Universidade Federal de Rondonópolis

Escritório Híbrido

..

Pré-incubação de empresas

publicado: 15/07/2021 15h14,
última modificação: 17/08/2021 12h20

A pré-incubação do EH está dividida em seis semanas de atividades conforme apresentado na imagem acima. Abaixo apresentamos o fluxo de atividades por semana.

Na semana 1 temos três encontros:

  • Quarta-feira (18h, duração 1h30): encontro de apresentação dos projetos (pré-incubados) e membros do EH. Neste encontro são apresentados os detalhes metodológicos de todo o processo de pré-incubação.
  • Quinta-feira (18h, duração 1h): reunião de apresentação da vivência de um empreendedor. Chamamos essa reunião de meetup, pois é dividida em dois momentos, um de apresentação e outro de bate papo sobre dúvidas e depoimentos dos participantes.
  • Sábado (14h, até 3h): oficina de modelagem de negócio utilizando como apoio um diagrama visual comumente chamado de CANVAS. É um encontro coletivo em que cada projeto receberá deverá modelar seu próprio negócio.

A semana 2 tem dois encontro:

  • Quarta-feira (a partir das 17h, duração de até 1h por projeto): esse é um encontro individual para orientação técnica a respeito do desenvolvimento da modelagem do projeto.
  • Sábado (14h, duração de até 3h): oficina prática para a validação do projeto. Envolve como chegar ao possível cliente e quais perguntas fazer para identificar principalmente se o produto ou serviço proposto terá impacto suficiente para se sustentar no mercado entre outros objetivos.

Na semana 3 temos um encontro para orientação técnica (mentoria) sobre a validação. Embora essa semana temos apenas um encontro entendemos ela como um dos momentos mais intensos do processo de pré-incubação. A validação pode envolver até entrevistas na rua, mas com toda certeza representa o momento de conversa com os clientes ou possíveis clientes. É o momento de recolhermos informações para oferecermos o produto ou serviço mais adequado ao público.

A semana 4 tem dois encontros programados:

  • Quarta-feira (18h, duração de até 2h): oficina prática de como apresentar o negócio para o público que buscamos. Chamamos isso de pitch, que pode ser traduzido como uma apresentação rápida para um público específico. Em geral o público pode ser clientes, colaboradores ou sócio-investidor, dependendo dos objetivos identificados na modelagem.
  • Sábado (manhã e tarde, duração até 1h): encontro individual para auxiliar na construção da apresentação (pitch).

Na semana 5 teremos dois encontros:

  • Quarta-feira (a partir das 17h, duração de até 1h por projeto): mentoria sobre pitch.
  • Quinta-feira (18h, duração de até 1h): meetup com um empreendedor para apresentar um caso de sucesso.

A semana 6 está dividida em dois encontros:

  • Quarta-feira (a partir das 17h, duração de 30 minutos por projeto): orientação individual em que o time apresenta o negócio e tudo o que desenvolveu até o momento na pré-incubação.
  • Sábado (manhã e tarde, duração de até 1h): a banca marca o momento final da pré-incubação. Os projetos que se desenvolveram satisfatoriamente e havendo vagas serão incubados pela Incubadora de Empresas I-DEIA, parceira do projeto. O EH continua acompanhando o projeto, mas quem conduz o processo é a I-DEIA.

Por fim, ressaltamos os benefícios do pré-incubado:

  • 3 oficinas;
  • 2 meetups;
  • 2 agendas coletivas;
  • 5 agendas individuais de orientações técnicas – havendo necessidade podem ser marcados mais encontros;
  • Possibilidade de incubação por mais 12 meses.

Contatos:

  • Roger Resmini: roger@ufr.edu.br
  • Ângela Márcia de Souza: inovacao.roo@gmail.com