Universidade Federal de Rondonópolis

PPGEO | UFR

..

Corpo Docente

 

Linha de Pesquisa 1 – Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental

 

  • Prof. Dr. Caio Augusto Marques dos Santos (Lattes)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, traços de fissão e formação do solo.

  • Prof. Dr. Fábio Henrique Soares Angeoletto (Lattes)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá.Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. DOUTOR EM ECOLOGIA PELA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE MADRI (tese aprovada com louvor). Lecionou em diversas universidades públicas e privadas, e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMT (Campus de Rondonópolis).

  • Prof. Dr. Jeater Waldemar Maciel Correa Santos (Lattes)

Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996), Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Sensoriamento remoto/SIG pela Universidade de Rennes2 – Rennes – França (2008). Atualmente é professor Associado na Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Curso de Mestrado. Tem experiência na área de Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do Espaço (urbano e regional), Análise Ambiental (com foco em estudos das áreas de climatologia e hidrologia), e Geoprocessamento (sensoriamento remoto, cartografia digital e sistemas de informações geográficas/SIG).

  • Prof. Dr. Ricardo Massulo Albertin (Lattes)

Pós-Doutorado em andamento UEM/CNPq. Doutor em Análise Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor e Geógrafo. Mestre em Engenharia Urbana (2011), pela UEM. Especialização em Gestão ambiental em municípios (2010) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialização em Planejamento Ambiental (2008) pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). É Auditor Ambiental Líder, com registro nrº 551/2012-PF-IAP. Atua na área ambiental, no qual possui experiência na coordenação e execução de Plano Diretor de Arborização Urbana, Plano de gestão de resíduos sólidos, planejamento/operação de aterros sanitários, Auditoria ambiental, Estudo de Passivo ambiental, Plano de gerenciamento de recursos hídricos, Estudos ambientais para sistemas de coleta, abastecimento e tratamento de água, Sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário, Relatório de impacto de vizinhança, Estudo de impacto ambiental (EIA), Estudo hidrogeológico, Laudo geoambiental, Plano de controle ambiental, Projeto de recuperação de áreas de preservação permanente, estudos hidrológicos, geotécnicos e hidrogeológicos, Projetos de recuperação de área degradada e estudos ambientais para atividades de geração e transmissão de energia. Pesquisa nas seguintes áreas: planejamento e gestão urbana, análise ambiental, biogeografia, biodiversidade, arborização urbana e paisagismo, intervenção urbana, recursos hídricos e gestão de resíduos sólidos e líquidos. Atuou como Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharias e Arquitetura (FEITEP). É professor presencial e conteudista de disciplinas de cursos da Graduação e Pós-Graduação. 

  • Prof.ª Dr.ª Simoni Maria Loverde Oliveira (Lattes)

Possui Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal de Mato Grosso, no Departamento de Ciências Biológicas. É membro da Associação Brasileira de Limnologia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Campus de Rondonópolis/UFMT, na linha de pesquisa em Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental. Tem experiência na área de Ecologia de áreas úmidas, com ênfase em ecologia aquática, atuando principalmente em ecologia do fitoplâncton, limnologia e interações tróficas em lagos rasos do Pantanal, nascentes. Foi homenageada por Tremarin et al. (2014) como nome de uma nova especie de diatomácea – Aulacoseira simoniae Tremarin, Torgan & T Ludwig.

 

Linha de Pesquisa 2 – Planejamento e Gestão Territorial

 

  • Prof.ª  Dr.ª Antonia Marilia Medeiros Nardes (Lattes)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1997) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação ambiental, resíduos sólidos, conscientização e ecoturismo. Líder do Grupo de Pesquisa Planejamento, Ambiente e Educação Ambiental (PLANEA).

  • Ronei Coelho de Lima (Lattes)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB (2015). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário de Rondonópolis (CUR). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena produção agropecuária, produção agrícola, modernização da agricultura e a produção do espaço, formação de rede urbana e logística de transportes.
.
  • Prof. Dr. Sergio Sebastião Negri (Lattes)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela UEM – Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Geografia, na Área de Análise e Planejamento Sócio Ambiental pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia, na Área de Organização do Espaço pela UNESP – Rio Claro (2010). Atualmente é professor adjunto I do Departamento de Geografia, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, território, agronegócio, desigualdades territoriais, educação ambiental, Mato Grosso.