Pesquisa

Equipe AI-BEANS da UFR é vencedora do evento Hackagro 2021

A equipe AI-BEANS da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi a vencedora da maratona de soluções inovadoras para o agronegócio - Hackagro 2021. O evento ocorreu entre os ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 26/08/2021 17:08 | Última atualização: 26/08/2021 18:08

A equipe AI-BEANS da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi a vencedora da maratona de soluções inovadoras para o agronegócio – Hackagro 2021. O evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto de forma on-line e constitui-se em uma iniciativa da SECITECI, FAPEMAT E CITS, que reuniu profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento na busca de soluções inovadoras para os desafios do agronegócio mato-grossense.

Varias equipes se inscreveram para participar do evento e a equipe vencedora foi a AI-BEANS da UFR, com uma máquina para classificação de grãos de soja utilizando redes neurais. Durante a competição, a AI-BEANS apresentou uma proposta inovadora para a classificação de grãos de soja.

O equipamento proposto faz uso de processamento de imagens e inteligência artificial visando eliminar a subjetividade existente no processo de classificação de grãos, permitindo a padronização da etapa e otimização no tempo de execução da tarefa. Com as características extraídas, uma rede neural previamente treinada para reconhecer as diferentes classes de grãos de soja presente na Instrução Normativa 11/2007 interpreta o conjunto de dados obtidos da imagem e retorna ao usuário a porcentagem de cada classe presente na amostra.

A proposta vencedora ganhou duas bolsas de estudo para atividades de inovação, gestão, desenvolvimento ou transferência de tecnologia no valor de R$ 3.000,00 e outras duas bolsas no valor de R$ 1.520,00, ambas com validade de 6 meses.

Fizeram parte da equipe os alunos de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFR com os estudantes Adriano Oliveira Silveira e Pedro Guilherme Bastos, o aluno de pós-graduação em Engenharia Agrícola João Gabriel Rodrigues e o professor do curso de  Engenharia Agrícola e ambiental, Renildo Luiz Mion, além de outros professores e alunos que pertencem ao Grupo de Estudo Smart Agriculture.