UFR aprova projeto com valor de R$ 2.000.819,93 na Chamada FINEP sobre Cadeias Socioprodutivas da Agricultura Familiar e Sistemas Agroalimentares

Por Carlos Beuter Publicado em: 13/12/2024 10:12 | Última atualização: 13/12/2024 10:12

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP) e da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE), tem a honra de compartilhar a notícia da aprovação de um projeto pioneiro em Mato Grosso, no Edital MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal/CT-Agro – 01/2024. O edital teve como objetivo selecionar projetos com foco no desenvolvimento e fortalecimento das cadeias socioprodutivas da bioeconomia e da agricultura familiar agroecológica.

O projeto, Incubadora Móvel de Impacto Social: Fortalecendo a Agricultura Familiar Sustentável, Cadeias Socioprodutivas e Agroecológicas, foi selecionado pela PROPGP em CHAMADA INTERNA N.º11/PROPGP/UFR/2024 e elaborado pela SIE, é uma conquista significativa para nossa comunidade acadêmica e sociedade regional. A incubadora terá o desafio de aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e da agricultura familiar, promovendo (o/a):

  • Fortalecimento das cadeias socioprodutivas na agricultura familiar agroecológica;
  • Organização coletiva e acesso a mercados;
  • Melhoria da qualidade dos produtos e ampliação de mercados;
  • Arranjo de cooperação local e fortalecimento da bioeconomia;
  • Transição agroecológica e desenvolvimento sustentável.

As ações a serem realizadas pela Incubadora Móvel de Impacto Social da UFR estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como erradicação da pobreza, fome zero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e consumo e produção responsáveis.

A Professora Edna Maria Bonfim-Silva, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, destaca: “Este projeto é um marco importante para a UFR, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o apoio à agricultura familiar como forma de geração de renda e produção de alimentos. A aprovação demonstra a competência da instituição em desenvolver propostas inovadoras alinhadas às demandas nacionais.”

Para o Professor Fabio Nobuo Nishimura, Secretário de Inovação e Empreendedorismo: “A iniciativa representa um passo significativo para fortalecer o ecossistema de inovação e desenvolver soluções tecnológicas para a agricultura familiar, integrando sustentabilidade e impacto social positivo.”

A Professora Analy Castilho Polizel de Souza, Reitora da UFR, ressalta: “Temos orgulho de contribuir diretamente para a transformação socioeconômica das regiões que o projeto atenderá. Acreditamos firmemente no potencial da agricultura familiar como um importante impulsionador de desenvolvimento para o país. A agricultura familiar não apenas promove o fortalecimento econômico dos pequenos produtores, mas também contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida das populações rurais e, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade ambiental.”

O projeto da Incubadora Móvel de Impacto Social foi a única proposta aprovada no Estado do Mato Grosso no âmbito do Edital MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal/CT-Agro—01/2024. Esse projeto tem o potencial de causar impacto significativo na região sudeste. Esse reconhecimento fortalece ainda mais a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) como promotora do desenvolvimento sustentável e social, ampliando seu alcance e influência no estado do Mato Grosso.

A UFR reafirma seu compromisso em promover iniciativas que impactem positivamente e contribuam para um futuro mais sustentável, proporcionando segurança e confiança à nossa comunidade acadêmica e a sociedade.