Plano de Ação PROPLAD 2024-2027
O plano de gestão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) para o período de 2024 a 2027 é fundamentado nos princípios da chapa “Unidos pela UFR – Diálogo, Excelência e Transformação”, com foco na promoção de uma gestão participativa e democrática. O processo de construção envolveu duas etapas principais: a definição de eixos estratégicos essenciais para o desenvolvimento institucional e, posteriormente, a consolidação do projeto a partir das contribuições da comunidade universitária, por meio de uma plataforma de consulta.
A estruturação das ações foi pensada para atender às demandas da Universidade, refletindo os eixos estratégicos do projeto de gestão e garantindo a eficiência na administração dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos. As iniciativas serão desenvolvidas em quatro horizontes temporais (curtíssimo, curto, médio e longo prazo), com foco na melhoria contínua dos processos e na otimização da infraestrutura da instituição.
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Objetivos e Ações da PROPLAD 2024-2027
A PROPLAD tem como compromisso implementar ações que visam otimizar a gestão administrativa e financeira da Universidade, alinhando-se aos eixos estratégicos do projeto de gestão. As ações previstas para os próximos anos são estruturadas para promover maior eficiência, transparência e conformidade com a legislação vigente, em consonância com as necessidades de crescimento e transformação da UFR.
PRAZO | PROPOSTA | TÍTULO DA AÇÃO |
Curtíssimo Prazo | 01 | Avaliação diagnóstica |
03 | Atualizar a estrutura organizacional da UFR | |
11 | Mapeamento, Adequação e Otimização da Instrução dos Processos de Licitação, Aquisição, Pagamento e Sanções para Empresas em Consonância com a Legislação Vigente | |
17 | Melhorar a Gestão de Compras, Licitações e Administração de Contratos. | |
18 | Produção e Disseminação de Manuais e Normativos Procedimentais nas Áreas Orçamentária, Contábil, Contratuais e dos Processos Licitatórios e Convênios. | |
19 | Gerenciamento Integrado de Dados para Autorização, Reconhecimento, Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduaçã o, Credenciamento, Recredenciamento, ENADE e CENSO em Conformidade com a Legislação Vigente e Prazos Estabelecidos. | |
Curto Prazo | 04 | Desdobramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em planos de ação anuais integrados aos Indicadores-Chave da Instituição, Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). |
09 | Manter a discussão democrática do planejamento orçamentário da Universidade. | |
13 | Gestão de Convênios, Termos de Cooperação e Contratos com Terceiros: Coordenação Eficaz de Parcerias Externas e Gestão Orçamentária-Financeira. | |
14 | Execução e Avaliação das Ações Relacionadas à Elaboração da Proposta Orçamentária e Distribuição dos Recursos de Custeio às Unidades Acadêmicas e Administrativas | |
15 | Definição da Estratégia, Planejamento e Aquisições Alinhadas ao Planejamento Estratégico do Órgão, com Base na Previsão de Consumo e Utilização Provável. | |
16 | Gestão Consciente dos Recursos Disponíveis e Mitigação de Riscos por Meio de Estratégias Otimizadas. | |
Médio Prazo | 05 | Desenvolvimento de um sistema para monitorar e otimizar a utilização de recursos da universidade. |
06 | Identificação e automação de processos administrativos para reduzir a burocracia e melhorar a eficiência. | |
07 | Implementação de um sistema de monitoramento de indicadores-chave e geração de relatórios regulares para a tomada de decisão. | |
08 | Implementar programas de rotinas administrativas, com vistas a otimização de procedimentos para aumentar a eficiência institucional. | |
10 | Produção e disseminação das melhores práticas globais de transparência institucional, orçamentária, contábil, contratuais e dos processos licitatórios e convênios. | |
12 | Coordenação, Supervisão, Controle e Acompanhamento da Gestão Documental no Âmbito Institucional. |
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Avaliação e Monitoramento
A avaliação e monitoramento dessas ações ocorrerão semestralmente, com base em relatórios de gestão e indicadores de performance. Além disso, elas estarão sempre alinhadas com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFR, assegurando que os objetivos e metas da Universidade sejam atingidos de forma eficaz. A execução dependerá da disponibilidade orçamentária, e a avaliação contínua permitirá ajustes para otimizar os resultados.
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