Universidade Federal de Rondonópolis

EAA | UFR

Docentes

O Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFR é formado atualmente pelos seguintes docentes:

Adriano Ferreira Rozado

Possui Graduação (2002), Mestrado (2005) e Doutorado em Engenharia Agrícola (2013) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuação predominante na Área de Armazenamento, Pré-Processamento e Qualidade de Produtos Agrícolas. Classificador Oficial de Grãos Habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Auditor técnico habilitado para o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras (SNCUA). Atuou profissionalmente como Coordenador de Controle de Qualidade e Planejamento. Atua na assessoria e consultoria técnica em gestão na pós-colheita. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola com atuação principal nos seguintes temas: Armazenamento e Pré-processamento de Produtos Agrícolas, Manejo Integrado de Pragas (MIP Grãos), Atmosfera Modificada e controlada, Aplicações do gás ozônio, Secagem, Operação e Manutenção de Máquinas, Sistemas Operacionais e Gestão integrada.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0146075717105981

Email institucional: adriano.rozado@ufr.edu.br

Foto
Analy Castilho Polizel

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, doenças, melhoramento, genótipos e resistência. É professora Associada do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFMT) e membro permanente dos programas de pós-graduações em Engenharia Agrícola (UFMT-Rondonópolis) e gestão Tecnologia Ambiental.Atuou como coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, Pró-reitora do Campus Universitário de Rondonópolis e atualmente reitora da Universidade Federal de Rondonópolis.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0565510253501855

Email institucional: analy@ufr.edu.br

Camila Leonardo Mioto

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2011), Mestrado e Doutorado em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pelo Programa Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014 e 2016, respectivamente). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de imagens, análise de bacias hidrográficas, modelagem ambiental, planejamento e análise ambiental. É Professora Adjunta II, ministrando disciplinas no Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PGGTA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Atua como Diretora na Diretoria de Propriedade Intelectual da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo da UFR.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2846355335199799

Email institucional: camila.mioto@ufr.edu.br

Foto
Cristina Alves Lacerda

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado e doutorado em Química área de concentração Físico-Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em análises químicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análises ambinetais, análise de controle de qualidade de combustíveis e biocombustíveis.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3477647984540055

Email institucional: cristina.lacerda@ufr.edu.br

Domingos Sávio Barbosa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMS (2000), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2003). Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2008) com estágio no exterior na Universidade de Coimbra (Portugal). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aquática, atuando principalmente em estudos de Avaliação de Risco Ecológico integrado (solos e águas) e recuperação ambiental. Pesquisador CNPq SET 3A na empresa Aplysia Tecnologia Ambiental – implantação do Laboratório de Ecotoxicologia Terrestre (2009-2010). Representante da UFMT no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço (2014-2015). Membro do Conselho municipal do Meio Ambiente de Rondonópolis (2015-2016). Representante das I.E.S. no Fórum de Combate ao Uso de Agrotóxicos (2016 – atual). Supervisor do Laboratório de Tecnologia e Gestão Ambiental UFMT – LTGA (2013 – atual). Coordenador do Laboratório de Poluição Ambiental do NUPEC-FINEP (2016 – atual). Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (2018 a 2019). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental da UFMT (2019 – 2020). Gerente de Transferência Tecnológica da Universidade Federal de Rondonópolis (2021 -presente).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6896725721269796

Email institucional: domingos@ufr.edu.br

Edna Maria Bonfim da Silva

Possui Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela ESALQ/USP (2006). Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ/USP (2005), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). É professora Associada da área de Solos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFR) e membro permanente dos programas de pós-graduações em Engenharia Agrícola (UFR-Rondonópolis) e Agricultura Tropical (UFMT-Cuiabá). É editora da Revista Engenharia Agrícola na área de Engenharia de Água e Solo e da Revista Brasileira de Ciências Agrárias. Atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, atuando nos seguintes temas: relação solo-água-planta, fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas, aproveitamento de resíduos agroindustriais na agricultura, cinza vegetal e biochar na agricultura, interação entre nutrientes nitrogênio-potássio e nitrogênio-enxofre no solo e na planta. Atualmente exerce o cargo de Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8660058048761423

