Programa de Gestão e Desempenho
O Programa de Gestão e Desempenho é o programa indutor de melhoria do desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades e as estratégias organizacionais. Esse instrumento de gestão disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
PGD na Administração Pública Federal
O PGD foi instituído pela Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 11.072/2022 e é regulamentado pela Instrução Normativa Conjunta SGP-SEGES/MGI nº 24/2023 e Instrução Normativa Conjunta SGP-SRT-SEGES/MGI nº 52/2023, tendo como objetivos:
I – promover a gestão eficiente por meio de resultados, com foco na melhoria contínua das entregas dos órgãos e entidades da administração pública federal;
II – estimular a cultura de planejamento institucional;
III – otimizar a gestão dos recursos públicos;
IV – incentivar a cultura da inovação;
V – fomentar a transformação digital;
VI – atrair e reter talentos na administração pública federal;
VII – contribuir para o dimensionamento da força de trabalho;
VIII – aprimorar o desempenho institucional, das equipes e dos indivíduos;
IX – contribuir para a saúde e a qualidade de vida no trabalho dos participantes; e
X – contribuir para a sustentabilidade ambiental na administração pública federal.
Para saber mais sobre o PGD do Governo Federal (plataforma Gov.Br), acesse aqui.
PGD na UFR
Na Universidade Federal de Rondonópolis o Programa está em fase de implementação, regimentado pela Resolução CONSUNI/UFR nº 128, de 08 de outubro de 2024, a qual estabelece como participantes do PGD UFR os servidores ocupantes de cargo efetivo da carreira dos Técnico-Administrativos em Educação, e estagiários, nos termos da Lei nº 11.788, de 2008.
O sistema informatizado utilizado para a operacionalização do PGD UFR é o PETRVS, disponibilizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Para saber mais sobre o PETRVS, acesse aqui.
Histórico da implementação do PGD UFR
Maio/2023: Designação da comissão de trabalho responsável pela condução dos estudos de viabilidade para implantação do Programa de Gestão e Desempenho no âmbito da UFR, por meio da Portaria REITORIA/UFR nº 72, de 23 de maio de 2023
Maio/2024: Indicação dos representantes para a Rede PGD, junto ao MGI, por meio do Ofício nº 8/2024/PROGEP – REITORIA/REITORIA/UFR
Outubro/2024: Publicação da Resolução CONSUNI/UFR nº 128, de 08 de outubro de 2024
Janeiro/2025: Instalação do sistema PETRVS em ambiente próprio pela equipe da PROTIC em parceria com a PROGEP
Fevereiro/2025: Designação da comissão de implementação e acompanhamento do PGD – CPGD por meio da Portaria REITORIA/UFR Nº 48, de 27 de fevereiro de 2025
Março/2025: Elaboração da Instrução Normativa de operacionalização do PGD UFR pela PROGEP juntamente com a CPGD (em andamento)