Reitora cumpre agenda em Brasília e apresenta projetos da UFR aos Ministros do Governo

Publicado: 26/07/2021 11:03 | Última atualização: 26/07/2021 13:17

A Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza, esteve em Brasília na semana passada e cumpriu extensa agenda com o objetivo de apresentar projetos de expansão e captação de recursos para a UFR, juntamente com o Senador Wellington Fagundes.

Na terça-feira (12), a Reitora levou ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a proposta de novos cursos de graduação para a UFR. Uma vez que o município de Rondonópolis tem se consolidado como um importante polo de desenvolvimento regional em Mato Grosso, congregando cerca de 22 municípios em seu entorno, o alcance e a relevância da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) demanda a criação de novos cursos que contemplem as necessidades da região Centro-oeste brasileira, em especial do sul de Mato Grosso, fortalecendo, assim, o desenvolvimento local. As propostas de cursos apresentadas foram as graduações em Agronomia, Direito, Física, Odontologia e Medicina Veterinária.

A Reitora explicou que o projeto de expansão tem como objetivo atender a demanda social, econômica e cultural das populações regionais que buscam um ensino de qualidade por meio de Instituição Públicas. “A criação destes cursos representa um ousado passo na democratização do Ensino Superior e certamente fortalece não somente a UFR como instituição de referência, mas também propicia a formação de cidadãos éticos e atuantes na construção de um Brasil mais forte e valoroso”, defendeu a Reitora

Na ocasião, houve uma reunião com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a participação do Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) , Júlio César dos Santos, a respeito da elaboração conjunta de projetos para o Estado de Mato Grosso.

Reunião com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Na sequência, foram realizados outros compromissos onde foi novamente solicitado ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a construção do Hospital Universitário da UFR. A construção do hospital-escola proporcionará aumento na qualidade de formação dos cursos vinculados à área da saúde, em especial dos Cursos de Medicina e Enfermagem, garantindo o reconhecido padrão de qualidade da Educação Superior brasileira, fato que beneficiará diretamente os municípios do sul de Mato Grosso. Tal estrutura transformará as características da oferta de serviços de saúde no Estado, tornando-se referência de serviços de saúde de média e alta complexidade, favorecendo a reorganização dos fluxos de atendimento das redes de atenção à saúde.

De acordo com a Reitora, a solicitação justifica-se ainda pelo fato de que a quantidade de leitos hospitalares disponíveis na região é insuficiente, fato evidenciado pela pandemia COVID-19, que provocou o colapso da estrutura hospitalar para o atendimento dos pacientes acometidos pela Sars-CoV-2 e que também tem dificultado outros atendimentos que estão sendo demandados no período pós pandemia. Desse modo, a construção do Hospital Universitário significa mais que um projeto de caráter pedagógico, mas, principalmente, uma iniciativa de caráter social em conformidade com essência da Universidade Federal de Rondonópolis, que sempre se primou pela democracia e pelo bem dos cidadãos em todas as suas de ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, informou a professora Analy.

Encontro com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a pauta foi a criação do Centro de Pesquisa, Extensão, Inovação da UFR no Assentamento Marighela. Juntamente com o Senador Wellington Fagundes, a Reitora da UFR se reuniu com a Ministra Tereza Cristina e com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Geraldo José da Camara Ferreira de Melo Filho, para apresentar o projeto em busca de apoio ao financiamento da proposta na intenção de viabilizar a expansão da UFR. Segundo a reitora “A busca por apoio e recursos aos nossos projetos, tem sido um desafio cada vez maior que nos tem motivado e tem garantido uma nova realidade para nossa instituição”.

Reunião com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e com o presidente do INCRA, Geraldo José da Camara Ferreira de Melo Filho

No último compromisso da agenda em Brasília, a Reitora da UFR participou da solenidade alusiva à sanção da Lei de Capitalização da Eletrobrás, reunindo-se após com a Ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, e apresentou o desenvolvimento recente da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), especialmente a ampla participação da instituição no programa nacional de imunização. Durante o encontro, também foi tratado a respeito da liberação dos cargos e funções da UFR. Neste encontro esteve presente o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

A Reitora da UFR, professora Analy Polizel, e a Ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda.

Reitora da UFR, professora Analy Polizel, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o Senador Wellington Fagundes