Registro de Softwares no Instituto Nacional da Propriedade Industrial:

01. Nome: GePRADA (suporte a projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas – PRADA)

Fonte: UFR

Número do Processo INPI:  BR512021001754-4

Autores: ROGER RESMINI; NORMANDES MATOS DA SILVA; JONANTHAN VALENÇA AQUINO; RONEY DALLA COSTA DA SILVA; DOMINGOS SÁVIO BARBOSA

Resumo da Inovação: Desenvolvido por professores e estudantes da UFR, o software é um aplicativo para dispositivos móveis, idealizado para auxiliar gestores ambientais responsáveis por Projetos de Recomposição de Área Degradada e Alterada (PRADA), que é uma das estratégias do Código Florestal, para a regularização ambiental de propriedades rurais. O aplicativo permite avaliar o desempenho de ações manejo executadas no PRADA. Essa avaliação ocorre por meio de ferramentas para a identificação e quantificação de impactos ambientais que atuam na área degradada.

02. Nome: AI-BEANS

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512021002571-7

Autores: ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA, ARTHUR AKIRA MAMIYA, JOÃO GABRIEL RODRIGUES, PEDRO GUILHERME BASTOS BARBOSA SILVA, RENILDO LUIZ MION.

Resumo da Inovação: O programa é composto por software de processamento de imagem e uma rede neural artificial. O sistema proposto utiliza técnicas de PDI para realizar a segmentação e extração de características morfológicas e de cor de grãos de soja que serão interpretados por uma rede neural artificial. O software estima a porcentagem de cada classe de grãos identificada na amostra e retorna a resposta da classificação para o usuário.

03. Nome: Arbitragem Ambiental

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: 512021002008-1 

Autores: RONEY DALLA COSTA DA SILVA, CAMILA LEONARDO MIOTO, TEREZA DE ASSIS FERNANDES, NORMANDES MATOS DA SILVA

Resumo da Inovação: Desenvolvido por professores e estudantes da UFR, o software é um aplicativo para dispositivos móveis, idealizado para auxiliar orientar pessoas das mais diversas áreas do conhecimento,, a respeito do que é um processo de arbitragem na esfera judicial. Seu uso é recomendável tanto no ensino médio, técnico, superior e pós-graduação.

04. Nome: VC GREEN

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512021002743-4

Autores: ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA; ARTHUR AKIRA MAMIYA; RENILDO LUIZ MION.

Resumo da Inovação: Software direcionado aos campos de aplicação (INPI): doenças e pragas vegetais, defensivo agrícola e produção agrícola, fitotecnia: cultura agrícola, lavoura, cultivo – técnica agrícola.

05. Nome: VC COTTON

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512021002744-2

Autores: ARTHUR AKIRA MAMIYA; PEDRO GUILHERME BASTOS BARBOSA SILVA; RENILDO LUIZ MION; NOME: ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA; ALEXANDRE DE FREITAS CARRASCOSA

Resumo da Inovação: Software direcionado aos campos de aplicação (INPI): produção agrícola, fitotecnia: cultura agrícola, lavoura, cultivo – técnica; sistema de informação, rede de informação, teoria da informação, fluxo de informação agrícola.

06. Nome: JUVAM Denúncias

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512022000395-3

Autores: Domingos Sávio Barbosa; Roney Dalla Costa da Silva; Normandes Matos da Silva; Milene Aparecida Pereira Beltramini.

Resumo da Inovação: O programa permite que o usuário envie denúncias de crimes ambientais de forma segura, com ou sem identificação, anexando imagem e vídeo. As informações são enviadas a uma base de dados que gera relatórios.

07. Nome: JUVAM Denúncias – Módulo do Gestor

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 51 2022 000396 1

Autores: Domingos Sávio Barbosa; Roney Dalla Costa da Silva; Normandes Matos da Silva; Milene Aparecida Pereira Beltramini.

Resumo da Inovação: O programa permite que o usuário acesse as denúncias de crimes ambientais enviadas pelo aplicativo de denúncias, de forma segura, visualisando as informações através de relatórios. As informações são gerenciadas em uma base de dados.

08. Nome: PRADA MT Digital

Free photos of Selva

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512022001160-3

Autores: Kreison Silva Reis; Normandes Matos da Silva; Camila Leonardo Mioto; Domingos Sávio Barbosa; Roger Resmini.

