Só mais um site UFR/Cursos

Biologia/Bacharelado | UFR

Apresentação

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, normatizado pela RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 76, DE 08 DE OUTUBRO DE 2012, foi criado pelo extinto Departamento de Biologia e com a participação do corpo docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O projeto pedagógico do curso está em consonância com as normativas do Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CES n. 1301, 06/11/2001 e Resolução CNE/CES n. 07, 11/03/2002). O corpo docente do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas possui titulação e atuação em áreas diversificadas dentro da grande área de Ciências Biológicas, e contribui com a formação de Biólogos capacitados para atender as demandas profissionais na área ambiental. 

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UFR busca excelência e comprometimento com o tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão, com a cidadania e com o crescimento da comunidade local e da região de Rondonópolis. Especificamente, busca a formação de profissionais para atender às necessidades e demandas regionais e nacionais relacionadas com o emergente crescimento econômico da região Centro-Oeste e do Estado de Mato Grosso, o qual tem gerado mudanças e impactos ambientais e socioculturais. Nesse contexto, é evidente e necessário a formação de profissionais de Ciências Biológicas capazes de atuar em diferentes áreas, tais como a ambiental e a ecológica, a de saúde, a biotecnológica,  a de pesquisa e educação e a outras relacionadas ao amplo campo de trabalho do Biólogo. Nesse sentido, o curso foi construído para garantir uma formação sólida, inter e multidisciplinar, que atenda às exigências do perfil do  profissional em Ciências Biológicas. 

O curso estabelece tratamento metodológico do ensino para a produção do conhecimento, vinculado a atividades que promovam pesquisa e extensão. Tais atividades de formação se referem tanto às atividades curriculares quanto extracurriculares, tais como: iniciação científica (IC), estágios, monitorias, atividades de extensão, intercâmbios com outras instituições de ensino superiores nacionais e internacionais e elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC). Desta forma, o(a) discente do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado é estimulado(a) a desenvolver raciocínio lógico, capacidade de observação, pensamento científico e empatia pela vida e pelos processos naturais, além do desenvolvimento de interesse por atividades científicas que possibilitem a descoberta de novos fatos ou que esclareçam fatos já descobertos. Por último, mas não menos importante, o(a) discente é estimulado(a) a desenvolver capacidade de trabalhar coletivamente, com ética e eficiência. Um ponto importante na concepção do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas é também o de estimular o(a) discente ingressante a compreender que a formação do profissional Biólogo é um processo  contínuo, que exige do(a) discente: 1) comprometimento na escolha dos componentes curriculares (disciplinas) que contribuirão na formação do perfil profissional individual do egresso; e 2) formação continuada e especializada por meio de cursos de extensão e Pós-Graduação, fundamental para sua inserção profissional.