradina-MS (1996), Professora com dedicação exclusiva no Curso de Administração da Universidade Federal de Rondonópolis – MT.
e-mail: neide.silva@ufr.edu.br
Paulo Henrique Martins Desidério
Graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1997), MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2012) e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Atualmente professor efetivo da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR e responsável pela Coordenadoria de Projetos, Processos e Governança da Informação da Pró-Reitoria PROTIC. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT (Mestrado Profissional). Professor da pós-graduação em Administração Pública da UFMT. Foi Coordenador do Curso de Administração-FACAP. Foi professor convidado de Pós-Graduação – MBA na UFT. Revisor de artigos científicos em periódico QUALIS-CAPES – Área: Administração e Inovação. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequena Empresa, Empreendedorismo, Inovação e Planejamento Estratégico. Atuou no Grupo Algar, do interior de Minas Gerais, nas suas regionais e matriz em Uberlândia(MG) como Analista de Processos de Telecom. Foi sócio-proprietário da Logocell Telecomunicações e Serviços Ltda, franquia de telecomunicações. Linhas de pesquisas em empreendedorismo, inovação tecnológica, inovação aberta, estratégia, projetos de negócios, redes globais de inovação, parques tecnológicos e gestão de pequenas empresas.
e-mail: paulo.desiderio@ufr.edu.br
Rodrigo Milano de Lucena
Professor Adjunto I da UFR – Universidade Federal de Rondonópolis (antigo campus de Rondonópolis da UFMT), lotado no curso de Administração. Doutor em Economia do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense PPGE-UFF. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGad-UFMS (2012). MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2015). Especialista em Metodologias e Gestão para EaD pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2013). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Pesquisa principalmente nas áreas de gestão da inovação, propriedade intelectual, economia industrial, da tecnologia e inovação e finanças corporativas. Atuou como docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em instituições privadas e foi gestor da carteira de projetos do SENAI/MS.
e-mail: milano.rodrigo@ufr.edu.br
Roseli Aparecida dos Reis
Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Filadélfia (2003), Especialização em Gestão e Estratégia Empresarial, Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior; Curso de Atualização em Finanças. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora das disciplinas da área financeira na Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. Foi professora da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis – FAR, trabalhando com as disciplinas de Administração Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras, Fundamentos do Mercado de Capitais e Empreendedorismo. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Planejamento estratégico, Finanças, Mercado de Capitais e Gestão Educacional. Foi coordenadora de curso desde janeiro de 2012 a dezembro de 2012 – Coordenação do Curso de Engenharia de Produção também na FAR. Atua ainda como consultora na área de gestão com ênfase em finanças em projetos da UFR (Universidade Federal de Rondonópolis).
e-mail: roseli.reis@ufr.edu.br
Thiago Fernandes
Graduação em CST em Processos Gerenciais e em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialização em Higiene e Segurança do Trabalho e em Planejamento Empresarial e Gestão da Produção pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais (FACEMINAS). Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica EPT pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Cuiabá (UNIC), na linha de pesquisa em dinâmica de ambientes urbanos e rurais. Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa em Gestão Ambiental e Sustentabilidade – impacto, monitoramento e contaminação ambiental nos biomas – Pantanal, Amazônia e Cerrado. Foi Professor Substituto (interino) do Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Barra do Bugres (2016/2017). Foi Professor Adjunto dos Cursos de Graduação em Administração e Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Parauapebas (2017/2024). Atualmente, é Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Administração – Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas – Universidade Federal de Rondonópolis (Campus Sede). Atua na área de Gestão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Local – linha de trabalho em uso de tecnologias ambientais nas organizações e reaproveitamento de resíduos industriais. Foi Analista de Controle Industrial Júnior no Grupo Barralcool S/A – Indústria sucroenergética em Barra do Bugres (MT), atuando no controle industrial de resíduos do setor de recepção, preparo e moenda (2013/2014). É auditor interno da ISO 9001 / 2015 (Gestão e Controle de Sistema da Qualidade) certificado pela Plenun Consultorias. Possui trabalhos voluntários na agricultura familiar, empresas de pequeno porte, comunidades tradicionais, ribeirinhas e empreendimentos econômicos solidários da Bacia do Alto Paraguai, pelo Laboratório de Metodologia Científica (LMC/UNEMAT) Campus de Barra do Bugres (MT). Tem experiência profissional na área de gestão industrial (chão de fábrica); gestão ambiental (qualidade do ar); gestão de resíduos (reaproveitamento e valor agregado) e gestão da qualidade (ferramentas de apoio e melhoria contínua). Lecionou as disciplinas de Engenharia do Meio Ambiente, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos, Auditoria e Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), Tecnologias Ambientais, Engenharia do Produto e Gestão de Projetos. Pesquisador Colaborador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial: Alto Paraguai/MT (NuPEDeTer-AP) e do Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional – GPEP do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
e-mail: thiago.fernandes@ufr.edu.br
Fernanda Pereira Silva (aposentada)
Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Organizações e Recursos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997). Professora efetiva do Curso de Administração da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão Estratégica Sustentável, Inovação e Meio Ambiente – GESIMA. Experiência nas áreas de Administração Geral, Gestão de Materiais e Logística, Administração de Marketing, Estratégia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Inovação Tecnológica.
Docentes Substitutos
Edilson Santos Braga
Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria – RS (2023). Possui MBA em Gestão de Políticas Pública; MBA em Gestão Pública. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos qualitativos e quantitativos em Administração, Fundamentos da Administração, Teoria Organizacional.
e-mail: edilson.braga@ufr.edu.br
Sandra Regina Costa
O curso de minha formação me propiciou a ser tutora de administração em faculdades a distância como a UNOPAR- Universidade Norte do Paraná e também da Faculdade Claretiano com sua sede em Batatais São Paulo e também experiência como Professora substituta na Universidade Federal de Mato Grosso (UFR), pois com muita satisfação e agradecida por esta oportunidade que me agregou mais conhecimento. Tenho experiência na área de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Publica, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Gestão em Logística. A partir deste ano 2022 me formei com uma segunda graduação em Pedagogia em formação Pedagógica renovando mais meus conhecimentos. Sou Pós Graduada em MBA Gestão de Pessoas e pretendo continuar atuando na área profissional da Educação, realizando cursos de extensão , participando e ministrando palestras no intuito de aprimoramento. Pretendo também fazer um mestrado com a obtenção de adquirir mais conhecimentos na área. Estou hoje atualmente no Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi com cursos EAD em sala de aula e tive a experiência de aulas on-line devido a pandemia e nela continuo exercendo minha profissão na docência com as disciplinas relacionados a minha formação Administração. Estou hoje também como professora substituta na UFR com turmas do curso de administração me proporcionando mais conhecimentos com muita satisfação e gratidão.
e-mail: sandra.regina@ufr.edu.br
Cleudson Souza
Possui pós-graduação em Logística Empresarial pela FAENE – faculdade de negócios Excellence (2013), é bacharel em Administração pela FACAM – faculdade do Maranhão (2009) e formação técnica em Materiais pelo IFMA Instituto Federal do Maranhão (2004). Tem uma vasta experiência em empresas multinacionais de fertilizantes, como Bunge, Yara, Eurochem, onde atuou como coordenador e supervisor de planejamento e controle da produção. No setor público, foi analista e supervisor na área de logística, prestando serviço à prefeitura de São Luís (MA) e de engenharia, como técnico de suprimentos e planejamento em empresas federais (Transpetro e Petrobras).
e-mail: cleudson.miranda@ufr.edu.br