UFR recepciona pós-graduandos de Moçambique

Por Celso Moisés do Nascimento Publicado em: 18/03/2024 15:03 | Última atualização: 18/03/2024 16:03

Na data de hoje (15) foi realizada a recepção oficial dos três alunos de pós-graduação vindos de Moçambique. Participando do evento estavam a reitora Profa. Dr. Analy Polizel Castilho Polizel de Souza; o vice-reitor, Prof. Dr. Renato Wasques; as equipes das Pró-reitorias de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis, e de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, bem como as equipe da Secretaria de Relações Internacionais, e representantes dos programas de pós-graduação em que os estudantes desenvolverão suas atividades de pesquisa.

A vinda dos estudantes é decorrente das ações integradas do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que oferecem vagas para estudantes de diversas nacionalidades.

Durante o evento, foi possível destacar o trabalho multidisciplinar e da gestão da UFR para viabilização da permanência dos estudantes no Brasil, que contam com ajudas de custo para alimentação, moradia e uma bolsa da CAPES para cada estudante, implementada pela Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa.

O mestrando em Educação, Cayndo Lopes Abdul Cadir desenvolverá sua pesquisa com o Prof. Dr. Antônio Henrique Coutelo de Moraes, cuja linha de pesquisa é em “Linguagem, Educação, e Cultura”. O pós-graduando em Biociências e Saúde, Florentino Mauro Alberto Afonso será orientado pelo Prof. Dr. Bruno Moreira Carneiro, cuja linha de pesquisa é em doenças emergentes, infecciosas e negligenciadas. A terceira bolsista, Belmira Armando Sitoe, fará seu mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental, com os orientadores Prof. Dr. José Adolfo Iriam Sturza e Prof. Dr. Aires José Pereira,

Durante suas falas, os moçambicanos expressaram suas satisfações com o acolhimento e com o suporte ofertado pela Universidade Federal de Rondonópolis, bem como os brasileiros que sempre se mostraram solícitos a ajudar nas demandas e dificuldades que encontraram em nosso país.

Segundo o Secretario das Relações Internacionais, Prof. Dr. Jofran Luiz de Oliveira, a oportunidade de receber novos estudantes de outro país não só engrandecem os estudantes como também posiciona a UFR como uma universidade que se destaca cada vez mais no cenário internacional.

Os projetos desenvolvidos pelos estudantes terão prazo de execução de 24 meses e foram totalmente alinhados com as necessidades e prospecções de conhecimentos que poderão ser aplicados em suas regiões de origens, quando voltarem para Moçambique.