EnglishPortugueseSpanish

UFR Abre Diálogo para Recuperação da Fazenda Velha após criação de comitê

Publicado: 09/04/2021 18:35 | Última atualização: 09/04/2021 19:19

Realizada por iniciativa da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), ocorreu no dia 23 de março uma reunião virtual para criação do Comitê em Prol da Fazenda Velha. A reunião contou com a presença da Reitora, professora Analy Castilho Polizel de Souza, da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), professora Claudinéia de Araújo, da Comissão de Patrimônio Histórico da UFR e de representantes do Senado Federal, Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer, Prefeitura Municipal, Ministério Público Estadual, da família proprietária da área e da Sociedade Civil.

Além das definições quanto à criação do Comitê, foi apresentada a situação atual do processo de tombamento municipal da área. José Roberto de Souza, Presidente da Comissão Municipal de Tombamento e servidor da Secretaria Municipal de Cultura comunicou que já houve a conclusão dos trabalhos e que o relatório foi encaminhado ao Prefeito de Rondonópolis, senhor José Carlos Junqueira de Araújo, recomendando o tombamento e que a área passe para a reponsabilidade do município.

Representando a família proprietária, Vinicius Saragiotto informou que já houve manifestação formal aceitando o tombamento por parte da Família Vetorasso e que não há objeção de que seja feita a doação da sede e de uma área no seu entorno, a ser definida em comum acordo com a Prefeitura.

A Reitora Analy Polizel manifestou o interesse da UFR em continuar acompanhando os processos de tombamento em nível municipal e estadual, bem como a disposição da universidade em conversar com o Prefeito Municipal sobre as destinações da Fazenda Velha após sua recuperação. Salientou que a UFR não tem condições financeiras para se responsabilizar pela recuperação, mas pode compor o esforço coletivo que está sendo construído para viabilizar os recursos necessários para esta recuperação.

Joana Bortoni Ninis, Promotora de Justiça e representante do Ministério Público, lembrou que qualquer destinação de recursos públicos para a recuperação da Fazenda Velha só será possível após a concretização da doação da propriedade para o Município de Rondonópolis, o que exige ato oficial de tombamento e, em sequência, o trâmite para a doação.

Nas palavras do Superintende Estadual de Patrimônio Histórico, Robinson Araújo, ficou evidente que a edificação da sede da Fazenda Velha está em processo de ruína. Relatando a partir de visita técnica realizada no mês de janeiro de 2021, ele identificou um imóvel que tem suas primeiras partes construídas há cerca de 100 anos e que se não tiver uma obra emergencial de escora e proteção da ruína poderá desmoronar a qualquer momento. Esclareceu que tão logo se conclua o processo de tombamento municipal, será possível dar andamento à solicitação de tombamento estadual.

José Marcio Guedes, assessor do Senador Wellington Fagundes, esclareceu sobre as possibilidades de se viabilizar emendas parlamentares para viabilizarem o projeto e a execução da restauração. Também lembrou que nada pode ser encaminhado enquanto a Prefeitura Municipal não aceitar a doação da área.

Na mesma linha de entendimento se manifestou Vinicius Brasilino – representante do Deputado Estadual Allan Kardec. Não vê dificuldades para que concomitante ao processo de tombamento estadual seja possível buscar via emenda parlamentar junto ao Governo do Estado recursos para viabilizar a restauração. Importante lembrar que próxima à sede iniciou-se a construção de uma via com recursos estaduais, para ligar a Avenida W-11 próximo ao Condomínio Terra com a saída para Pedra Preta.

Neste quadro, a próxima ação a ser priorizada é a manifestação do Prefeito José Carlos Junqueira de Araújo sobre a questão. Em reunião realizada em seu gabinete na data de 17 de Fevereiro de 2021 e com a presença do Senador Wellington Fagundes, o Prefeito já estava ciente das demandas da sociedade rondonopolitana em prol da Fazenda Velha.

O Comitê conjuntamente com a Comissão de Patrimônio Histórico da UFR procurará o Prefeito e seus representantes para obter esta manifestação e viabilizar nova reunião com ele para que as tratativas quanto à recuperação da sede da Fazenda Velha possam avançar.

As informações foram prestadas pelo professor Luciano Carneiro Alves, do curso de História da UFR.

Estiveram presentes na reunião:

UFR:

Família Vetorasso
Vinícius Saragiotto – FINC Empreendimentos

Sociedade Civil
Almanzor Meirelles Rondon (Neto do Rondon)
Clotildes Fagundes (Neta de José Rodrigues)