Universidade Federal de Rondonópolis

PROEX e PRAE | UFR

As Pró-Reitorias (PROEX e PRAE)

Recentemente, da PROEXA é a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis foram criadas duas novas Pró-reitorias, a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PRAE). Está reestruturação adotada pela nova gestão da Universidade Federal de Rondonópolis foi pensada justamente para melhor atender todas as demandas de inclusão e auxílio aos discentes, bem como manter a qualidade da extensão universitária realizada até o momento.

Visando facilitar a busca da informações e considerando que a comunidade acadêmica precisa se adaptar com o novo modelo de gestão sem haver prejuízos de informações, optou-se por manter temporariamente as informações das duas Pró-reitorias nas respectivas páginas e subpáginas da antiga PROEXA

Qual é a diferenção entre a Extensão Universitária e os Assuntos Estudantis?

A Extensão Universitária consiste em um processo multidisciplinar de natureza educativa, científica e política com vistas à produção de conhecimento, formação cidadã de estudantes, interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a comunidade civil, articulação com o ensino e a pesquisa, promoção de iniciativas que expressem o compromisso da universidade com a sociedade não só na construção de conhecimento, mas também no enfrentamento de questões sociais e no desenvolvimento econômico, social e cultural.

Assuntos Estudantis interagem com as demais descritas acima, de modo a voltar-se para o desenvolvimento de programas de apoio e ações em conformidade com uma perspectiva ampla de atendimento às necessidades de estudantes não apenas no que diz respeito à sua preservação e subsistência, mas que de fato favoreçam para a sua formação individual e global.

As ações e programas de apoio desenvolvidos para os (as) estudantes tem por meta fortalecer o acesso e a permanência destes (as) no ambiente educacional, levando-se em conta que muitos destes e destas estudantes fazem parte de grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, atuando então, não como um instrumento que iguala indivíduos, mas que promove um ambiente de equidade.

 

ACESSE A PÁGINA DA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS EDUCACIONAIS (link de direcionamento)