Corpo Docente

Por Tiago Goto Publicado em: 02/12/2020 11:12 | Última atualização: 03/08/2023 10:08

 

Linha de Pesquisa 1 – Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental

 

  • Prof. Dr. Caio Augusto Marques dos Santos – Currículo Lattes

Possui graduação em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) pela mesma instituição. Atualmente é professor do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Integra a rede de pesquisadores em Qualidade Ambiental Urbana ligada ao Grupo de Pesquisa GAIA da Unesp de Presidente Prudente. Trabalha com Geomorfologia, problemas ambientais urbanos e formação de terrenos tecnogênicos. Atua na linha de pesquisa Geotecnologias Aplicadas à Análise e Gestão Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFR.


  • Prof. Dr. Fábio Henrique Soares Angeoletto – Currículo Lattes

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá.Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. DOUTOR EM ECOLOGIA PELA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE MADRI (tese aprovada com louvor). Lecionou em diversas universidades públicas e privadas, e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMT (Campus de Rondonópolis).


  • Prof. Dr. Jeater Waldemar Maciel Correa Santos – Currículo Lattes

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), Mestre (1996) e Doutor (2002) em Geografia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor (2008) pela Universidade de Rennes2 – Rennes – França, em Aplicação de Geotecnologias, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento à Análises Ambientais e de Organização do Espaço Geográfico. Professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso (atual Universidade Federal de Rondonópolis), ministrando disciplinas desde 1995 no curso de Licenciatura Plena em Geografia e desde 2014 no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMT/Campus de Rondonópolis. Coordenador do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento/Programa de Pós-Graduação em Geografia, desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: a) Políticas Públicas e Instrumentos Legais Empregados Pelo Estado para Apropriação, Uso e Gestão dos Territórios; b) Estudo dos problemas socioambientais decorrentes das interações entre os processos de exploração econômica e biofísicos das paisagens; c) Análise do potencial das geotecnologias e do geoprocessamento para a produção de mapeamentos e análises espaciais aplicadas em pesquisas da Ciência Geográfica.


  • Prof. Dr. Jepherson Correia Sales (Docente colaborador) – Currículo Lattes

Possui graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Mestrado em Geografia pela mesma instituição (2016) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2021). Atua como Professor de Geografia Geomorfologia na Universidade Federal de Rondonópolis. Possui experiência em pesquisa no ramo da geografia física, com ênfase na geomorfologia de áreas úmidas. Usuário e entusiasta de ferramentas que integrem os Sistemas de Informações Geográfica, Sensoriamento Remoto (sensores orbitais e embarcados) e análise espacial por métodos estatísticos. Membro do Grupo de Pesquisa Análise Ambiental, Gestão Territorial e Educação Ambiental – AGETEA, da Universidade Federal de Rondonópolis.


  • Prof. Dr. Ricardo Massulo Albertin – Currículo Lattes

Pós-Doutorado em andamento UEM/CNPq. Doutor em Análise Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor e Geógrafo. Mestre em Engenharia Urbana (2011), pela UEM. Especialização em Gestão ambiental em municípios (2010) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialização em Planejamento Ambiental (2008) pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). É Auditor Ambiental Líder, com registro nrº 551/2012-PF-IAP. Atua na área ambiental, no qual possui experiência na coordenação e execução de Plano Diretor de Arborização Urbana, Plano de gestão de resíduos sólidos, planejamento/operação de aterros sanitários, Auditoria ambiental, Estudo de Passivo ambiental, Plano de gerenciamento de recursos hídricos, Estudos ambientais para sistemas de coleta, abastecimento e tratamento de água, Sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário, Relatório de impacto de vizinhança, Estudo de impacto ambiental (EIA), Estudo hidrogeológico, Laudo geoambiental, Plano de controle ambiental, Projeto de recuperação de áreas de preservação permanente, estudos hidrológicos, geotécnicos e hidrogeológicos, Projetos de recuperação de área degradada e estudos ambientais para atividades de geração e transmissão de energia. Pesquisa nas seguintes áreas: planejamento e gestão urbana, análise ambiental, biogeografia, biodiversidade, arborização urbana e paisagismo, intervenção urbana, recursos hídricos e gestão de resíduos sólidos e líquidos. Atuou como Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharias e Arquitetura (FEITEP). É professor presencial e conteudista de disciplinas de cursos da Graduação e Pós-Graduação.


  • Prof. Dr. Ricardo Michael Pinheiro Silveira – Currículo Lattes

Doutor, Mestre e Graduado em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Pós-Doutorado (CAPES) na mesma instituição. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), pesquisador do Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Geomorfologia e Geotecnologias (LAGEO/UFPR), membro do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo (SBCR) e da International Society for Geomorphometry (ISG). Foi professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR/Campus Curitiba), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPR) e professor de instituições privadas de Ensino Superior e da rede estadual no Ensino Básico. Foi consultor ambiental e de geoprocessamento. Atua principalmente nas áreas de Geomorfologia (mapeamento geomorfológico, modelagem digital do relevo e movimentos de massa), Cartografia Temática, SIG e Análise Ambiental.


  • Prof.ª Dr.ª Simoni Maria Loverde Oliveira – Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (1992) e mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora Associado IV do Curso de Ciencias Biologicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Atua como professora permanente do curso de mestrado em Geografia/UFR, na linha de pesquisa em Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental. É membro da Associação Brasileira de Limnologia e participa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço – CBH São Lourenço (MT). Atuou entre 2019-2021 da Diretoria da Sociedade de Ecologia do Brasil e como membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso – CEHIDRO. Tem experiência na área de Limnologia e Ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades aquáticas, qualidade da água e análise ambiental. Foi homenageada por Tremarin et al. (2014) com o nome de uma nova espécie de alga fitoplanctônica (Aulacoseira simoniae Tremarin, Torgan & T Ludwig).


 

Linha de Pesquisa 2 – Planejamento e Gestão Territorial

 

  • Prof.ª  Dr.ª Antonia Marilia Medeiros Nardes – Currículo Lattes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1997) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação ambiental, resíduos sólidos, conscientização e ecoturismo. Líder do Grupo de Pesquisa Planejamento, Ambiente e Educação Ambiental (PLANEA).


  • Prof.  Dr. João Vitor Gobis Verges – Currículo Lattes

Doutor em Ciências do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ICS/FC) e Doutor em Geografia pela FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão. Licenciado e Bacharel em Geografia pela FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP. Atua como docente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com desenvolvimento de pesquisas, extensões e ensino nos níveis técnicos, superiores e pós-graduações. Atualmente é Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do IFRS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional e Humanidades (IFRS/Caxias do Sul), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática (IFMT/VGD), do NEDUrb: Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina – GEAC. É revisor de 15 periódicos científicos e parte dos corpos editoriais da Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU) e do Setor de Publicações do IFRS. Possui experiência em Geografia e Educação, trabalhando com os seguintes temas: Ensino de Geografia, Educação Profissional e Tecnológica, Epistemologia Ambiental, Dinâmicas Territoriais e Política Climática Brasileira.


  • Prof. Dr. Reges Sodre da Luz Silva Dias – Currículo Lattes

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2021). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Rondonópolis, e pesquisador do grupo de pesquisa Estudos Geográficos da Amazônia e do Tocantins – GEGATO/UFNT. Tem dedicado sua atenção profissional ao estudo e pesquisa dos seguintes temas: geografia regional, rede urbana, prática espacial, insegurança urbana, cidades médias e pequenas.


  • Prof. Dr. Ronei Coelho de Lima – Currículo Lattes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB (2015). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário de Rondonópolis (CUR). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena produção agropecuária, produção agrícola, modernização da agricultura e a produção do espaço, formação de rede urbana e logística de transportes.


  • Prof. Dr. Sergio Sebastião Negri – Currículo Lattes

Graduado (Licenciatura Plena) em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1991), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Doutor em Geografia pela UNESP – Rio Claro (2010). Professor adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso (atual UFR), junto ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/CUR), atuando desde 1993 na Área de Geografia Humana para o Curso de Licenciatura Plena em Geografia. Desde 2019 é professor no Curso de Mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMT/Campus de Rondonópolis. Coordenador do Laboratório de Economia Política do Território, Globalização e Dinâmica dos Lugares/Programa de Pós-Graduação em Geografia, atuando nos seguintes temas de pesquisa: a) Globalização, divisão do trabalho e circuitos espaciais de produção; b) Agronegócio, dinâmicas territoriais e uso desigual do território; c) Cidades, circuitos da economia urbana e desigualdades socioespaciais.


  • Prof.ª Dr.ª Sheila Castro dos Santos (Docente colaborador) Currículo Lattes

Doutora em Geografia; Mestra em Geografia; Licenciada e Bacharel em Geografia; Licenciada e Bacharel em História; pesquisadora do grupo GEOFOME – Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; pesquisadora do grupo de pesquisa LABCart / UNIR; Membro do LaBia – Grupo Didático e Geográfico de Ensino, Pesquisa e Extensão Beatriz Nascimento. Área de pesquisa em Geografia Humanística, Geografia Crítica e Educação Ambiental.