O Curso de Administração da UFR da Universidade Federal de Rondonópolis tem investido em estudos e pesquisas por meio de um Grupo de Pesquisa denominado GEP@D. Dentro do GEP@D são desenvolvidas Linhas de Pesquisas que têm por objetivo contribuir no aprofundamento de temáticas importantes para a Administração. O papel dos professores atuantes nas Linhas de Pesquisa é de incentivar o desenvolvimento dos alunos, o interesse pelo ensino-pesquisa-extensão, assim como a preparação para uma futura carreira como docente e pesquisador. As Linhas de Pesquisa do Curso de Administração da UFR – Universidade Federal de Rondonópolis são:
1. Área de Concentração: Gestão Pública
A Linha de Pesquisa em Gestão Pública (LPGPu) busca desenvolver um senso crítico sobre as diversas possibilidades de pesquisa envolvendo a administração pública nos âmbitos municipal, estadual ou federal. Os estudos desenvolvidos pela LPGPu visam a produção de pesquisas teórico-empíricas que possam resultar em publicações acadêmicas e em trabalhos de conclusão de curso.
2. Área de Concentração: Gestão de Pessoas
A Linha de Pesquisa em Gestão de Pessoas (LPGPe) busca discutir o fenômeno organizacional em sua dimensão humana, situando a gestão de pessoas como campo de estudo e de trabalho considerando suas políticas, processos e práticas. Os encontros da LPGPe procuram tanto o desenvolvimento dos alunos nos conteúdo das disciplinas do curso de administração, quanto na produção de pesquisas teórico-empíricas que possam resultar em publicações acadêmicas futuras e em trabalhos de conclusão de curso.
3. Área de Concentração: Pessoas, Organizações, Estratégias e Ambiente
Produzir pesquisas teórico empíricas, com contribuições para a academia, para as organizações e para o desenvolvimento regional que possam resultar em publicações acadêmicas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e artigos científicos. Trabalhar com pesquisas que possam colaborar no desenvolvimento da recém criada Universidade Federal Rondonópolis (UFR), na consolidação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA), e na estruturação de pesquisa que colaborem com o Núcleo de Empregabilidade e Carreira (NE&C), importante ação para o desenvolvimento de alunos e egressos em termos de empregabilidade, competências e gestão de carreira.
4. Área de Concentração: Gestão da Produção e Logística.
A Linha de Pesquisa em Gestão da Produção e Logística a (LPROLog) busca difundir conhecimentos sobre a gestão do processo produtivo e logístico com o objetivo de melhorar o fluxo de materiais e informações, bem com o desempenho do sistema. Os estudos desenvolvidos pela LPROLog além de promover a produção de pesquisas teórico-empíricas que possam resultar em publicações acadêmicas e em trabalhos de conclusão de curso, busca o aprofundamento dos conteúdos ministrados em disciplinas ligadas direta ou indiretamente e que venham contribuir no processo de desenvolvimento da Gestão da Produção e Logística.
5. Área de Concentração: Finanças e Inovação.
A Linha de Pesquisa sobre Finanças e Inovação objetiva discutir sobre as fontes e formas de financiamento das empresas para inovar. Por meio de pesquisas teórico empíricas a linha pretende adicionar conhecimento à área por meio de trabalhos científicos em congressos e revistas científicas.
6. Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação
A linha de pesquisa Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação busca realizar estudos do comportamento competitivo dos atores econômicos e sociais em relação ao processo tecnológico, com observação das definições estratégicas para o desenvolvimento da inovação. A linha abrangerá pesquisas sobre gestão estratégica e tecnológica, processos de inovação, ambientes de inovação, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, cooperação universidade-empresa, ambidestria corporativa e redes colaborativas.
7. Empreendedorismo e Comportamento Inovador
Promover estudos acerca do Empreendedorismo como o fenômeno socioeconômico de maior relevância no século XXI, responsável pelo desenvolvimento dos países, com foco em sua capacidade de geração de empregos, criação de produtos inovadores, busca de soluções para questões sociais, além do fomento de programas governamentais que visam materializar o desenvolvimento local, melhorando a qualidade de vida das populações.
Ademais, outras linhas de pesquisa poderão ser criadas no decorrer dos anos de maneira a propiciar uma abrangência temática e a possibilidade de inter-relação com outras instituições que também se dedicam às pesquisas científicas. As novas linhas de pesquisa serão aprovadas em colegiado e divulgadas por meio do Grupo de Pesquisa GEP@D.