Resumo da Inovação: Trata-se da construção de um software que automatiza o Protocolo de Monitoramento da Recomposição da Vegetação Nativa de Mato Grosso, que é documento exigido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, para regularização de passivo ambiental (área degradada) de imóveis rurais em MT. Isso atende ao Programa de Regularização Ambiental PRA/MT, bem como à Lei de Proteção da Vegetação Nativa ou Código Florestal Brasileiro

09. Nome: Analisador de estrutura de banco de dados para agronegócios usando dimensões de qualidade de dados Projeto Hero

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512022001508-0

Autores: Clóvis dos Santos Júnior; Carina Friedrich Dorneles

Resumo da Inovação: A pesquisa desenvolveu uma ferramenta para análise da qualidade de dados de bases de dados, cujo objetivo é fornecer uma interface para auxiliar na verificação e análise dos dados. A solução foi desenvolvida combinando recursos de dicionário de dados e dos dados armazenados possibilitando a investigação e análise de aspectos relevantes para análise baseada em critérios de dimensões de qualidade de dados. Com isso, é possível fornecer resultados qualitativos referentes à estrutura na qual os dados estão armazenados indicando características inadequadas como integridade, objetividade e validade entre outras dimensões, contribuindo com possibilidades de enriquecimento de dados.

10. Nome: VIVER: plataforma gameficada para promoção do bem estar e do envelhecimento ativo

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512023001029-4

Autores: Anderson Feitosa de Oliveira; Roger Resmini; Renata Esteves Gonçalves; Luciane Almeida Casarin; Bruna Eduarda Moura Galvão Rodrigues; Caroline Karem De Resende Oliveira; Fabiana Martins dos Santos; Jaderson Luiz de Jesus Souza; Maria Eduarda Anjos de Oliveira; Maria Edielly da Silva Rodrigues

Resumo da Inovação: Aplicativo móvel que coleta dados do dia a dia do idoso e com esses dados busca apresentar sugestões de alimentação saudável. O aplicativo também disponibiliza vídeos curados e ligados (link) ao YouTube com base nas indicações de interesse dos idosos como culinária, jardinagem, artesanato, etc. O aplicativo ainda disponibiliza um programa de áudio em podcast sobre o envelhecimento ativo e saudável. Por fim, o aplicativo promove a competição saudável entre os usuários com um sistema de pontuação tornando a estratégia de envelhecimento ativo e saudável gameficada.

11. Nome: ADEAMA – Aplicação de defensivos em amaranthus

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR512023001114-2

Autores: Renildo Luiz Mion; Felipe Hipolito Galdino Alves

Resumo da Inovação: O programa classifica e detecta a planta daninha amaranthus no meio de culturas comerciais como o algodão e soja. Após a detecção da presença da planta daninha no meio da cultura o programa envia sinais eletronicos para um sistema embarcado para que sejapalicado o defensivo somente na planta detectada.

12. Nome:  APIAPD- Aplicação de defensivos com uso da inteligência artificial em plantas daninhas

Fonte: CANVA (licença premium).

Número do Processo INPI: BR 51 2023 001676 4

Autores: Renildo Luiz Mion; Felipe Hipolito Galdino Alves

Resumo da Inovação: O programa classifica e detecta a planta daninha de cor verde com o uso da inteligência artificial em área total pré-plantio. Após a detecção da presença de planta daninha no meio da área, o programa envia sinais eletrônicos para um sistema embarcado para que seja aplicado o defensivo somente na planta detectada.

13. Nome: Farm-Ware – Sistema para coleta de dados socioeconômicos em comunidades rurais

Fonte: CANVA (licença premium).

Número do Processo INPI: BR 512023003126-7

Autores: Clóvis dos Santos Júnior; Eberson Omar Weschter.

Resumo da Inovação: Sistema para realizar a coleta de dados em propriedades rurais com o propósito de mapear as atividades desenvolvidas por comunidades agrícolas resultando em informações socioeconômicas para a tomada de decisões em ações comunitárias de desenvolvimento na zona rural.

14. Nome: Emotion-Libras

Fonte: CANVA (licença premium).

Número do Processo INPI: BR 512024000246-4

Autores: Soraia Silva Prietch; Alexandre Demelas Thebaldi; Polianna dos Santos Paim; Waine Teixeira Júnior.

Resumo da Inovação: É um instrumento a ser usado por pesquisadores interessados em realizar investigações com pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva (S/DA) usuárias da Língua de Sinais Brasileira (Libras).

15. Nome: CMsmart 1.0

Fonte: CANVA (licença premium).

Número do Processo INPI: BR512024000512-9

Autores: Higor Eduardo Batista; Silmara Bispo dos Santos; Emanuel Marcos Fabian; Milene Moreno Ferro Hein.

