Plano de Ação PROPLAD 2024-2027

O plano de gestão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) para o período de 2024 a 2027 é fundamentado nos princípios da chapa “Unidos pela UFR – Diálogo, Excelência e Transformação”, com foco na promoção de uma gestão participativa e democrática. O processo de construção envolveu duas etapas principais: a definição de eixos estratégicos essenciais para o desenvolvimento institucional e, posteriormente, a consolidação do projeto a partir das contribuições da comunidade universitária, por meio de uma plataforma de consulta.

A estruturação das ações foi pensada para atender às demandas da Universidade, refletindo os eixos estratégicos do projeto de gestão e garantindo a eficiência na administração dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos. As iniciativas serão desenvolvidas em quatro horizontes temporais (curtíssimo, curto, médio e longo prazo), com foco na melhoria contínua dos processos e na otimização da infraestrutura da instituição.

Para acesso ao plano completo, clique aqui.

Objetivos e Ações da PROPLAD 2024-2027

A PROPLAD tem como compromisso implementar ações que visam otimizar a gestão administrativa e financeira da Universidade, alinhando-se aos eixos estratégicos do projeto de gestão. As ações previstas para os próximos anos são estruturadas para promover maior eficiência, transparência e conformidade com a legislação vigente, em consonância com as necessidades de crescimento e transformação da UFR.

PRAZO PROPOSTA TÍTULO DA AÇÃO
Curtíssimo Prazo 01 Avaliação diagnóstica
03 Atualizar a estrutura organizacional da UFR
11 Mapeamento, Adequação e Otimização da Instrução dos Processos de Licitação, Aquisição, Pagamento e Sanções para Empresas em Consonância com a Legislação Vigente
17 Melhorar a Gestão de Compras, Licitações e Administração de Contratos.
18 Produção e Disseminação de Manuais e Normativos Procedimentais nas Áreas Orçamentária, Contábil, Contratuais e dos Processos Licitatórios e Convênios.
19 Gerenciamento Integrado de Dados para Autorização, Reconhecimento, Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduaçã o, Credenciamento, Recredenciamento, ENADE e CENSO em Conformidade com a Legislação Vigente e Prazos Estabelecidos.
Curto Prazo 04 Desdobramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em planos de ação anuais integrados aos Indicadores-Chave da Instituição, Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).
09 Manter a discussão democrática do planejamento orçamentário da Universidade.
13 Gestão de Convênios, Termos de Cooperação e Contratos com Terceiros: Coordenação Eficaz de Parcerias Externas e Gestão Orçamentária-Financeira.
14 Execução e Avaliação das Ações Relacionadas à Elaboração da Proposta Orçamentária e Distribuição dos Recursos de Custeio às Unidades Acadêmicas e Administrativas
15 Definição da Estratégia, Planejamento e Aquisições Alinhadas ao Planejamento Estratégico do Órgão, com Base na Previsão de Consumo e Utilização Provável.
16 Gestão Consciente dos Recursos Disponíveis e Mitigação de Riscos por Meio de Estratégias Otimizadas.
Médio Prazo 05 Desenvolvimento de um sistema para monitorar e otimizar a utilização de recursos da universidade.
06 Identificação e automação de processos administrativos para reduzir a burocracia e melhorar a eficiência.
07 Implementação de um sistema de monitoramento de indicadores-chave e geração de relatórios regulares para a tomada de decisão.
08 Implementar programas de rotinas administrativas, com vistas a otimização de procedimentos para aumentar a eficiência institucional.
10 Produção e disseminação das melhores práticas globais de transparência institucional, orçamentária, contábil, contratuais e dos processos licitatórios e convênios.
12 Coordenação, Supervisão, Controle e Acompanhamento da Gestão Documental no Âmbito Institucional.

Para mais detalhes das ações, clique aqui.

Avaliação e Monitoramento

A avaliação e monitoramento dessas ações ocorrerão semestralmente, com base em relatórios de gestão e indicadores de performance. Além disso, elas estarão sempre alinhadas com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFR, assegurando que os objetivos e metas da Universidade sejam atingidos de forma eficaz. A execução dependerá da disponibilidade orçamentária, e a avaliação contínua permitirá ajustes para otimizar os resultados.

Para acesso ao relatório completo de 2024, clique aqui.