Universidade Federal de Rondonópolis

Centro de Línguas | UFR

Apresentação

O Centro de Línguas CELIG é um projeto de Extensão vinculado ao curso de Letras – Língua e Literatura de Inglesa do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis, cujo início de desenvolvimento das atividades ocorreu em 2008.

As principais justificativas para a manutenção de um projeto desta natureza apoiam-se no cumprimento do papel da universidade junto à sociedade, promovendo a socialização e a aplicação dos conhecimentos produzidos no meio acadêmico e atendendo à demanda do público por cursos na área, sem mencionar a participação e o crescimento dos discentes do próprio curso.

A proposta do projeto tem como base dois objetivos centrais. Por um lado, busca-se aumentar o acesso aos cursos de línguas para o público interno e, principalmente, para a comunidade mais carente de nossa região. Por outro, intenciona-se aliar o ensino, a pesquisa e a extensão, envolvendo os alunos de graduação e professores da rede pública no desenvolvimento da e reflexão sobre a prática de ensino de línguas no ensino básico. Espera-se, com isso, oferecer aos alunos da UFR e aos docentes uma oportunidade de reflexão, prática e construção de conhecimento, por constituir-se esta Instituição em local privilegiado para isso, ao mesmo tempo em que se beneficia a comunidade com a oferta de serviços, eventos e cursos acessíveis e/ou gratuitos de boa qualidade.

As seguintes ações são realizadas pelo Centro de Línguas CELIG:

1. ENSINO DE LÍNGUAS, voltadas para a comunidade interna e externa à UFR: cursos de línguas (inglês, francês, espanhol e português) em diferentes níveis de conhecimento e, em geral, com progressão de um nível para o outro.

2. CELIG TESTS:

2. 1 PROVA DE NIVELAMENTO – para quem quiser testar a fluência de uma língua específica.

2.2 EXAMES DE PROFICIÊNCIA para aqueles interessados que pretendem ingressar em Programas de Pós-Graduação. Estes exames serão realizados de forma presencial.

3. FORPROF – Cursos de Formação Continuada para Professores das áreas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa.

4. NucLI (Núcleo de Língua Inglesa), voltado ao ensino de Língua Inglesa para a comunidade interna da UFR.