Universidade Federal de Rondonópolis

UFR – SIE

Vitrine Tecnológica

Registro de Softwares no Instituto Nacional da Propriedade Industrial:

01. Nome: GePRADA (suporte a projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas – PRADA)

Fonte: UFR

Número do Processo INPI:  BR512021001754-4

Autores: ROGER RESMINI; NORMANDES MATOS DA SILVA; JONANTHAN VALENÇA AQUINO; RONEY DALLA COSTA DA SILVA; DOMINGOS SÁVIO BARBOSA

Resumo da Inovação: Desenvolvido por professores e estudantes da UFR, o software é um aplicativo para dispositivos móveis, idealizado para auxiliar gestores ambientais responsáveis por Projetos de Recomposição de Área Degradada e Alterada (PRADA), que é uma das estratégias do Código Florestal, para a regularização ambiental de propriedades rurais. O aplicativo permite avaliar o desempenho de ações manejo executadas no PRADA. Essa avaliação ocorre por meio de ferramentas para a identificação e quantificação de impactos ambientais que atuam na área degradada.

02. Nome: AI-BEANS

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512021002571-7

Autores: ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA, ARTHUR AKIRA MAMIYA, JOÃO GABRIEL RODRIGUES, PEDRO GUILHERME BASTOS BARBOSA SILVA, RENILDO LUIZ MION.

Resumo da Inovação: O programa é composto por software de processamento de imagem e uma rede neural artificial. O sistema proposto utiliza técnicas de PDI para realizar a segmentação e extração de características morfológicas e de cor de grãos de soja que serão interpretados por uma rede neural artificial. O software estima a porcentagem de cada classe de grãos identificada na amostra e retorna a resposta da classificação para o usuário.

03. Nome: Arbitragem Ambiental

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: 512021002008-1 

Autores: RONEY DALLA COSTA DA SILVA, CAMILA LEONARDO MIOTO, TEREZA DE ASSIS FERNANDES, NORMANDES MATOS DA SILVA

Resumo da Inovação: Desenvolvido por professores e estudantes da UFR, o software é um aplicativo para dispositivos móveis, idealizado para auxiliar orientar pessoas das mais diversas áreas do conhecimento,, a respeito do que é um processo de arbitragem na esfera judicial. Seu uso é recomendável tanto no ensino médio, técnico, superior e pós-graduação.

04. Nome: VC GREEN

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512021002743-4

Autores: ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA; ARTHUR AKIRA MAMIYA; RENILDO LUIZ MION.

Resumo da Inovação: Software direcionado aos campos de aplicação (INPI): doenças e pragas vegetais, defensivo agrícola e produção agrícola, fitotecnia: cultura agrícola, lavoura, cultivo – técnica agrícola.

05. Nome: VC COTTON

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512021002744-2

Autores: ARTHUR AKIRA MAMIYA; PEDRO GUILHERME BASTOS BARBOSA SILVA; RENILDO LUIZ MION; NOME: ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA; ALEXANDRE DE FREITAS CARRASCOSA

Resumo da Inovação: Software direcionado aos campos de aplicação (INPI): produção agrícola, fitotecnia: cultura agrícola, lavoura, cultivo – técnica; sistema de informação, rede de informação, teoria da informação, fluxo de informação agrícola.

06. Nome: JUVAM Denúncias

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512022000395-3

Autores: Domingos Sávio Barbosa; Roney Dalla Costa da Silva; Normandes Matos da Silva; Milene Aparecida Pereira Beltramini.

Resumo da Inovação: O programa permite que o usuário envie denúncias de crimes ambientais de forma segura, com ou sem identificação, anexando imagem e vídeo. As informações são enviadas a uma base de dados que gera relatórios.

07. Nome: JUVAM Denúncias – Módulo do Gestor

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 51 2022 000396 1

Autores: Domingos Sávio Barbosa; Roney Dalla Costa da Silva; Normandes Matos da Silva; Milene Aparecida Pereira Beltramini.

Resumo da Inovação: O programa permite que o usuário acesse as denúncias de crimes ambientais enviadas pelo aplicativo de denúncias, de forma segura, visualisando as informações através de relatórios. As informações são gerenciadas em uma base de dados.

08. Nome: PRADA MT Digital

Free photos of Selva

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512022001160-3

Autores: Kreison Silva Reis; Normandes Matos da Silva; Camila Leonardo Mioto; Domingos Sávio Barbosa; Roger Resmini.

