Encontro Faubai Centro-Oeste 2022

Por Celso Moisés do Nascimento Publicado em: 19/08/2022 17:08 | Última atualização: 01/08/2023 16:08

A Secretaria de Relações Internacionais da UFR (SECRI) esteve presente no Encontro Regional Centro-Oeste da Faubai (Associação Brasileira de Educação Internacional) 2022, dias 18 e 19 de agosto, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) em Belo Horizonte,  na pessoa do Gerente de Apoio Administrativo, da SECRI, Celso Moisés do Nascimento. O primeiro encontro presencial, depois da pandemia,  reuniu representantes de universidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e Minas Gerais para debater o futuro da internacionalização da educação superior e compartilhar experiências de Internacionalização em Casa em diferentes estágios de maturidade, relacionados diretamente a ações previstas no Plano Institucional de Internacionalização (PII) da UFR 2021-2025 (PDI, Resolução CONSUNI nº 40/2021). A Internacionalização em Casa (Internationalization at Home – IaH) é definida como “a integração proposital das dimensões internacional e intercultural no currículo formal e informal para todos os estudantes em ambientes de aprendizagem domésticos” (BEELEN; JONES, 2015). Nessa perspectiva, o foco da internacionalização está nos resultados e não, necessariamente, dependem da mobilidade geográfica. Inclui a oferta de disciplinas em língua estrangeira, mobilidade internacional virtual, oferta conjunta de disciplinas em parceria internacional mediada por TICs, palestras internacionais, internacionalização do currículo, dentre outras, cujo objetivo é desenvolver competências internacionais e interculturais em todos os estudantes. A FAUBAI  foi criada em 1988 e reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras.