..

Infraestrutura

Ao iniciar as atividades do programa, em 2011, o PPGEAgri possuía apenas uma sala de coordenação concedida por outro departamento em caráter de empréstimo, e uma sala de aula compartilhada pertencente ao curso de graduação em Engenharia Agrícola. No decorrer dos anos o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola evoluiu para um espaço físico próprio dedicado ao funcionamento de suas atividades administrativas e didáticas. Inserido em uma ala de prédio exclusiva, o PPGEAgri possuí sala de recepção, secretária, coordenação, sala de aula, sala de estudos para alunos, banheiros e copa. Em relação à infraestrutura laboratorial, o Programa possuí quatro estufas agrícolas para condução dos experimentos, estação agrometeorológica e área experimental, tudo isso localizado na área da universidade. Inúmeros equipamentos de material permanente de elevado custo foram adquiridos por meio do Edital Pró-Equipamentos. Ainda, novos laboratórios foram adquiridos por meio de recursos do CT-Infra/Finep, compondo o Núcleo de Pesquisas do Cerrado – NuPeC. Vale ressaltar que o projeto do CT-Infra/Finep para construção do NuPeC foi concebido por professores do PPGEAgri.

A Infrestrutura disponível associada ao PPGEAgri está dividida em três categorias conforme a finalidade de utilização: i) LABORATÓRIOS DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO ASSOCIADOS AO PROGRAMA; ii) RECURSOS DE INFORMÁTICA; e, iii) BIBLIOTECA

 

i) LABORATÓRIOS DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO

Para atender as demandas das linhas de pesquisa em Engenharia de Sistemas Agrícolas e Agroecossistemas, diversos laboratórios vinculados às disciplinas, às atividades de pesquisa científica, de pesquisas de inovação, bem como suporte na execução dos trabalhos de dissertação do PPG Engenharia Agrícola, fazem parte da infraestrutura do Programa:

1) LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA, HIDROLOGIA E IRRIGAÇÃO – Prédio de 600 m2 e pé direito de 7,5m de altura, construído em atendimento a legislação vigente de acessibilidade, incluindo: uma sala de aula equipada para 40 alunos; um laboratório de hidráulica equipado com bancadas de ensaios, um salão livre de 300 m2 para testes de aspersores, gotejadores e emissores de irrigação; bombas hidráulicas e conjuntos motobomba elétrico/combustão.  Esse laboratório complementa-se com a área experimental de campo próxima, onde encontra-se instalado um pivô central de irrigação que cobre uma área de 2,5ha, uma barra irrigadora autopropelido em área de 1,5ha e uma área de 0,5ha com equipamento instalado de irrigação por gotejamento sub superficial.

2) LABORATÓRIOS DE SOLOS E PRODUÇÃO VEGETAL – São dois espaços físicos com cerca de 100m2 cada, sendo o primeiro com a finalidade principal de desenvolvimento de aulas práticas das disciplinas aos alunos dos Cursos de Pós-Graduação Engenharia Agrícola. O segundo está inserido no Núcleo de pesquisa do Cerrado-NuPeC, e tem por finalidade o desenvolvimento de trabalhos de pesquisas de professores e alunos da Pós-Graduação. Os principais equipamentos e sistemas desses laboratórios são: Perfiladores de umidade de solo por capacitância FDR, analisador de CO2 e fotossíntese IRGA, Espectrofotômetro de Absorção Atômica, Câmara de Richardt, Integrador de área Foliar LAI300, Digestores de nitrogênio, Blocos de digestão, pHgâmetros, Condutivímetros, equipamento de osmose reversa, deionizadores, medidores de índice de clorofila SPAD, balanças, estufas de secagem e esterilização, refratômetros, mesas agitadoras orbitais, gerador de ozônio, moinhos para amostras vegetais, freezers e câmaras de exaustão. Ainda, os laboratórios de solos e produção vegetal são complementados por quatro casas de vegetação, essas totalizando 900 m2 de área com bancadas destinadas para cultivos experimentais em ambiente protegido;

3) LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO – O laboratório de microbiologia do solo tema a finalidade de apoiar as atividades de ensino e pesquisa aos alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Os principais equipamentos desse laboratório são: Câmara de Fluxo Laminar UV, autoclaves, Câmaras de crescimento BOD, Estufas de crescimento de bactérias, mesas agitadoras orbitais, destiladores de água, sistemas de filtragem por osmose reversa, contador de células, microscópios, balanças e estufas de secagem e esterilização.

4) LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA – O laboratório de informática do PPGEAgri tem caráter de uso multiusuário. Tem a finalidade de ofertar recursos de informática para o desenvolvimento das disciplinas que em seu conteúdo programático contemplam a utilização de softwares específicos. No sub tópico “Recursos de Informática” desse relatório Sucupira, encontram-se maiores detalhamentos de equipamentos e Softwares que fazem parte do laboratório de informática do PGEAgri.

5) LABORATÓRIOS DE METEOROLOGIA, CLIMATOLOGIA E AGROMETEOROLOGIA – São constituídos por dois laboratórios prediais (ICAT e NuPeC) e quatro estações de campo (área exprimental). Tem como finalidade fornecer dados para os projetos de dissertações e pesquisas vinculados, e apoiar diretamente as aulas práticas das disciplinas: Processos de Transferências no Sistema Solo-Planta-Atmosfera, Micrometeorologia em Biossistemas, Hidrologia, Irrigação por Aspersão e Gotejamento e Fisiologia da Produção Vegetal. Indiretamente esses laboratórios oferecem suporte científico, tecnológico e de inovação, para as demais disciplinas do programa, por meio do fornecimento de dados meteorológicos, ecofisiológicos de plantas e biofísicos de ambientes. Ainda, como pesquisa tecnológica e de inovação, o Laboratório de Instrumentação Agrometeorológica do PPGEAgri, inserido nas instalações do Núcleo de Pesquisas do Cerrado/NuPeC, tem a finalidade de desenvolver equipamentos de coleta de dados, sensores e sistemas de cultivos para Agricultura 4.0.

Os principais equipamentos e sistemas que compõem os laboratórios de Meteorologia, climatologia e Agrometeorologia são: Em campo – Uma estação Lisimétrica composta por um lisímetro de pesagem automatizado cultivado com cultura de referência; uma estação evaporimétrica; duas estações agrometeorológicas com sensores de temperatura, umidade, radiação direta, saldo radiômetros, fluximetro de temperatura de solo e sensores de velocidade e direção do vento; duas estações pluviométricas. Em laboratório – Dois sistemas de aquisição de dados Campbell Scientific; analisador de imagens de área foliar, comprimento e superfície de raízes WD-E3 WinDIAS; medidor de fotossíntese LCi-SD; osciloscópio; medidor de condutância estomática SC-1; medidor de cobertura foliar CI-110; balanças; tensímetros e tensiômetros; conjuntos de ferramentas de trabalho, manuais e elétricas, indispensável para pesquisas tecnológicas e de desenvolvimento.

6) LABORATÓRIO DE QUÍMICA – O laboratório de química é multiusuário compartilhado com o curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental vinculado ao programa. Esse laboratório tem a finalidade de desenvolvimento de aulas práticas e de trabalhos de pesquisas aos alunos e professores dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

7) LABORATÓRIO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E MOTORES – A finalidade do Laboratório de Máquinas Agrícolas e Motores é promover atividades de aulas práticas e de pesquisas com motores, tratores e máquinas agrícolas, fornecendo conhecimentos científico e tecnológico para formar profissionais voltados para o uso eficiente desses equipamentos, com introdução de novas tecnologias embarcadas. Localizado em um prédio 600 m2 e pé direito de 7,5m de altura, construído em atendimento a legislação vigente de acessibilidade, incluindo: uma sala de aula equipada para 40 alunos; um laboratório de avaliação de motores e máquinas equipado com bancadas de ensaios, um salão livre de 400 m2 onde são mantidos os principais equipamentos: 01 trator Trator agrícola de rodas de 72 e 105 cv de potência; sistemas de transmissão didáticos com sistema hidráulico acionado por motor elétrico; conjunto para determinação de esforços de tração, incluindo fonte, sistema de aquisição de dados de tração e consumo de combustível, tacômetro, cronômetro, berço condicionador e células de carga; 01 carreta tanque 4000L; 01 tanque pulverizador; 01 Grade niveladora; 01 Arado; 01 Subsolador; 01 trilhadora para grãos; 01 distribuidor de adubos; 01 distribuidor de calcário; 02 carretas para transporte de materiais agrícolas.