Resumo da Inovação: O CMsmart 1.0 é um programa destinado ao controle do processo de desinfecção ou esterilização e ao monitoramento dos parâmetros que afetam tal processo e a qualidade do ar ambiente. Este software permite que o usuário ao adquirir um dispositivo tecnológico desenvolvido e programado para se comunicar com ele, possa utilizar suas diferentes funcionalidades.


Pedido de Depósito de Patente

01. Nome: EQUIPAMENTO PARA CLASSIFICAÇÃO DE GRÃOS DE SOJA COM VISÃO COMPUTACIONAL E REDE NEURAL ARTIFICIAL

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 10 2021 020248 3

Data de Publicação: 18/04/2023 (documento INPI)

Fase Atual: Solicitação do Exame de Patente

Tipo: Patente de Invenção

Autores: RENILDO LUIZ MION, ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA, ARTHUR AKIRA MAMYIA, JOAO GABRIEL RODRIGUES, PEDRO GUILHERME BASTOS BARBOSA SILVA.

Resumo da Inovação: A presente patente de invenção é um equipamento com sistema de inteligência artificial utilizando técnicas de visão computacional, processamento de imagens e redes neurais artificiais para classificação de grãos de soja conforme Instrução Normativa 11/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O equipamento permite a identificação dos padrões de classificação reduzindo a subjetividade com acurácia de 97% e, com tempo total estimado para classificar as amostras de grãos de soja (125g) em menos de 60s.

02. Nome: VISÃO COMPUTACIONAL APLICADO AO BENEFICIAMENTO DO ALGODÃO PARA DETECÇÃO DE PLÁSTICOS NO DESCOMPACTADOR MÓVEL E FIXO

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 20 2021 022850 0

Data de Publicação: 30/05/2023 (documento INPI)

Fase Atual: Solicitação do Exame de Patente

Tipo: Modelo de Utilidade

Autores: RENILDO LUIZ MION, ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA, ALEXANDRE DE FREITAS CARRASCOSA, PEDRO GUILHERME BASTOS BARBOSA SILVA, ARTHUR AKIRA MAMYIA.

Resumo da Inovação: A invenção se refere a metodologia que incorpora o uso de algoritmos de visão computacional, baseado em técnicas de segmentação, em conjunto a dispositivos de captura de imagens e iluminação artificial, com angulação especifica, que viabilizam a detecção, em tempo real, do plástico a partir da faixa de cor do material, na qual os dados são transmitidos a um sistema externo ao ponto de instalação dos equipamentos de captura.

03. Nome: APLICAÇÃO EM TEMPO REAL DE HERBICIDAS EM AREA TOTAL COM USO DA VISÃO COMPUTACIONAL

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 20 2021 022313 3

Data de Publicação: 23/05/2023 (documento INPI)

Fase Atual: Solicitação do Exame de Patente

Tipo: Modelo de Utilidade

Autores: RENILDO LUIZ MION, ADRIANO DE OLIVEIRA SILVEIRA, ARTHUR AKIRA MAMIYIA.

Resumo da Inovação: Esse pedido de patente de modelo de utilidade se refere a um sistema para a aplicação de herbicidas em plantas de cor verde em tempo real em área pré plantio nos períodos diurnos e noturnos. Mais particularmente, a invenção se refere a detalhes de dispositivos que compreendem um sistema para identificar a cor verde da planta e controlar a pulverização de herbicida com base na visão de máquina.

04. Nome: DISPOSITIVO MULTIFUNCIONAL PARA ESTERILIZAÇÃO DE AR E SUPERFÍCIES COM UMIDIFICAÇÃO DO AR AMBIENTE

Fonte: pixabay.com

Número do Processo INPI: BR 10 2021 024779 7

Data de Publicação: 13/06/2023 (documento INPI)

Fase Atual: Solicitação do Exame de Patente

Tipo: Patente de Invenção

Autores: SILMARA BISPO DOS SANTOS, EDSON GODOY, EMANUEL MARCOS FABIAN , MILENA SOARES ALEXANDRE, CARLOS HENRIQUE BEUTER, MARCIO VENZON, RICARDO EUGENIO BAZAN, VANESSA MOTTA CHAD e MARCIA MOREIRA MEDEIROS.

Resumo da Inovação: Aparelho multifuncional para promover a circulação, esterilização e umidificação do ar ambiente que pode ser utilizado também apenas como esterilizador de superfície de cômodos e objetos, de acordo com a necessidade. Devido a integração de um sistema de umidificação, proporciona além da esterilização, o ajuste das condições de umidade relativa a níveis recomendados e saudáveis aos seres humanos.


Possui interesse em conhecer melhor e utilizar as soluções tecnológicas criadas na UFR? Fale conosco: dpi.sie@ufr.edu.br

Atualizado em: 09 de fevereiro de 2024.