1- O que é PIBIC?

É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica que visa incentivar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, através do provimento de bolsas de Iniciação Científica à estudantes de graduação.

 

2 – O que é PIBITI?

É Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para estudantes da graduação, que tem por objetivo incentivar atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, que apresentam potencial para a elaboração de novos produtos, serviços ou processos, em diferentes áreas do conhecimento.

 

3- O que é VIC?

É o Voluntário de Iniciação Científica, que desenvolve uma pesquisa em conjunto com o orientador, porém sem o recebimento de bolsa.

 

4- O que é PIBIC-AF ?

É um programa que busca ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de iniciação científica para estudantes do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa. Seus objetivos são contribuir para a formação científica de recursos humanos entre os beneficiários de políticas de ações afirmativas de qualquer atividade profissional, expandir o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica e fortalecer a política de ação afirmativa existente nas instituições.

 

5- O que preciso para concorrer a uma bolsa de Iniciação Científica?

É necessário estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFR durante a inscrição, seleção e ao longo todo o período do vínculo com o Programa Institucional de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; O estudante deve ser indicado por pesquisador e em projeto de pesquisa que atenda aos requisitos apresentados, não possuir vínculo empregatício, não ser cônjuge, companheiro(a) ou parente até o 3º Grau do(a) orientador(a) e possuir disponibilidade de 20 horas semanais para realização da pesquisa de iniciação científica.

 

6- Posso ter mais de uma bolsa de Iniciação Científica?

É vedado o acúmulo da bolsa de Iniciação Científica (IC) com bolsas de outros Programas do CNPq ou de quaisquer agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres.

 

Página atualizada dia 26 de outubro de 2021