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Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Rondonópolis, está apresentado detalhadamente por meio do documento “PPC PGEAgri“. No Quadro 1 estão listados todos Componentes Curriculares do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Para iniciar o curso em 2011 seguiu-se o PPC enviado no projeto APCN aprovado em 2010. O PPC foi constituído contemplando o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMT vigente naquela época, sendo a primeira estrutura curricular do Programa seguida até o ano de 2016. Em 2017 o PPC foi reformulado para atender novas demandas regionais voltadas para a inovação do conhecimento científico, inclusão de infraestrutura de novos laboratórios para aulas práticas acrescidas ao Programa e atualizações inclusão e exclusão de conteúdos programáticos e bibliográficos nas ementas de disciplinas. Em 2023 o PPC foi atualizado novamente para contemplar ações de internacionalização previstas no programa bem como ações para aumento da produção científica qualificada. Neste contexto, dentre as novas disciplinas incluídas destacamos: Publicação Científica em Engenharia Agrícola I, Publicação Científica em Engenharia Agrícola II e Mobilidade Internacional em Engenharia Agrícola. Essas reformulações foram necessárias para garantir as habilidades e competências esperadas para o perfil do egresso, promovendo uma formação discente mais adequada para solucionar os problemas atuais das Ciências Agrárias, na área da Engenharia Agrícola. Assim, para obtenção de Título de Mestre em Engenharia Agrícola, o discente deverá submeter-se a um conjunto de etapas previstas no PPC que incluem as seguintes atividades, desenvolvidas em um período de no máximo 24 meses, regulamentadas no Regimento Interno do Programa.

1) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Módulo composto por um conjunto de disciplinas que, em função da diversidade na formação acadêmica obtidas na graduação pelos ingressantes, visa nivelar os conhecimentos da turma, proporcionando aos discentes a compreensão crítica e conhecimentos científicos e metodológicos para a produção de pesquisas e das Dissertações na Área de Concentração em Engenharia Agrícola.

2) DISCIPLINAS OPTATIVAS (COMPLEMENTARES): São disciplinas da Área de concentração e Linha de Pesquisa na qual o discente desenvolverá seu trabalho de conclusão de curso (Dissertação) e definidas pelo orientador, visando o aprofundamento da formação acadêmica através dos conhecimentos específicos de Engenharia Agrícola e dos conhecimentos e técnicas que subsidiam o discente nas atividades de pesquisa acadêmica, tecnológica, de inovação e docência. Estas disciplinas oferecem aos docentes orientadores maior flexibilidade em termos de adequação à sequência ideal de conteúdo, podendo contemplar plenamente os objetivos pretendidos por cada discente.

A grade curricular contém 29 disciplinas para que os egressos obtenham o conjunto de habilidades e competências previstas nas linhas de pesquisa. Os discentes poderão cursar os conjuntos de disciplinas do Núcleo comum, dos Núcleos específicos à cada linha de pesquisa, ou em Tópicos especiais que acomodam disciplinas de aprofundamento e inovações em cada linha de pesquisa.


QUADRO  1 – Disciplinas associadas ao Núcleo comum.

COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA (CRÉDITOS) CARÁTER
Estatística Experimental 60 horas (4 créditos) Obrigatória
Processo de Transferência no Sistema Solo-Planta-Atmosfera 60 horas (4 créditos) Obrigatória
Seminários I 30 horas (2 créditos) Obrigatória
Seminários II 30 horas (2 créditos) Obrigatória
Estágio Docência* 30 horas (2 créditos) *Obrigatório para bolsistas
Publicação Científica em Engenharia Agrícola I 60 horas (4 créditos) Optativa
Publicação Científica em Engenharia Agrícola II 120 horas (8 créditos) Optativa
Mobilidade Internacional em Engenharia Agrícola 60 horas (4 créditos) Optativa
Sensoriamento Remoto Aplicado à Engenharia Agrícola e Ambiental 60 horas (4 créditos) Optativa

 

QUADRO  2 – Disciplinas associadas à linha de pesquisa Engenharia de Sistemas Agrícolas.

COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA (CRÉDITOS) CARÁTER
Eletrônica Aplicada à Engenharia Agrícola 60 horas (4 créditos) Optativa
Fertilidade do Solo 60 horas (4 créditos) Optativa
Física e Mecânica dos Solos 60 horas (4 créditos) Optativa
Fisiologia da Produção Vegetal 60 horas (4 créditos) Optativa
Fixação Biológica de Nitrogênio 60 horas (4 créditos) Optativa
Irrigação por Aspersão e Gotejamento 60 horas (4 créditos) Optativa
Manejo do Solo e Nutrição Mineral de Plantas Forrageiras 60 horas (4 créditos) Optativa
Métodos Numéricos Aplicados à Problemas em Engenharia 60 horas (4 créditos) Optativa
Micrometeorologia em Biossistemas 60 horas (4 créditos) Optativa
Propriedades Físicas de Produtos Agrícolas 60 horas (4 créditos) Optativa
Sistemas de Colheita Mecanizada na Agricultura 60 horas (4 créditos) Optativa

 

QUADRO  3 – Disciplinas associadas à linha de pesquisa Agroecossistemas.

COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA (CRÉDITOS) CARÁTER
Impacto Ambiental da Agricultura Irrigada 60 horas (4 créditos) Optativa
Avaliação de Impacto Ambiental e Conservação 60 horas (4 créditos) Optativa
Sistema de Informações Geográficas Aplicada à Agroecossistemas 60 horas (4 créditos) Optativa
Hidrologia 60 horas (4 créditos) Optativa
Microbiologia Agrícola e Ambiental 60 horas (4 créditos) Optativa
Química do Solo e Água 60 horas (4 créditos) Optativa
Racionalização na Aplicação de Agrotóxicos 60 horas (4 créditos) Optativa
Fixação Biológica de Nitrogênio 60 horas (4 créditos) Optativa

 

QUADRO 4 – Disciplinas Tópicos Especiais para aprofundamentos e inovações em Engenharia Agrícola.

COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA (CRÉDITOS) CARÁTER
Tópicos Especiais Aplicados à Agroecossistemas 60 horas (4 créditos) Optativa
Tópicos Especiais Aplicados à Engenharia de Sistemas Agrícolas 60 horas (4 créditos) Optativa

 

4) PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: O discente deverá realizar o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês), que é de responsabilidade do Instituto de Linguagens da Universidade. O mestrando deverá comprovar a aprovação neste exame, antes do exame de qualificação. A não aprovação no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira dentro deste prazo, impedirá que o discente continue matriculado, sendo, neste caso, desligado. Mas este exame pode ser realizado antes do ingresso no curso. Se o candidato tiver sido aprovado neste exame dentro dos últimos 02 (dois) anos, contados com relação à data de matrícula no Programa, o discente poderá, então, incluir o certificado em sua documentação de matrícula. Discentes estrangeiros deverão realizar Exame de Proficiência em Língua diferente do seu país de origem.

5) EXAME DE QUALIFICAÇÃO: No exame de qualificação, o mestrando deverá apresentar e defender seu projeto de dissertação perante uma comissão examinadora composta por membros Doutores, conforme estabelecido no regimento do Programa, após terem sido completados todos os créditos e deverá ocorrer, obrigatoriamente, até o 18º mês após a matrícula do discente no Curso.

6) DEFESA DE DISSERTAÇÃO: A dissertação consistirá num trabalho escrito de investigação sobre um assunto correspondente à área de concentração em Engenharia Agrícola, e sua respectiva linha de pesquisa, realizado sob a orientação de um professor permanente do curso e apresentado e defendido conforme o regulamento. A aprovação da dissertação e o cumprimento de todos os requisitos acima relacionados dará direito ao discente receber o Título de Mestre em Engenharia Agrícola.

ESTRUTURA DE PESQUISA: As pesquisas dos trabalhos de conclusão de curso exigidos pelo programa, nesse caso, os experimentos que subsidiarão dados para as dissertações de Mestrado, seguem as diretrizes do programa e são agrupados de acordo com as linhas de pesquisas. O PpGEAgri irá colaborar com a formação de recursos humanos, a nível de mestrado Acadêmico, desenvolvendo pesquisas na área de Ciências Agrárias. O curso contempla uma área de concentração (Engenharia Agrícola) dividida em duas linhas de pesquisas. A área de concentração em Engenharia Agrícola permite a realização de estudos e pesquisas nos agroecossistemas, tecnologias de produção agrícola em pequena e grande escala, a manutenção sustentável dos ecossistemas alterados por intervenções e, investigações por alternativas para manejar de forma racional e potencial a paisagem agrícola do cerrado. São duas as linhas de pesquisa do Programa: 1) Engenharia de Sistemas Agrícolas; 2) Agroecossistemas.
A linha de pesquisa Engenharia de Sistemas Agrícolas está voltada para os sistemas de produção agrícola. É uma linha de pesquisa que visa atender temas relacionados às atividades de produção agrícola em pequena e grande escala, fundamentada na Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia. O princípio básico dessa linha contempla um perfil sólido voltado para utilização de tecnologias inovadoras e conhecimento dos sistemas produtivos sustentáveis, com diretrizes de pesquisas para o desenvolvimento de projetos relacionados aos sistemas agrícolas de produção, incluindo todos os processos produtivos de preparo do solo, plantio, manejo cultural, irrigação, colheita, beneficiamento, armazenamento, conservação e ambiência.
A linha de pesquisa Agroecossistemas está voltada para a sustentabilidade ambiental. Para possuir rentabilidade e competitividade, o sistema de produção deve incorporar princípios e tecnologias de gestão ambiental, visando proporcionar maior qualidade de vida à população rural e urbana, respeitando para isso, a capacidade de suporte dos ecossistemas. Sendo assim, essa linha de pesquisa terá como suporte o uso da geomática, e desenvolverá projetos direcionados à:

1) Realizar diagnósticos ambientais com vistas a fornecerem bases para o planejamento racional das atividades agrícolas;
2) Avaliar de maneira quantitativa e qualitativa o grau de contaminação ou poluição relacionados aos sistemas agrícolas;
3) Propor estratégias de restauração ecológica nos agroecossistemas e corpos hídricos.

O Programa possui diversos Projetos de Pesquisa em andamento que contemplam das duas linhas de pesquisa. Os projetos são constantemente avaliados e atualizados, tendo como referencial os objetivos e a missão do PPGEAgri, em consonância à área das Ciências Agrárias I da CAPES.