Universidade Federal de Rondonópolis

Administração | UFR

Apresentação

Os cursos de graduação em administração são responsáveis pela formação de administradores em vários campos de atuação e há uma preocupação em dotar esses profissionais de atributos necessários para que possam desenvolver atividades administrativas em qualquer organização. Neste sentido, os responsáveis pela concepção e operacionalização do curso devem idealizar uma filosofia de trabalho, visando alcançar esse objetivo.

O papel do administrador não é apenas de gerenciar determinada área de uma organização ou toda uma organização, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte. Torna-se mister o entendimento do objetivo implícito de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois a função política e social do administrador o torna um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho nesse novo século.

Pretende-se que o egresso do Bacharelado em Administração seja um profissional reconhecido por sua atitude empreendedora e ética, visão sistêmica, liderança e abordagem sustentável em suas decisões. Tenha a capacidade de aprender com a experiência, bem como de captar e analisar informações, a fim de desenvolver novos conhecimentos interdisciplinares que subsidiem suas decisões em cenários voláteis e complexos. Tal profissional deve reunir as condições necessárias para o planejamento, gerenciamento, programação e execução de projetos e atividades, com uma visão integrada dos processos organizacionais, pautada em informações gerenciais e por meio da aplicação de ferramentas e instrumentos inovadores da Administração, permitindo-lhe lidar tanto com as questões técnicas como com as questões socioambientais. O egresso do Curso poderá atuar na gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e/ou internacionais.

 

 Regime Acadêmico:

O regime acadêmico adotado pelo Curso de Administração é de crédito semestral.

 Número de Vagas e Entrada:

O curso disponibiliza 108 vagas anuais, com 2 entradas, sendo ofertadas 53 vagas para o 1º semestre (Noturno) e 55 vagas para o 2º semestre letivo (Matutino).

 Turno de Funcionamento:

O Curso de Administração exerce suas atividades nos períodos matutino e noturno com atividades de ensino e atendimento ao aluno.

Formas de Ingresso no Curso:

Os ingressos do Curso de Administração  podem ocorrem por meio das seguintes formas:

  • Por meio dos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino
    médio (ENEM), gerenciados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Realização de transferências facultativas internas e externas semestrais, conforme
    previsão do calendário acadêmico.

Períodos Mínimo e Máximo de Integralização do Curso:

A integralização do curso prevê o tempo mínimo de 8 semestres e no máximo 12
semestre para a conclusão do curso (4 anos a 6 anos).