Só mais um site UFR/Cursos

Ciências Contábeis | UFR

Docentes

Adelina Neres de Sousa Campos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1982) e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Itapetininga (1988). Especialista em Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), especialista em Fundamentação Didático Metodológica da Formação Docente Nível Superior”, pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), Especialista em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (1997). Mestre em Ciências da Educação, pela Universidad “Marta Abreu” de Las Villas, em Cuba. Mestre em Educação pela UFMT (2020), na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em teoria do direito, direito administrativo e direito de família e sucessões. Tem experiência também em Educação, com ênfase em Educação Ambiental.

E-mail: adelina.neres@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/5965842600616341

Ademilson Reis da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Pós-Graduação em Getão Fiscal e Planejamento Tributário pela UESP-União das Escolas Superiores Sobral Pinto (2007).

E-mail: ademilson.reis@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/6275000406269661

Aguinaldo Rocha Gomes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em CONTABILIDAD – Universidad Nacional de Rosario (2007). Doutor pelo programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na Universidade Anhanguera UNIDERP. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de contabilidade, administração e economia, com ênfase nas atividades agropecuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: agropecuária, contabilidade e agricultura familiar.

E-mail:

http://lattes.cnpq.br/6802765669050156

Anderson Santos da Silva

Possui Especialização em Administração Pública e Gestão de Cidades pela Faculdade Anhanguera Educacional. Atualmente é professor de carreira na Universidade Federal de Rondonópolis, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Finanças e Orçamento Público e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

E-mail: anderson@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/9274183182152500

Benjamim Cristobal Mardine Acûna

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA da Universidade de São Paulo – USP e certificado em contabilidade internacional – IFRS pelo ICAEW – Institute of Chartered Accountants in England and Wales. É professor e coordenador de orçamento da UFR. Foi membro da Comissão de Elaboração do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis e instrutor para certificação em IFRS, atua como professor convidado em cursos de pós-graduação no Centro Oeste e Sudeste, atuou como coordenador de Ciências Contábeis e de Pós-Graduação, consultor contratado de órgãos governamentais de apoio ao desenvolvimento empresarial, coordenador administrativo e financeiro de concessionária de distribuição de energia elétrica, proprietário de escritório contábil e como consultor externo de diversas empresas das áreas de horti-fruti, transporte rodoviário de carga, confecções, comércio e serviços. Tem experiência nas áreas de Administração e de Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, controle interno, sistemas, contabilidade, convergência contábil, apuração de tributos e planejamento sucessório.

E-mail: benjamim@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/6889294965422019

Cesar Schmidt Gonçalves

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Ensino Euripedes Soares da Rocha, na cidade de Marilia-SP, em 1983, possui mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003) e Atualmente (desde agosto de 2014). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. É professor titular da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, nas matérias relacionadas a Contabilidade de Cooperativa, Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos.

E-mail: cesar.schmidt@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/4380815210003304

Cleiva Schaurich Mativi

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Mercado de Capitais, pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Especialização em Contabilidade Gerencial, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e mestrado em MESTRADO EM CONTABILIDADE EMPRESARIAL pelo CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU. Atualmente é professora  no Curso de Ciências Contábeis e Diretora Adjunta da FACAP, da UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS, Cooperativa de Crédito, Controle Gerencial, Atuaria, Mercado de Capitais, Contabilidade de Custos, Contabilidade Rural e Contabilidade Sócio-ambiental. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidades da Rede Centro Oeste da UnB/UFMT.

E-mail: cleiva.mativi@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/5590894440757371

Flavio Sergio Linhares

Doutor em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras – UFLA na linha de pesquisa sobre Finanças e Estratégias de Negócios Internacionais; Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL(2015), Especialista em Gestão Estratégica em Controladoria( 2005) e em Contabilidade (2004). Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Fundação Universidade de Itaúna (2002). Experiência em docência no Ensino Superior desde 2006 e coordenação de ensino de graduação em Ciências Contábeis desde 2012. Docente lotado na Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas – FACAP da Universidade Federal de Rondonópolis desde 2016. Coordenador de Ensino de Graduação do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Pará de Minas no período de 2012 a 2016; Coordenador de Ensino de Graduação do Curso de Ciências Contábeis da UFMT/CUR no período de 2018/2019; Membro da Câmara de Extensão do Campus Universitário de Rondonópolis/UFMT no período de 2016 a 2019; Tem experiência nas áreas de Contabilidade, Controladoria e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria; Jogos de Empresas; Finanças Corporativas; Internacionalização, Gerenciamento de Risco Corporativo; Fusões & Aquisições e Criação de Valor.

