UFR aprova R$ 4.870.904,00 em chamada FINEP Pró-Infra Amazônia 2024 para investimentos em pesquisas na área de Agricultura Sustentável e Agroecologia

Por Carlos Beuter Publicado em: 28/11/2024 10:11 | Última atualização: 28/11/2024 10:11

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP) tem a satisfação de comunicar à comunidade acadêmica a aprovação do projeto AgroFuture – Tecnologias Sustentáveis e Produtividade na Amazônia Legal na  Chamada Pública Finep MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal Infraestrutura para a Amazônia Legal 2024 – Pró-Amazônia. Com um financiamento aprovado no valor de R$ 4.870.904,00, o projeto se destaca como uma iniciativa estratégica para impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável no sudeste de Mato Grosso.

Com foco em Agricultura Sustentável e Agroecologia, o AgroFuture reflete o compromisso da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) com as diretrizes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O projeto visa reduzir desigualdades regionais, fortalecer a infraestrutura de pesquisa e fomentar o desenvolvimento de ciência e tecnologia com impacto social significativo, atendendo a padrões de excelência internacional.

A proposta institucional, elaborada pela PROPGP em parceria com pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT), inclui a expansão e modernização de infraestrutura de pesquisa por meio da aquisição de equipamentos de última geração. Esses investimentos irão potencializar análises laboratoriais mais precisas e avançadas, promovendo resultados científicos inovadores e beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade.

Além disso, o AgroFuture contribuirá para a fixação de pesquisadores qualificados na região da Amazônia Legal, criando oportunidades para formação e desenvolvimento de talentos e consolidando a área como referência em ciência, tecnologia e inovação sustentável.

A Profª. Drª. Carla Heloisa Avelino Cabral, Coordenadora do Subprojeto, destacou a importância dos novos equipamentos:

“A aquisição desses equipamentos permitirá não apenas a melhoria da qualidade das pesquisas desenvolvidas na UFR, mas também um ambiente de alta tecnologia que qualificará a formação de nossos estudantes da graduação e pós-graduação. Além disso, fomentará colaborações científicas que ampliarão o impacto da pesquisa em diversas áreas do conhecimento.”

A Profª. Drª. Edna Maria Bonfim-Silva, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, ressaltou a relevância da pesquisa qualificada:

“Projetos como o AgroFuture reforçam a posição da UFR como referência em pesquisa de excelência. Essa iniciativa promove avanços que beneficiam tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade, destacando a importância de investir em ciência para o desenvolvimento regional.”

Já a Profª. Drª. Analy Castilho Polizel de Souza, Reitora da UFR, enfatizou o impacto regional do projeto:

“O AgroFuture consolida o papel da UFR como promotora do desenvolvimento social e tecnológico no sudeste de Mato Grosso, reafirmando nosso compromisso com a preservação dos recursos naturais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa conquista beneficia diretamente a comunidade regional, fortalecendo a posição da UFR no cenário da ciência e inovação”.

Mais informações acesse: Página Finep.