Universidade Federal de Rondonópolis

PPGEdu | UFR

FAQ

 

1. Como faço para cursar o Mestrado em Educação da UFR?
Resposta: Para ingressar como mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação é necessário candidatar-se ao processo seletivo de alunos regulares do curso de Mestrado em Educação, divulgado por meio de edital publicado no site do Programa na segunda quinzena de agosto. Saiba mais.

2. Qual o período de duração do Mestrado em Educação?
Resposta: O mestrado possui duração de 24 meses. Conheça nossa Estrutura Curricular.

3. Quantas disciplinas é preciso cursar ao longo do Mestrado em Educação?
Resposta: É preciso cursar todas as disciplinas da matriz curricular do Programa.

4. Qual critério devo usar para escolher a linha de pesquisa na inscrição para o processo seletivo?
Resposta: É preciso considerar as intenções de pesquisa do candidato e conhecer as produções e professores relacionados às três linhas de pesquisa do Programa. Conheça o corpo docente do PPGEdu, nossos Grupos de Pesquisa e as linhas de pesquisa, bem como as Dissertações produzidas em nosso Programa.

5. Como saber sobre os tipos de processos do SEI! e com quais documentos eles devem ser instruídos?
Resposta: Na seção deste site “Formulários” temos todos os formulários usados para processos do SEI!, bem como um guia para orientar seu uso. Acesse o guia AQUI.

6. Qual o horário das aulas no Mestrado em Educação?
Resposta: Não há horário fixo de aulas para todos os semestres. O corpo docente se reveza a cada semestre nas disciplinas oferecidas segundo as possibilidades de cada docente. Conheça os horários das disciplinas neste ano letivo. 

7. Como posso obter informações sobre ética em pesquisa e cadastro na Plataforma Brasil?
Resposta: Acesse as informações em nossa página, na seção Ética em Pesquisa. Nela se pode encontrar dados sobre a Plataforma Brasil, o Comitê de Ética do Campus e algumas referências de leitura sobre o assunto.

8. Como posso obter informações sobre os procedimentos processuais do cotidiano do mestrado (matrículas, requerimentos, relatórios, solicitações etc.)?
Resposta: Acesse as informações em nossa página, nas seções Formulários, Calendário e Atividades discentes, Legislação e Portarias, etc. Se depois da consulta a dúvida permanecer, entrar em contato com a secretaria por email: secppgedu.ufr@gmail.com.

9. O que é CONPEduc?
Resposta: O CONPEduc é o Congresso de Pesquisa em Educação, evento anual organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), que busca incentivar o diálogo entre estudantes, profissionais e pesquisadores de Educação do Estado de Mato Grosso, da região Centro-Oeste e de outras regiões do país, bem como a comunidade em geral, e garantir a divulgação do conhecimento produzido em âmbito local. Veja aqui a relação de todas as edições do CONPEduc.

10. Como posso conhecer as publicações dos pesquisadores do PPGEdu?
Resposta: É possível conhecer as produções dos pesquisadores do PPGEdu acessando o Currículo Lattes de cada um deles (veja a seção Corpo Docente). Na página da Editora da UFR, a EdUFR, também dispõe de livros organizados pelo Programa.