Email de contato: flavio.linhares@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/5784219404243405

Florentino Gonçalves Senise

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Administrativas de Rondonópolis – MT (1997), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Rondonópolis.

E-mail: florentino.senise@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/9929576050869656

Francisco de Salles Almeida Mafra Filho

Advogado e Consultor em Direito. Palestrante e parecerista. Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 1994) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Faz parte do Foro Íbero-Americano de Direito Administrativo. Supervisor Especial de Cursos de Direito – Secretaria de Educação Superior- SESU/Adm. Direta – do MEC. Avaliador de Cursos de Direito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais- INEP- Adm. Indireta – também do MEC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: lei, direito administrativo, decreto, emenda constitucional e constituição. Lecionou e nos Cursos de Direito, Administração, Ciência Contábeis, Engenharia Elétrica e Civil da UFMT. Também lecionou para três turmas de estudantes na Academia de Polícia Militar de Várzea Grande da PM/MT em Cursos Superiores de Polícia. É pesquisador junto à FAPEMAT onde desenvolve projetos na área de Assistência Judiciária. Participa de Comissão de Pareceristas de duas Revistas Jurídicas da UFMG, de uma na UFU, da FAPEMAT e de instituições particulares. Pertence ao Conselho Editorial do Boletim Conteúdo Jurídico (Área de Direito Administrativo).Desde 2013 está lotado Universidade Federal de Rondonópolis – UFR.

E-mail: francisco.mafra@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/5944516655243629

João Bosco Arbués Carneiro Júnior

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Mestrado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (2006), Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP – MS (2020). Coordena o MBA em Finanças e Controladoria na UFR. Atualmente é professor Adjunto IV e Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Análise Financeira Empresarial.

E-mail: facap@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/5073023761658236

Josemar Ribeiro de Oliveira

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho- UNINOVE -PPGA, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003).Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990),possui Graduação em Direito pela UNIC – Universidade de Cuiabá ( 2013), possui formação complementar em pedagogia do Ensino Superior -Esquema I ( 1991) é especialista em Teoria e Historia Econômica pela UFMT (1998),é especialista em Auditoria e Controladoria UNIC (2001), Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis . Tem experiência na área de Gestão e Controladoria, com ênfase em Auditória de Gestão e Ambiental, atuando na linhas de pesquisas: Gestão Ambiental, Controladoria, Auditoria de Gestão e Ambiental, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Empreendedorismo.

E-mail: josemar@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/5526210582152334

Luiz Antônio Silvio Pereira

Possui graduação em Bacharel de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), graduação em DIREITO pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ (2018), Mestre em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011) e doutorado em DOCTORARAD EN CONTABILIDAD – Universidad Nacional de Rosario (2007). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis – Mato Grosso.

E-mail: luiz.antonio@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/8873552132187110

Ramon Luiz Arenhardt

Doutor em Administração (2019) pelo Programa de Pós Graduação em Administração da UNINOVE/SP (Dinter UFMT). Mestre em Educação (2014) pelo PPGEdu/CUR/UFMT, na linha de pesquisa LINGUAGENS, CULTURA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Especialista em Auditoria, Controladoria e Contabilidade Gerencial pela UFMT (2006) e Especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário pela UESP/FAIESP (2007). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2004). Atualmente é professor DE do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondonópolis. Possui 20 anos de experiência em COOPERATIVISMO (1975-1994), passando por diversos setores como contabilidade, tesouraria, gerencia financeira e gerencia de unidade de negócios.

E-mail: ramon@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/3680027512026374

Rosa Beatriz de Araújo

Docente na UFR – Universidade Federal de Rondonópolis.

Coordenadora de Ensino de Graduação em CiênciasContábeis – FACAP/UFR

E-mail: rosa.beatriz@ufr.edu.br

http://lattes.cnpq.br/5387755279684956

Sofía Inés Niveiros

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e pós-doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, contabilidade, comportamento, microempresas e balanço social.

http://lattes.cnpq.br/0047857963186064

Docentes Contratados/Temporários

O Curso de Ciências Contábeis conta com  três professores substitutos