Universidade Federal de Rondonópolis

PROGEP | UFR

Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida – DSQV

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida tem como principal objetivo o desenvolvimento da qualidade de vida, saúde e segurança dos servidores da UFR. Sob a perspectiva multiprofissional, busca desenvolver atividades de promoção e de prevenção, de vigilância e de acompanhamento da saúde dos servidores, além de possibilidades de intervenções pautadas na melhoria das condições de trabalho, organização do trabalho e na prevenção de agravos à saúde, de acordo com a Política Nacional de Atenção à Saúde do Servidor, instituída pelo Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009. É competência dessa coordenação a implementação de ações que visem ao bem-estar físico, social e mental, assim como a segurança no trabalho na busca da qualidade de vida dos servidores. Esta Diretoria está estruturada em três gerências:

Diretora de Saúde e Qualidade de Vida

Alyna Araújo e Marcondes

• Gerência de Bem-Estar e Qualidade de Vida

Objetivo principal: Pensar no bem-estar físico, mental e social do servidor para, assim, promover ações que levem informação e colaborem para o desenvolvimento de hábitos saudáveis com consequente aumento na percepção de qualidade de vida do indivíduo. Entender as demandas dos servidores para a elaboração e direcionamento das estratégias considerando a importância da abordagem psicossocial das ações em saúde.

1.Promoção à Saúde

a) Campanhas conscientização sobre a prevenção de agravos à saúde;

i. Palestras com profissionais especializados: no modelo presencial ou remoto;

ii. Produção de conteúdo e postagens nas redes sociais oficiais da universidade, acompanhando as temáticas preconizadas pelo Ministério da Saúde

b) Planejamento e divulgação de ações de saúde no ambiente da UFR;

2. Programas de Qualidade de Vida

a) Projetos institucionais que estimulem e proporcionem à prática de atividades físicas nas suas diversas modalidades;

b) Parcerias com outras pró-reitorias ou órgãos para implementação de programas de práticas esportivas e atividades físicas de maneira geral;

Gerente: Amanda Gabriela de Carvalho – (66) 3410-4072

• Gerência de Atenção à Saúde do Servidor

Objetivo principal: Estar atento aos principais agravos de saúde prevalentes entre os servidores da instituição, promovendo a orientação aos servidores quanto a necessidade de busca de serviço médico especializado e tratamento. Esta gerência também fornecerá informações que permitam ao servidor conhecer seu direito de acesso aos serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados. Ademais, garantir a execução de atos amparados pela lei de n° 8.112/1990, no âmbito da saúde.

1. Orientação ao servidor sobre encaminhamentos adequados as serviços de saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
  2. Exames médicos periódicos;
  3. Convênios e informações sobre planos de saúde complementar para os servidores;
  4. Licenças Maternidade/Paternidade

• Gerência de Segurança no trabalho e Perícia

Objetivo principal: preservar a integridade do servidor estabelecendo medidas que visem minimizar a ocorrência de acidentes de trabalho bem como de doenças ocupacionais. Orientar os processos legais quando da necessidade de pagamento de adicional por periculosidade ou insalubridade; acompanhamento de processos de afastamentos por motivos de saúde; e agendamento de perícias médicas.

1. Gerenciamento de riscos ocupacionais e elaboração de laudos técnicos
  2. Adicionais de Insalubridade e Periculosidade
  3. Perícia Médica

a) Licença para tratamento de saúde