Universidade Federal de Rondonópolis

UFR – SIE

Propriedade Intelectual

Aqui temos:

1 – Coordenadoria de Propriedade Intelectual
Será responsável pela gestão das atividades que envolvem os registros de propriedade intelectual, zelando pela conformidade das ações de acordo com princípios jurídicos e éticos, abrangendo a manutenção de títulos de propriedade intelectual e os instrumentos jurídicos que venham a ser firmados. Deverá ainda viabilizar e promover a cooperação institucional entre a UFR, Empresas, Governo e Sociedade, viabilizando o intercâmbio na transferência de tecnologias entre os setores público e privado.

1.1 – Gerência de Transferência de Tecnologia
Essa unidade está relacionada à interação da universidade com outras instituições públicas e privadas, realizando acordos técnicos e monitorando o cumprimento desses acordos, prestando contas dos benefícios institucionais auferidos. Também será responsável por criar e manter uma vitrine tecnológica da UFR, criando mecanismos eficientes de divulgação das ações institucionais, para que ocorra adequada visibilidade disso, inclusive para o público leigo. Ficará ainda responsável pela gestão dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e demais acordos técnicos a serem celebrados, entre a universidade e outras instituições públicas e privadas, visando atividades conjuntas de pesquisas de caráter tecnológico, em termos de produtos, serviços ou processos inovadores.

1.2- Gerência de Proteção Intelectual
Será responsável pelos trâmites de processos de patente, marcas, registros de software, topografia de circuitos integrados, cultivares, desenhos industriais e correlatos, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Irá elaborar relatórios técnicos gerenciais de prestação de contas e capacitar servidores nas rotinas
que envolvem a propriedade intelectual no INPI.

Abaixo temos:

CHECKLIST PARA DEPÓSITO DE PATENTE

EXEMPLO DE PEDIDO DE PATENTE – INPI