O Curso:
O Curso de Administração da Universidade Federal de Rondonópolis, alinhado ao Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), tem como objetivo geral a formação de administradores com consistente base teórica e domínio das ferramentas de gestão, a fim de que possam atuar de maneira empreendedora e inovativa em diferentes contextos organizacionais, comprometidos com a responsabilidade socioambiental, atendendo aos objetivos a seguir.
Objetivos específicos do Curso para a formação profissional:
- Estabelecer visão sistêmica e capacidade de analisar contextos complexos, integrar conhecimentos, e tomar decisões alinhadas com os objetivos estratégicos da organização;
- Desenvolver o comportamento empreendedor que exercite a criatividade e a inovação na viabilização de seu próprio empreendimento ou na estruturação e desenvolvimento de ações empreendedores sociais ou empresariais dentro da organização em que atua;
- Compreender as variáveis e premissas multiculturais e negociais inerentes ao cenário globalizado, comunicando-se de forma eficaz, contribuindo efetivamente nas decisões e desempenho organizacionais;
- Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional desenvolvendo habilidades para lidar com múltiplos recursos oferecidos pelas tecnologias da informação e comunicação e a lógica colaborativa das redes que vem provocando fortes modificações nos modelos de negócios;
- Desenvolver capacidade investigativa pela compreensão da complexidade organizacional e habilidade na solução de problemas, promovendo a capacidade de aprender a aprender de forma autônoma;
- Desenvolver relacionamentos interpessoais e networking e capacidade de trabalhar em equipes e no gerenciamento dos recursos;
- Desenvolver capacidade de solucionar problemas em situações de incerteza, por meio da aplicação de técnicas de planejamento, execução, controle e avaliação, estimulando a prática da melhoria contínua, aplicando técnicas analíticas e quantitativas.
- Adquirir uma visão de sustentabilidade que considere em suas decisões os impactos econômicos, sociais e ambientais sobre todos os atores e partes interessadas.
Perfil do Egresso e Áreas de Atuação
Pretende-se que o egresso do Bacharelado em Administração seja um profissional reconhecido por sua atitude empreendedora, inovadora e ética, visão sistêmica, liderança e abordagem sustentável em suas decisões, como também um conjunto de conteúdos, competências, habilidades e atitudes no ambiente profissional, conforme estipulado nas diretrizes curriculares nacionais do curso. Tenha a capacidade de aprender com a experiência, bem como de captar e analisar informações, a fim de desenvolver novos conhecimentos interdisciplinares que subsidiem suas decisões em cenários voláteis e complexos.
Tal profissional deve reunir as condições necessárias para o planejamento, gerenciamento, programação e execução de projetos e atividades, com uma visão integrada dos processos organizacionais, pautada em informações gerenciais e por meio da aplicação de ferramentas e instrumentos inovadores da Administração, permitindo-lhe lidar tanto com as questões técnicas como com as questões socioambientais. O egresso do Curso poderá atuar na gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e/ou internacionais.
Regime Acadêmico:
O regime acadêmico adotado pelo Curso de Administração é de crédito semestral.
Número de Vagas e Entrada:
O curso disponibiliza 120 vagas anuais, com 2 entradas, sendo ofertadas 60 vagas para o 1º semestre (Noturno) e 60 vagas para o 2º semestre letivo (Matutino).
Turno de Funcionamento:
O Curso de Administração exerce suas atividades nos períodos matutino e noturno com atividades de ensino de 2ª feira a sábado e atendimento na secretaria de 07h-11h, 13h-17h e 19h-22h, 2ª feira a 6ª feira.
Formas de Ingresso no Curso:
O acesso ao Curso de Administração, conforme legislação vigente e de acordo com a Resolução CONSEPE/UFR nº 15, de 31 de outubro de 2022, regimento da graduação, pode ocorrer mediante um ou mais processos listados abaixo:
I – Sistema de Seleção Unificada – SISU;
II – Edital de Transferência Externa Facultativa;
III – Transferência Ex-officio
IV- Edital de seleção de portador de diploma de graduação;
V- Edital de Vagas remanescentes;
VI- Mobilidade Acadêmica;
VII- Reingresso; e
VIII- demais formas amparadas pela legislação e acolhidas pela UFR.
Períodos Mínimo e Máximo de Integralização do Curso:
A integralização do curso prevê o tempo mínimo de 8 semestres e no máximo 12 semestres para a conclusão do curso (4 anos a 6 anos).
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 28 dez. 2022.