8) LABORATÓRIO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EM ARMAZENAGEM – O laboratório de Tecnologias em Armazenagem é um ambiente que oferece estrutura de ensino e pesquisa para o desenvolvimento do conteúdo programático da disciplina Propriedades Físicas de Produtos Agrícolas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. O laboratório também realiza análises tecnológicas de sementes e grãos provenientes dos experimentos de dissertações do programa. Como principais equipamentos do laboratório podemos mencionar: Balanças de Peso Hectolítrico; Datalloger; Desumidificador de Ar; Determinador de umidade por Capacitância DOLLE 400; Determinador de umidade por Capacitância G650; Determinador de umidade por Destilação-CA25 II; Determinador de umidade por infravermelho; Engenho de Provas para Arroz; Homogeneidador Gamet; Homogeneizador com Calhas Cruzadas; Lupas Estereoscópicas, Lupas com Luminária para mesa; Termohigrógrafo de corda-THIES;  Termohigrômetros Digital; Máquina de pré-limpeza para grãos; analisador Falling Number; e, Alveógrafo.

9) LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE RESÍDUO DE BIOCIDAS – O laboratório tem por finalidade oferecer suporte para as aulas práticas e desenvolvimentos das pesquisas científicas e de inovação associadas principalmente às disciplinas de Avaliação de Impacto Ambiental e Conservação e Química do Solo e Água. Os equipamentos principais são: Cromatógrafo a gás HP 6890 com detector de N e P e detector de captura de elétrons; HPLC Varian, bomba quaternária, detector de arranjo de diodos e injetor automático; Cromatógrafo a gás HP 6890 com detector de massa e injetor automático; evaporadores rotativos a vácuo com bomba de vácuo; ultrapurificador de água Millipore; sistemas de extração em fase sólida para 12 e 24 cartuchos; banho termostatizado; centrifuga FANEM 4.000 rpm para tubos 15 mL; 01 centrífuga Scientec 4.000 rpm para tubos 50 mL; e mufla;

Ainda, em acordo de cooperação técnica compartilha-se com o uso dos Laboratórios e Campo Experimental do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA), termo de cooperação técnica publicado no DOU Nº 162, segunda-feira, 25 de agosto de 2014, seção 3. Toda a infraestrutura de pesquisa existente nos laboratórios descritos possui equipamentos de elevada capacidade de análises laboratoriais que de acordo com a necessidade são disponibilizados para o programa de pós-graduação. As características e condições básicas de cada laboratório são: LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA, HIDROLOGIA E IRRIGAÇÃO (UFR), possui área construída aproximada de 600 m2, apoia as aulas práticas de ensino de graduação e análises relacionadas às atividades de pesquisa e extensão. Esse laboratório realiza determinações de umidade do solo, densidade do solo e das partículas, porosidade, ensaios mecânicos do solo, classificação textural, retenção de água no solo, ensaios de compactação e avaliação de sistemas de irrigação. LABORATÓRIO DE SOLOS E PRODUÇÃO VEGETAL (UFR), com área construída (aproximada) é de 100 m2, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Gênese, Manejo e Conservação do Solo e da Água, fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas em diferentes sistemas agrícolas (Produção Vegetal, Vegetação Nativa e acompanhamento de culturas de milho, soja, algodão e girassol, dentre outras). LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO: possui 100m2 de área construída e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades de pesquisa apoiadas nesse laboratório estão voltadas para a avaliação da população microbiana do solo em diferentes sistemas agrícolas, como o Sistema de Integração Lavoura Pecuária, Sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta, Florestas Plantadas de Eucalipto, acompanhamento das culturas de milho, soja, algodão e girassol. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (UFR). O laboratório de Informática tem área de 80 m2 e possui 35 computadores modernos incluindo os principais softwares utilizados na área de Engenharia Agrícola, tais como: EToCalc, Aquacrop, ArcGIS, Spring e CAD, dentre outros. LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA, CLIMATOLOGIA E AGROMETEOROLOGIA (UFR). É integrado ao INMET (Estação A907) e possuí uma área aproximada de 350 m2. Possuí uma instalação predial de cerca de 150m2 onde estão disponíveis computadores que coletam e realizam o processamento dos elementos meteorológicos amostrados nos equipamentos meteorológicos e agrometeorológicos do PPGEAgri. Essas estações encontram-se localizadas ao lado do referido prédio (cerca de 50 m de distância). Nesse laboratório desenvolve-se atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, pesquisa e extensão. Juntamente ao laboratório de Meteorologia, Climatologia e Agrometeorologia, encontra-se o posto meteorológico registro A907, pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia-INMET. LABORATÓRIO DE QUÍMICA (UFR), com área de 80 m2, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades de pesquisa apoiadas nesse laboratório estão voltadas para a área de química aplicada. LABORATÓRIO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E MOTORES, possui uma área de 600 m2, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EM ARMAZENAGEM, 400m2 aproximados de área construída, desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, disponível também para os cursos de graduação em aulas práticas nas disciplinas de Armazenamento de Produtos Vegetais e Produção de Sementes, e na Pós-Graduação, atende práticas das disciplinas da área. Ainda nesse laboratório são oferecidos cursos na área de secagem e armazenamento de grãos/Convênio Sistema Nacional de Aprendizagem SENAR. LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE RESÍDUO DE BIOCIDAS, com área construída (aproximada) de 120 m2, o laboratório de Análises de Resíduo de Biocidas atende as disciplinas de graduação, pós-graduação, além de atividades de pesquisas e extensão. Além desses laboratórios que mantém integração com a graduação, o Programa contempla o Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cerrado – NuPeC, que foi mencionado em relatórios anteriores como prédio em construção, estando atualmente em pleno funcionamento. O NuPeC é um projeto FINEP, adquirido por meio de recursos do CT-Infra/Finep, sendo um projeto de responsabilidade e coordenação direta do PPGEAgri para execução de pesquisas científicas e de inovação dos trabalhos de Dissertações do Programa.

