GCUB

Por Celso Moisés do Nascimento Publicado em: 07/06/2021 10:06 | Última atualização: 10/04/2023 09:04

PARCERIA UFR + GCUB

Em 06 de dezembro de 2022, a UFR fez adesão ao GCUB,  Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília, Distrito Federal, com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras. No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP). Para o GCUB, a internacionalização universitária tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais. A expansão das ações do GCUB e os frutos colhidos desde sua criação expressam a importante missão do Grupo e de seus parceiros na promoção de uma Educação Superior de qualidade e universal.

 

PROVAS DE PROFICIÊNCIA

O GCUB oferece, aos servidores e discentes da UFR, duas oportunidades de fazerem provas de proficiência, com benefícios, de Inglês e Espanhol, conforme orientação abaixo:

INGLÊS, TOEFL iBT.

A prova TOEFL iBT avalia sua habilidade de comunicação em inglês por meio de quatro seções: Reading (leitura), Listening (compreensão auditiva), Speaking (produção oral) e Writing (produção escrita). Servidores e discentes da UFR tem um desconto de 15%. A SECRI encaminhará as datas das provas por mala direta. Essa parceria funciona assim:

  • O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: USD 187 dólares americanos.
  • O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. Dados para a transferência bancária: Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional; CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX); Banco do Brasil; Agência: 2727-8; Conta Corrente: 32576-7. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.
  • Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: USD 187 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: Link
  • Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.
  • Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para agendar o Exame TOEFL iBT.
  • Esse voucher de desconto é oferecido não apenas para servidores e discentes, mas também para ex-alunos que tenham concluído seus estudos em até um ano.
  • As provas pode ser realizadas em qualquer unidade de modo presencial ou TOEFL iBT home, que é a versão online do teste.

ESPANHOL, INSTITUTO CERVANTES

Benefícios:

  • Prova de nivelamento gratuita.
  • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
  • 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília).
  • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).

Orientações para obtenção dos benefícios:

  • Os(as) interessados(as) devem entrar em contato com o Setor de Relações Internacionais da UFR, associada ao GCUB, e solicitar a inclusão de seus dados pelo secri@ufr.edu.br

Número de inscrições por universidade:

  • Não há limite para o número de inscrições por universidade.

Prazo para preenchimento da planilha:

O GCUB enviará a planilha para o Instituto Cervantes no primeiro dia útil de cada mês. Após essa data, aqueles que possuírem seus dados devidamente preenchidos na tabela de interesse estarão aptos a realizar a sua inscrição com desconto no curso ou exame desejado diretamente no Instituto Cervantes.

Requisitos para obtenção dos benefícios:

  • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.

Caso esclarecimentos adicionais sejam necessários, solicitamos a gentileza de enviar e-mail para eventos@gcub.org.br.