Institucional

UFR celebra o Dia Nacional da Consciência Negra

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/11/2022 15:11 | Última atualização: 21/11/2022 08:11

Celebrado anualmente em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um marco histórica da luta do povo negro no Brasil. A data foi instituida oficialmente nos calendários escolares em 2003, tornando-se uma comemoração de abrangência nacional em 10 de novembro de 2011.

O 20 de novembro foi proposto ainda na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista, ressaltando o protagonismo das pessoas negras nesta luta e a valorização das raízes ancestrais dos povos de origem africana.

Por isso, para além de uma homenagem, a data é simbolo de conscientização e ressignificação das representações, dos papeis sociais, e do espaço historicamente relegado ao povo negro por uma sociedade construida sobre heranças racistas. Desta forma, o Dia da Consciência Negra serve à desconstrução da ideia de subalternidade atribuída à estas populações, ideia que está diretamente associada a um imaginário segregador cultivado durante o longo período de escravidão no Brasil. 

A Universidade Federal de Rondonópolis reafirma a necessidade de se promover ações comprometidas com a reparação da dívida histórica com essas populações e que possam servir para diminuição das diferenças sociais que perduram até os dias de hoje. Acima de tudo, o Dia da Consciência Negra é uma data para celebração e fortalecimento das identidades dos povos de pele preta e parda para que se orgulhem de sua existência mesmo diante de tantas adversidades.

Na UFR, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas “Estamira Gomes de Souza” (NEABI) é uma unidade criada como sinal de comprometimento da instituição com o combate ao racismo e promoção da inclusão de pessoas negras e dos povos originários na universidade. O NEABI é composto por grupos de estudos, de pesquisas e extensão e tem como objetivo fomentar, acompanhar e promover a igualdade e diversidade étnico-racial, o enfrentamento do racismo estrutural, institucional e sistêmico na sociedade brasileira, além de contribuir para a ampliação do diálogo e do alcance das Políticas de Ações Afirmativas no âmbito da UFR.