Idiomas sem Fronteiras

Por Celso Moisés do Nascimento Publicado em: 10/05/2022 18:05 | Última atualização: 17/05/2023 11:05

Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal. O Programa tornou-se uma importante iniciativa para auxiliar no processo de internacionalização e para contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras, além de promover residência docente para os futuros profissionais do ensino de línguas estrangeiras. Em 12 de novembro de 2019, o ISF foi transferido do MEC para a ANDIFES, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, conforme Resolução do Conselho Pleno da Andifes nº 01/2019.

A Rede Andifes-IsF tem como objetivo, junto às IFES vinculadas à Andifes que aderirem à Rede, por meio de chamada específica ou carta convite, propiciar: A formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização. O desenvolvimento de proficiência linguística de:

  • Estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das IFES credenciadas;
  • Professores de idiomas da rede pública de Educação Básica;
  • Estrangeiros (em língua portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país;
  • O trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior Brasileiro;
  • A Rede Andifes-IsF atuará em consonância com as políticas de internacionalização das IFES credenciadas e com as políticas governamentais que as IFES se vincularem.

A Rede Andifes-IsF permite que especialistas de qualquer instituição de ensino superior, nacional ou internacional, se credenciem por intermédio de chamadas específicas para atuarem colaborativamente para o aumento do nível de proficiência em língua estrangeira nas IFES credenciadas, com propostas de atuação no tripé ensino-pesquisa-extensão.