UFR participa de reunião em Sinop e defende criação de nova universidade em Mato Grosso

Publicado: 31/08/2021 11:41 | Última atualização: 31/08/2021 11:41

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) marcou presença em encontro em Sinop nesta segunda-feira (30) para discutir com a sociedade civil a criação de uma nova Universidade Federal no Estado de Mato grosso. A proposta é realizar o desmembramento do atual campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para criação de uma universidade autônoma, assim como ocorreu com a UFR, que possa atender o desenvolvimento econômico e social da região norte do Estado. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Sinop, às 9 horas.

A proposta foi apresentada pelos senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro durante reunião. Estiveram presentes além dos propositores do projeto, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva,  o pró-reitor da UFMT campus de Sinop, Fábio José Lourenço, a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis professora, Analy Castilho Polizel de Souza, o deputado federal Juarez Costa, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, o vice-presidente do Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o presidente da União das Entidades de Sinop, Carlos Henrique Fonseca, e prefeitos e vereadores da região.

A professora Analy Polizel defendeu o processo de emancipação do campus afirmando sua extrema necessidade para a viabilização do crescimento regional com qualidade científica. “Esse processo abre as oportunidades para toda a região evoluir com qualidade e ampliar as condições de trabalhos e cursos voltados a atender as demandas locais. Como exemplo desse crescimento, temos a Universidade Federal de Rondonópolis que esta passando por relevantes modificações em sua estrutura e contribuirá com o desenvolvimento regional afim de dar novas soluções a toda a região sul de Mato Grosso. Neste sentido, daremos o apoio que estiver ao nosso alcance para ajudar no processo de emancipação da Universidade Federal de Nortão do Mato Grosso”, explicou a Reitora da UFR.

De acordo com o senador Welington Fagundes, um dos autores da proposta, o assunto já foi levado ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, obtendo sinalização positiva de ambos.

Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, esteve em Sinop nesta segunda-feira (30) e defendeu criação de nova universidade em MT.