Workshop aborda questões emergentes sobre biodiversidade e tecnologias
Nos dias 29 e 30 de agosto, ocorreu o III Workshop: Tecnologias aplicadas para a conservação da biodiversidade. O evento promoveu discussões a respeito de novas tecnologias, estimulando a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes da área. A iniciativa foi do Laboratório de Análises Hídricas e Ecologia Aplicada (LAHEA), vinculado aos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Ao longo de dois dias, foram apresentadas pesquisas recentes e exemplos de práticas orientadas para a conservação da biodiversidade. As discussões também abordaram os desafios e oportunidades para a preservação das espécies e ecossistemas.
O evento contou com a participação de professores e pesquisadores convidados e de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Ambiental e Agronomia.
No primeiro dia (29), aconteceram as palestras Uso de ferramentas genômicas para estudos da biodiversidade ambiental; Vulnerabilidade hídrica nas Áreas de Proteção Permanente da Bacia Tadarimana, Rondonópolis (MT); Composição e diversidade funcional de microalgas em macrohabitats do Pantanal; Detecção molecular de coliformes fecais em água de consumo no município de Rondonópolis-MT
Na sexta-feira (30), as apresentações foram as seguintes: Utilização de ferramentas de monitoramento remoto para detecção e combate ao desmatamento em Mato Grosso; Vulnerabilidade ambiental da sub-bacia do rio Escondidinho na área urbana de Rondonópolis,MT; Saneamento básico nas sub-bacias urbanas de Rondonópolis (MT) utilizando informações geográficas e análises espaciais para informar o planejamento; Aplicação do Geodesign para análise da vulnerabilidade ambiental na sub-bacia do Tadarimana, MT.