UFR participa do International Virtual Conference 2023

Por Celso Moisés do Nascimento Publicado em: 14/11/2023 09:11 | Última atualização: 14/11/2023 10:11

O IVEC (International Virtual Exchange Conference) é uma grande conferência internacional que ocorre todo ano. Ele é o maior e mais importante evento de mobilidade virtual existente, proporcionando um grande fórum para que professores, gestores, designers instrucionais e demais profissionais da área da educação, de instituições de todo o mundo, se atualizem sobre o que há de mais recente em termos de tecnologia, educação internacional e novas pedagogias, bem como debatam sobre projetos de mobilidade acadêmica online, trocando ideias, compartilhando experiências e firmando parcerias.

Em linhas gerais, uma mobilidade virtual (também conhecida como Telecolaboração ou COIL – Collaborative Online International Learning (Aprendizagem Internacional Online Colaborativa)) proporciona a estudantes dos mais variados níveis de ensino oportunidades de aprendizagem intercultural e transnacional por meio de atividades de trocas virtuais entre duas instituições estrangeiras. Por isso, é muito importante que a UFR esteja a par desses projetos e possa estabelecer parcerias e projetos com outras IES ao redor do mundo.

Em 2023, o IVEC aconteceu em São Paulo, de 30 de outubro a 02 de novembro. O evento contou com 496 participantes, de 41 países diferentes, e foi um momento ímpar para que a UFR pudesse conhecer projetos de mobilidade virtual e se inserir nesse meio. A UFR esteve presente no evento, representada pelo professor Eduardo Espíndola, Gerente de Mobilidade Acadêmica da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) e Professor do curso de Letras – Inglês da universidade. Segundo ele, “houve muita troca, muita conversa e aproximações com diversas pessoas e instituições, resultando em um saldo muito positivo para nossa universidade no mundo da mobilidade virtual. Em breve a UFR trará muitas novidades nesse quesito para seus estudantes”.