A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) assessora estrategicamente a Reitoria, sendo responsável pelo planejamento, execução e avaliação orçamentária, além da distribuição de recursos para as unidades acadêmicas e administrativas. Coordena atividades essenciais como licitações, compras, gestão de contratos e processos eletrônicos, garantindo a logística pública.
A PROPLAD apoia gestores e agentes públicos, fornecendo informações decisivas para tomadas de decisão e acompanhando o desempenho institucional por meio de indicadores e projetos. Também organiza dados acadêmicos e administrativos, promovendo transparência para a comunidade interna e externa.
Além de gerir o orçamento, a PROPLAD supervisiona convênios externos e representa a UFR em questões financeiras e administrativas, incluindo licitações e contratos. Suas responsabilidades abrangem a assinatura de documentos contábeis e patrimoniais, elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, proposta orçamentária anual e a gestão de contratos e eventos.
A Pró-Reitoria também cuida das finanças, autorizando pagamentos de bolsas e apresentando relatórios anuais de gestão. Outras atribuições incluem capacitação de equipes, otimização de procedimentos institucionais e coordenação do planejamento anual de compras. Ela ainda representa a UFR em processos de reconhecimento e renovação de cursos.
Apresenta-se a missão, visão e valores da PROPLAD que são os pilares fundamentais na atuação estratégica, garantindo que todas as decisões estejam em sintonia com o propósito institucional da UFR: