UFR participa de cerimônia de sanção de nova residência médica

Nesta quarta-feira (12), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) recebeu diversas autoridades do município para o evento de sanção da Lei Municipal n° 14.023, de 4 de fevereiro de 2025, que institui o programa de residência médica em Medicina da Família e Comunidade (PREMEFAC).
A parceria entre UFR e prefeitura viabilizou a criação da primeira residência médica da universidade, especialização lato sensu que possibilitará o aperfeiçoamento profissional e a fixação de novos médicos em Rondonópolis.
A residência em medicina de família e comunidade é uma especialidade que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente com orientação para a comunidade e foco na família e na pessoa, contribuindo para a oferta de profissionais especializados e socialmente comprometidos no município.
De acordo com a prefeitura de Rondonópolis, o programa vai gerar a contratação em 2025 de quatro médicos em quatro PSFs (Programa Saúde da Família) da cidade, para a especialização médica, e de oito residentes de 2º ano, a partir de 2026.
Durante o evento, a reitora da universidade, professora Analy Castilho Polizel de Souza, reuniu-se com o prefeito da cidade, Claudio Ferreira, o presidente da câmara municipal, Paulo Schuh, e o vereador municipal Dr. José Felipe Horta para a assinatura da Lei que cria o programa de residência. Todos os presentes celebraram a iniciativa.
De acordo com a reitora, a criação da residência médica é um passo importante para a universidade, pois trata-se de mais uma possibilidade de pós-graduação e qualificação para os estudantes. Entretanto, ela frisa que, para a população do município, a conquista é ainda mais significativa. “Para a sociedade é muito melhor. Com ela, o atendimento, o acolhimento, a qualidade dos serviços ofertados aumenta muito. E com isso toda a sociedade ganha”, afirmou a reitora.
A prefeitura também destaca outros benefícios do programa, uma vez que os médicos residentes devem ter atuação prioritária nas unidades de atenção primária/básica e eventualmente em unidades de atenção especializada, contribuindo para a redução de filas e a melhoria no atendimento à população, bem como desafogando unidades como a UPA e a Santa Casa.
O Programa de Residência Médica em Medicina da Família ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Para o seu desenvolvimento, será efetivado inicialmente o pagamento de bolsa destinada aos médicos residentes no valor de R$ 15.000,00, pagos mensalmente, durante o período de 24 meses, a contar do início das atividades. A UFR já divulgou o edital de processo seletivo contendo as normas, rotinas e procedimentos para ingresso no programa de residência. Ao todos serão disponibilizadas 4 vagas (3 para ampla concorrência e 1 para ações afirmativas).
As inscrições devem ser feitas entre os dias 11 e 16 de fevereiro por meio de requerimento constante no Anexo II do edital, devidamente preenchido e assinado. O documento deverá ser digitalizado e encaminhado para o e-mail premefac.fcs@ufr.edu.br, dentro do período de inscrição. Após o recebimento do requerimento, a secretaria da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Federal de Rondonópolis emitirá uma resposta, que servirá de comprovante de recebimento da inscrição. Confira o edital do processo seletivo na página do programa clicando aqui.

