A Diretoria de Propriedade Intelectual (DPI) é responsável pela gestão das atividades que envolvem os registros de propriedade intelectual, zelando pela conformidade das ações de acordo com princípios jurídicos e éticos, abrangendo a manutenção de títulos de propriedade intelectual e os instrumentos jurídicos que venham a ser firmados. Deverá ainda viabilizar e promover a cooperação institucional entre a UFR, Empresas, Governo e Sociedade, viabilizando o intercâmbio na transferência de tecnologias entre os setores público e privado. 

Diretora: Profa. Dra. Camila Leonardo Mioto.

Fazem parte da DPI a Gerência de Transferência de Tecnologia (GTT) e a Gerência de Proteção Intelectual (GPI).

Gerência de Transferência de Tecnologia
Essa unidade está relacionada à interação da universidade com outras instituições públicas e privadas, realizando acordos técnicos e monitorando o cumprimento desses acordos, prestando contas dos benefícios institucionais auferidos. Ficará ainda responsável pela gestão dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e demais acordos técnicos a serem celebrados, entre a universidade e outras instituições públicas e privadas, visando atividades conjuntas de pesquisas de caráter tecnológico, em termos de produtos, serviços ou processos inovadores. É  sua função criar e manter uma vitrine tecnológica da UFR, criando mecanismos eficientes de divulgação das ações institucionais, para que ocorra adequada visibilidade disso, inclusive para o público leigo.

Gerente de Transferência de Tecnologia: Prof. Dr. Arthur Akira Mamiya.

Gerência de Proteção Intelectual
É responsável pelos trâmites de processos de patente, marcas, registros de software, topografia de circuitos integrados, cultivares, desenhos industriais e correlatos, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Irá elaborar relatórios técnicos gerenciais de prestação de contas e capacitar servidores nas rotinas que envolvem a propriedade intelectual no INPI.

Gerente de Proteção Intelectual: Profa. Dra. Denise Rocha Ayres.

Contatos da DPI

  • Telefone: 66 3410 – 4191
  • Email: dpi.sie@ufr.edu.br

Atualizado em 12/09/2023.