UFR celebra Dia do Estudante
No último domingo, 11 de agosto, comemoramos no Brasil, o Dia do Estudante. A data é um reconhecimento do papel fundamental dos(as) estudantes no processo de produção e transmissão do conhecimento, assim como na construção do futuro.
A história da data tem origem em 1927, na celebração dos 100 anos de criação das duas primeiras faculdades do país: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Na ocasião foi sugerido que, em virtude deste marco educacional, esta data também fosse utilizada para homenagear todos(as) os(as) estudantes.
Desde então, o 11 de agosto não apenas rememora o fato histórico, mas também reforça continuamente o valor da educação e as conquistas da mobilização estudantil por melhores condições de ensino-aprendizagem.
A Universidade Federal de Rondonópolis une-se a esta celebração e tem orgulho de cada um de seus estudantes e egressos que, juntos, constroem a trajetória desta instituição. Nossos estudantes são agentes de mudança da realidade, na medida em que serão eles os cientistas, artistas, professores e líderes que serão capazes de tornar, juntos, esse país melhor.
O momento ainda é uma oportunidade para refletir sobre a necessidade da educação inclusiva e acessível a todas e todos. É um momento para as instituições de ensino reafirmarem o compromisso com a equidade educacional e destacar os esforços contínuos para garantir que cada estudante, independentemente de sua origem socioeconômica, tenha a oportunidade de receber uma educação de qualidade.
Nesta perspectiva, a Universidade Federal de Rondonópolis tem se esforçado para oferecer melhores condições de incentivo e permanência para as alunas e alunos da instituição. A UFR agradece a toda sua comunidade acadêmica pelos esforços e dedicação em seus estudos desenvolvidos dentro e fora da instituição, contando com seu apoio na socialização do conhecimento e na divulgação científica ao levar os saberes aprendidos em sala de aula a todos os cantos do país por meio do diálogo e da atuação nos mais diferentes contextos sociais.