 

ii) RECURSOS DE INFORMÁTICA

O laboratório de Informática do PGEAgri possui 35 computadores modernos e softwares atualizados. Além dos softwares básicos de informática esses computadores têm instalados programas específicos da área de Engenharia Agrícola: EToCalc, Aquacrop, ArcGIS, Spring e CAD, dentre outros. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola possuí um espaço para permanência exclusivo aos discentes do PGEAgri equipado com computadores conectados a internet, impressoras em rede, e conexões de internet sem fio. O campus está contemplado com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), PoP-MT, o que viabiliza o acesso rápido a rede mundial de computadores.

 

iii) BIBLIOTECA

A Biblioteca é responsável pela armazenagem e disseminação de todo material bibliográfico existente no Campus, independentemente de sua forma física. É de livre acesso ao acervo, permitindo-se aos usuários inscritos o empréstimo local e domiciliar.

A Biblioteca atende além dos cursos normais do Campus, também os cursos de especialização, cursos de programas especiais, e alunos de outras instituições particulares, estaduais e municipais de ensino superior, ensino médio e ensino fundamental de toda a região Sul do Estado de Mato Grosso.

Atualmente, os serviços de informação oferecidos pela biblioteca à comunidade acadêmica são:

-Empréstimo de obras;

-Renovação de obras (presencial e online);

-Reserva de materiais online;

-Consulta local ao acervo;

-Consulta no catálogo eletrônico;

-Laboratório de informática (disponível também para a comunidade externa);

-Internet sem fio;

-Orientação no acesso às fontes de informação eletrônicas;

-Treinamento de usuário;

-Visitas orientadas.

As instalações da Biblioteca compreendem uma área construída total de 1.210 m², subdividida nas seguintes instalações: Área de recepção com guarda-volumes, Setor de atendimento ao usuário, Acervo bibliográfico, Sala de treinamento de usuário, Laboratório de informática, Sala para estudo em grupo, Cabines para estudo individual e Setor de Processamento Técnico.

No tocante ao potencial de referência em pesquisa para os estudantes, a Biblioteca dispõe de computadores com acesso à internet e funcionários capacitados para auxiliar no acesso às bases de dados científicas, oferecendo também treinamentos presenciais do Portal de Periódicos CAPES.

 

O acervo da Biblioteca Regional é composto de livros, teses e dissertações, contemplando as seguintes áreas do conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Biológicas

Engenharias

Ciências da Saúde

Ciências Agrárias

Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Humanas

Linguística, Letras e Artes

Além deste acervo geral, há o acervo de Trabalhos Acadêmicos em formato impresso defendidos pelos Programa de Pós-graduação. O acervo da Biblioteca pode ser consultado na página da biblioteca que possibilita também, a busca integrada à outras bases de dados científicas.