Resumo da Inovação: Trata-se da construção de um software que automatiza o Protocolo de Monitoramento da Recomposição da Vegetação Nativa de Mato Grosso, que é documento exigido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, para regularização de passivo ambiental (área degradada) de imóveis rurais em MT. Isso atende ao Programa de Regularização Ambiental PRA/MT, bem como à Lei de Proteção da Vegetação Nativa ou Código Florestal Brasileiro

 

Pedido de Depósito de Patente

01. Nome: EQUIPAMENTO PARA CLASSIFICAÇÃO DE GRÃOS DE SOJA COM VISÃO COMPUTACIONAL E REDE NEURAL ARTIFICIAL

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 10 2021 020248 3

Tipo: Patente de Invenção

Autores: RENILDO LUIZ MION, ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA, ARTHUR AKIRA MAMYIA, JOAO GABRIEL RODRIGUES, PEDRO GUILHERME BASTOS BARBOSA SILVA.

Resumo da Inovação: A presente patente de invenção é um equipamento com sistema de inteligência artificial utilizando técnicas de visão computacional, processamento de imagens e redes neurais artificiais para classificação de grãos de soja conforme Instrução Normativa 11/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O equipamento permite a identificação dos padrões de classificação reduzindo a subjetividade com acurácia de 97% e, com tempo total estimado para classificar as amostras de grãos de soja (125g) em menos de 60s.

02. Nome: VISÃO COMPUTACIONAL APLICADO AO BENEFICIAMENTO DO ALGODÃO PARA DETECÇÃO DE PLÁSTICOS NO DESCOMPACTADOR MÓVEL E FIXO

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 20 2021 022850 0

Tipo: Modelo de Utilidade

Autores: RENILDO LUIZ MION, ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA, ALEXANDRE DE FREITAS CARRASCOSA, PEDRO GUILHERME BASTOS BARBOSA SILVA, ARTHUR AKIRA MAMYIA.

Resumo da Inovação: A invenção se refere a metodologia que incorpora o uso de algoritmos de visão computacional, baseado em técnicas de segmentação, em conjunto a dispositivos de captura de imagens e iluminação artificial, com angulação especifica, que viabilizam a detecção, em tempo real, do plástico a partir da faixa de cor do material, na qual os dados são transmitidos a um sistema externo ao ponto de instalação dos equipamentos de captura.

03. Nome: APLICAÇÃO EM TEMPO REAL DE HERBICIDAS EM AREA TOTAL COM USO DA VISÃO COMPUTACIONAL

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 20 2021 022313 3

Tipo: Modelo de Utilidade

Autores: RENILDO LUIZ MION, ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA, ARTHUR AKIRA MAMIYIA.

Resumo da Inovação: Esse pedido de patente de modelo de utilidade se refere a um sistema para a aplicação de herbicidas em plantas de cor verde em tempo real em área pré plantio nos períodos diurnos e noturnos. Mais particularmente, a invenção se refere a detalhes de dispositivos que compreendem um sistema para identificar a cor verde da planta e controlar a pulverização de herbicida com base na visão de máquina.

04. Nome: DISPOSITIVO MULTIFUNCIONAL PARA ESTERILIZAÇÃO DE AR E SUPERFÍCIES COM UMIDIFICAÇÃO DO AR AMBIENTE

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 10 2021 024779 7

Tipo: Patente de Invenção

Autores: SILMARA BISPO DOS SANTOS, EDSON GODOY, EMANUEL MARCOS FABIAN , MILENA SOARES ALEXANDRE, CARLOS HENRIQUE BEUTER, MARCIO VENZON, RICARDO EUGENIO BAZAN, VANESSA MOTTA CHAD e MARCIA MOREIRA MEDEIROS.

Resumo da Inovação: Aparelho multifuncional para promover a circulação, esterilização e umidificação do ar ambiente que pode ser utilizado também apenas como esterilizador de superfície de cômodos e objetos, de acordo com a necessidade. Devido a integração de um sistema de umidificação, proporciona além da esterilização, o ajuste das condições de umidade relativa a níveis recomendados e saudáveis aos seres humanos.

 

Possui interesse em conhecer melhor e utilizar as soluções tecnológicas criadas na UFR? Fale conosco: inovacao@ufr.edu.br

 

Atualizado em 26/05/2022