UFR implanta Programa Institucional de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PROPGP

Por Angel dos Santos Fachinelli Ferrarini Publicado em: 04/03/2022 08:03 | Última atualização: 04/03/2022 08:03
blue bird

O Programa Institucional de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PICIDTI) foi implantado em abril de 2020 pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPPIT). Ressalta-se que, até a data de 18 de março de 2021, o nome da Pró-Reitoria incluía a Secretaria de Inovação e Tecnologia. No entanto, com a Resolução Consuni nº25, de 04 de março de 2021, houve alteração na estrutura organizacional mínima para o funcionamento da Universidade Federal de Rondonópolis, em que a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo se tornou órgão suplementar e desmembrou-se da Pró-Reitoria até então vinculada. A partir dessa resolução, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPPIT) passou a ser denominada de Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGP).

O programa foi implantado com a finalidade despertar a vocação científica e tecnológica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação da UFR (PIBIC e PIBITI) e estudantes do ensino médio (PIBIC-EM) da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por professores vinculados a universidade. Isso estimula a articulação entre a graduação e a pós-graduação, viabilizando a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, que permitem a iniciação do aluno no campo da pesquisa, da ciência e da tecnologia.

A PROPGP possui comitês e comissões internas e externas estruturados, nas diferentes áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq (Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes), especificamente para avaliação dos planos de trabalhos dos bolsistas e voluntários de iniciação científica e tecnológica, incluindo os relatórios de pesquisa  e os eventos científicos. Os comitês e comissões são:

1) Comitê Assessor da  Pró-reitoria de Ensino de  Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP): composto pelo Pró-reitor (a) e professores das diferentes áreas de conhecimento do CNPq;

2) Comitê externo do Programa de Iniciação Científica: composto por professores doutores, na maioria bolsistas em produtividade em pesquisa das diferentes áreas de conhecimento do CNPq, envolvendo nove instituições de ensino superior: USP, UFRPE, UFC, IFMT, UFMT, UEL, UFGD, UFU e UNESP;

3) Comissão Interna de Avaliação de Iniciação Científica (PIBIC); e

4) Comissão Interna de Avaliação Iniciação Tecnológica  (PIBITI).

O PICIDTI conta o suporte financeiro da UFR, que concede bolsas fomentadas com recursos da própria Universidade, e custeadas também com o suporte financeiro do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso- FAPEMAT.

Publicada em 02/06/2020.

Atualizada em 04 de março de 2022.