Email institucional: edna.bonfim@ufr.edu.br

Jofran Luiz de Oliveira

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG com período sanduiche na Iowa State University – ISU-EUA. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Doutor em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Iowa State University ISU-EUA. Atualmente é Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, Professor Adjunto do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFR. Tem experiência nas áreas de Construções Rurais e Ambiência em Instalações Rurais, Comportamento e Bem-Estar Animal, Aproveitamento de Energia de Biomassa, Materiais Alternativos para Construções.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3447680059202587

Email institucional: jofran@ufr.edu.br

Foto
Leandro Pereira Pacheco

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde (2004), mestrado em Produção Vegetal pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde (2007) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor Associado 2 da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), vice-coordenador Pós-Graduação da UFR, membro Colegiado de Curso Engenharia Agrícola da UFR, membro do Colegiado do Curso de Eng. Agrícola da UFR, docente permanente Mestrado em Eng. Agrícola da UFR e docente permanente Mestrado em Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Rotação e sucessão; culturas de cobertura, ciclagem de nutrientes, agricultura sustentável, integração lavoura-pecuária, sistema plantio direto, manejo de plantas daninhas e fisiologia vegetal.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4926743824358076

Email institucional: leandro.pacheco@ufr.edu.br

Foto
Marcio Koetz

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003) na área de Recursos Hídricos e Ambientais (Conservação de solo e água). É Doutor em Engenharia Agrícola na área de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Lavras (2006). Foi professor substituto na Universidade Federal de Goiás no período de 2007 e 2008 em Jataí. Foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental no período de 2009 a 2019, atuando a partir deste período na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Atua também como professor no curso de Mestrado em Engenharia Agrícola – UFR. Atualmente é Coordenador de Ensino de Pós-Graduação da UFR. Atua principalmente nas disciplinas de Hidráulica, Drenagem e Irrigação por aspersão e gotejamento na UFMT desde 2009. É revisor das Revistas Engenharia Agrícola, Inovagri, Semina:Ciências Agrárias e Bioscience Journal, atuando nos temas relacionados a conservação de solo e água e irrigação e drenagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8918968565917194

Email institucional: marcio.koetz@ufr.edu.br

Foto
Marcos Henrique Dias Silveira

Engenheiro agrônomo graduado pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP (1990), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis, no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, Irrigação e Drenagem; principais áreas de atuação: irrigação, recursos hídricos, meio ambiente, recuperação de nascentes, agrometeorologia e fitotecnia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4225872847802506

Email institucional: marcos.silveira@ufr.edu.br

Maria da Conceição Trindade Bezerra e Oliveira

Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Doutora em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Iowa State University (2019). Auditora habilitada para o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. Atualmente é Professora Adjunta no Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve atividades nas áreas de Meio Ambiente com ênfase em energia de biomassa, resíduos sólidos e aproveitamento energético, como também atua na área de armazenamento e processamento de produtos agrícolas. Atua também como professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4028199517123822

Email institucional: conceicao.trindade@ufr.edu.br

Foto
Monique de Oliveira Vilela

Engenheira Agrícola e Ambiental graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, na área de Construções Rurais e Ambiência (2016) e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Doutora em Engenharia Agrícola na área de Construções Rurais e Ambiência pela Universidade Federal de Viçosa (2020). Pós-doutorado em Agricultural and Biological Engineering na Pennsylvania State University (2022). Atualmente é docente do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, lotada no Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Ministra as disciplinas Desenho Técnico, Materiais de Construção e Construções Rurais, sendo esta última para os cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental e Zootecnia da UFR. É membro do colegiado do curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UFR). Possui experiência em Construções Rurais e Ambiência, e suas linhas de pesquisa são projetos de instalações rurais e acondicionamento térmico para instalações de clima tropical, com foco na produção animal; Ambiência e Sustentabilidade na Produção Animal; Modelagem Computacional CFD; Qualidade do Ar, Bem-Estar e Comportamento Animal; Materiais de Construção Alternativos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6189394599388785

