Stricto Sensu
Fluxo para solicitação de diploma:
- Após ter o aceite da Entrega do Produto final da Pós-graduação (Dissertação/ Tese) pela Biblioteca Central da UFR, o(a) discente egresso(a) deve peticionar um processo no SEI/UFR (Tipo de processo: PROPGP: Diploma – Pós-graduação Stricto Sensu). O “Nível de Acesso” deve ser classificado como RESTRITO, com a justificativa “Informação Pessoal (Art. 31 da Lei 12.527/2011).
O processo de solicitação de diploma e histórico deverá conter os seguintes documentos:
- Formulário de requisição de abertura de processo de expedição/registro de diploma e histórico (disponível no sistema SEI);
- Cópia (frente e verso), em PDF, do diploma de graduação;
- Cópia (frente e verso), em PDF, do diploma de mestrado (para egressos dos cursos de doutorado).
- O PPG deverá relacionar o processo de entrega do produto final ao processo de solicitação de diploma. Os processos que não apresentarem tal relacionamento serão retornados ao PPG para correção. Ainda em RELACIONAMENTOS DO PROCESSO, deve-se inserir o número dos processos gerados para a inscrição e matrícula do egresso.
Os documentos abaixo listados devem estar anexados no processo de inscrição ou de matrícula:
- Cópia, frente e verso, em PDF, do Documento de Identidade/RG (aceita-se outro documento de identificação, reconhecido por lei, que contenha o número, a data de expedição e o órgão expedidor do RG);
- Certidão de regularidade do CPF, emitida pelo site da Receita Federal, em PDF – https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp;
- Cópia, frente e verso, em PDF, do Título de Eleitor;
- Cópia, em PDF, de Certidão de Quitação Eleitoral, emitida pelo TSE – http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral
- Cópia, frente e verso, em PDF, da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cópia, frente e verso, em PDF, do Diploma de Graduação para concluintes de curso de mestrado ou mestrado profissional. Deve-se observar que a data de conclusão do curso de graduação não pode ser posterior à data de matrícula no PPG.
- Cópia, frente e verso, em PDF, do Diploma de Mestrado para concluintes de curso de doutorado. Deve-se observar que a data de conclusão do curso de mestrado não pode ser posterior à data de matrícula no curso de doutorado.
- Concluída a etapa de relacionamentos, o processo deverá ser enviado à Biblioteca da UFR para solicitar a declaração de NADA CONSTA junto ao órgão.
- Após retorno com o documento de NADA CONSTA, caberá à Coordenação do Curso:
- Anexar Ficha de atualização de dados cadastrais (disponível no sistema SEI) preenchida e assinada pelo egresso e com ciência, anotada pelo sistema SEI, do coordenador do Programa de Pós-graduação de origem;
- Anexar cópia integral, em PDF, do processo de inscrição e matrícula do egresso;
- Anexar cópia integral, em PDF, do processo de entrega do produto final do egresso;
- Anexar aos autos o Histórico Consolidado do Egresso, em formato nato digital, emitido pelo Sistema de Informações de Pós-graduação/SIPG;
- Anexar cópia, frente e verso, em PDF, de Comprovante de Aprovação em Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras.
- Anexar cópia em PDF da ata de defesa da dissertação ou tese.
- Anexar ofício de encaminhamento à PROPGP, devidamente assinado pela Coordenação, para concluir a instrução processual. No texto do ofício, o coordenador deverá afirmar que o egresso atendeu a todas as exigências para titulação previstas pelo PPG.
- Após instrução completa, os processos de solicitação de diplomação para cursos de mestrado/doutorado deverão ser enviados INDIVIDUALMENTE, via SEI, para a Diretoria de Ensino de Pós-graduação da PROPGP.
- Os documentos oriundos da diplomação (diploma e histórico) serão entregues na Supervisão de Registro Escolar da UFR.
OBSERVAÇÃO: O egresso poderá solicitar, em casos específicos, urgência no processo de expedição do diploma, com a devida justificativa e comprovação. O pedido de urgência na elaboração do diploma Registro, deverá ser instruído via sistema SEI e instruir o processo com os seguintes documentos:
- Ofício com solicitação de urgência na expedição do diploma e/ou histórico;
- Documento comprobatório da justificativa apresentada para o pedido de urgência.
Documentos digitalizados de difícil leitura ou visualização, serão devolvidos para a coordenação do PPG para nova instrução.
Egressos com processo de solicitação de diplomas protocolados na Diretoria de Ensino de Pós-graduação da PROPGP poderão solicitar declaração de conclusão de curso.
Para solicitar a Declaração de Conclusão de Curso Stricto Sensu, o egresso deverá instruir processo, via sistema SEI. O processo de solicitação de Declaração de Conclusão de Curso deverá ser instruído com:
- Formulário “PROPGP-Solicitação de Declaração de Conclusão de Curso Stricto Sensu” preenchido e assinado;
- Documentos comprobatórios da justificativa apresentada, em PDF.