Palestra sobre a carreira diplomática na UFR

Por Celso Moisés do Nascimento Publicado em: 29/05/2023 15:05 | Última atualização: 30/10/2023 15:10

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoveram uma campanha de divulgação da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com palestras proferidas pela Diplomata Fernanda Brandão de Souza.

Em Rondonópolis, a Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) organizou duas palestras de mesmo teor, mas com públicos diferentes. Dia 26/05/2023, no período matutino, a UFR recebeu no auditório do bloco A da UFR, alunos e professores das Escolas:  Escola Estadual Daniel Martins Moura; Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva; Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes; Escola Estadual CBM Dom Pedro II André Antônio Maggi; Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Verissimo da Silva, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e da Diretoria Regional de Educação, Coordenadoria de Gestão Pedagógica, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), a quem ficamos muito gratos pela cooperação.  No período vespertino foi a vez da UFR da UNEMAT e do IFMT.

Esse projeto visa a promover a diversidade regional, racial, e de gênero nos quadros do serviço exterior brasileiro, com foco em unidades da federação com baixa representatividade dentro do Ministério, como é o caso do nosso estado de Mato Grosso. Por meio de sua Academia Diplomática, denominada Instituto Rio Branco (IRBr), o MRE realizou palestras e reuniões com instituições de ensino dos diversos estados do Brasil, com o objetivo de apresentar a diplomacia como opção de carreira profissional para estudantes e de despertar a curiosidade de brasileiras e de brasileiros que tenham interesse por áreas internacionais. Nesses eventos, jovens diplomatas apresentaram questões e esclareceram dúvidas sobre a forma de ingresso na carreira diplomática, a formação no IRBr, o programa de ação afirmativa do MRE, e o trabalho do diplomata em si, com base nas experiências pessoais dos palestrantes.