Email institucional: monique.v@ufr.edu.br

Foto
Niédja Marizze Cezar Alves

Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola também pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Foi Professora Substituta do Instituto Federal da Paraíba, Campus Picuí. Área de trabalho: Agroecologia. Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Rondonópolis. Área de trabalho – Pós-colheita de produtos agrícolas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9661006374047977

Email institucional: niedja.alves@ufr.edu.br

Normandes Matos da Silva

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutor em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade de São Paulo (2008). Docente do ensino superior desde 1996, tendo atuado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Univag Centro Universitário (MT) e na Universidade Federal do Pará. Além disso, trabalhei como analista de meio ambiente na Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (2006-2008). Atualmente sou Professor Associado na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestao e Tecnologia Ambiental (Mestrado) da Universidade Federal de Rondonópolis. Área de pesquisa: Geotecnologias com uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA/DRONES) para a recuperação de áreas degradadas. Bolsista em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (março 2012 – fev 2015; março 2016 – fev 2019; março de 2019 – fev 2022; março de 2022 – atual). Participo de grupo de pesquisa e extensão que possui Certificado de Tecnologia Social, concedida pela Fundação Banco do Brasil, na temática de recuperação de áreas degradadas. Atualmente é o Secretário de Inovação e Empreendedorismo da UFR.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2644207249389541

Email institucional: normandes@ufr.edu.br

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e óculos
Thiago Franco Duarte

Possui graduação em Agronomia (2008), Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (2010) e Doutorado em Física Ambiental (2016). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis, atuando como docente no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e membro do programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola (UFR) . Atua principalmente na área de Engenharia de Água e Solo, especificamente nos seguintes temas: instrumentação aplicada à engenharia de água e solo, compactação do solo, resistência à penetração, água no solo, modelagem e simulação de processos físicos no sistema solo-planta-atmosfera e física do solo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7076042826792327

Email institucional: thiago.duarte@ufr.edu.br

Rafael Cruz Borges

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2009) e Doutorado em Ciências no programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2017) na Escola de Engenharia de São Carlos-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistema Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade, operação, geração distribuída, geração solar e geração eólica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6770676897684155

Email institucional: rafael@ufr.edu.br

Renildo Luiz Mion

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (1998), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV(1999) e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela FCA – UNESP – Botucatu em (2002). Atualmente é Professor Associado III na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Rondonópolis – UFMT, atuando na área de Tecnologia de Aplicação de Agroquimicos. Estudo de sistema de manejo do solo com máquinas agrícolas. Agricultura de precisão. Estudo de máquinas zootecnicas. Colheita, beneficiamento, processamento e armazenamento de algodão. Inteligência artificial e visão computacional aplicado a agricultura.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8030830142710133

Email institucional: renildo.mion@ufr.edu.br

Salomão Lima Guimarães

Salomão Lima Guimarães é Licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), Mestre em Ciência do Solo pela UFRRJ (2001) e Doutor em Fitotecnia pela UFRRJ (2006). Tem experiência na área de Microbiologia do Solo, Agrícola e Ambiental, com ênfase em Fixação Biológica de Nitrogênio e Atividade Enzimática do Solo. Foi Coordenador do curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, Gerente de Pós-Graduação e Pesquisa e Diretor de Ensino de Pós-Graduação. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Rondonópolis, no curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental e no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9250168755115649

Email institucional: salomao@ufr.edu.br

Foto
Tonny José Araújo da Silva

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência com pesquisa agrícola desde 1988 no IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco (1989-2000). Foi pesquisador científico do IAC – Instituto Agronômico de Campinas/Centro de Ecofisiologia e Biofísica (2004-2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – Campus de Rondonópolis. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, Relação Solo-Planta-Atmosfera, Engenharia de Água e Solo, Manejo de Irrigação e Física do Solo. Atua principalmente nos seguintes temas: Necessidades hídricas dos cultivos, evapotranspiração, relações água-nutrientes do solo, modelos de simulação de produtividade, instrumentação, desenvolvimento e avaliação de equipamentos agrícolas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0651075688988405

Email: tonnyjasilva@gmail.com

Foto

 

Em atualização – 14 de novembro de 2022.