Reunião discute possibilidade de implantação de Hospital Escola na Santa Casa de Misericórdia

Publicado: 11/06/2021 15:54 | Última atualização: 11/06/2021 15:54

Na última sexta-feira (4), representantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) estiveram reunidos com dirigentes da Santa Casa e autoridades públicas para discutir a possibilidade de implantação do Hospital Escola da UFR nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis.

Estiveram presentes na reunião a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, os professores Heinsten Frederich Leal dos Santos e Aristides José da Silva Júnior, o vereador José Felipe, assessores do deputado federal José Medeiros e a superintendente da Santa Casa, Bianca Talita.

A ideia do projeto apresentado é utilizar o Hospital Santa Casa como espaço de aprendizagem e prática de extensão para os estudantes da área da saúde da Universidade Federal de Rondonópolis, onde poderão realizar residência médica e hospitalar na unidade que hoje já acolhe parte destes estudantes.

A reitora da UFR enfatizou a necessidade de um hospital escola para desenvolvimento das atividades acadêmicas dos cursos da área da saúde existentes e os demais que a Universidade está buscando criar. “O 6° andar da Santa Casa é um espaço que diversas atividades poderão ser desenvolvidas. Seguimos em busca para consolidarmos os espaços necessários para a área da saúde. Já estamos com os recursos para a retomada do bloco da saúde, estando em processo licitatório e agora trabalhando para abrir a licitação do ambulatório escola”, explicou a professora Analy.

De acordo com o vereador José Felipe, “o projeto de Hospital Escola em Rondonópolis está cada vez mais perto de se concretizar”. O vereador enfatizou que a iniciativa é uma possibilidade de fazer com que estes estudantes, depois de formados, fixem residência na cidade.

Uma nova reunião será agendada. Nela, a Superintendente da Santa Casa, Bianca Talita, vai apresentar a planta do 6º andar da unidade, espaço que poderá ser disponibilizado para atender a demanda. “Temos um andar inteiro que poderíamos disponibilizar para este fim. Estamos muito otimistas com a ideia e vamos nos esforçar para que ela se concretize o quanto antes. Se depender dos esforços dos que aqui estão, não vejo como não dar certo”, afirmou Bianca Franco.

A assessoria do deputado federal José Medeiros, na oportunidade representada por Vilmondes Aprígio, se comprometeu em buscar alternativas junto ao Governo Federal para que a Santa Casa de Rondonópolis seja credenciada como Hospital Escola. “Há algum tempo o deputado está trabalhando neste projeto junto ao vereador e esta reunião é de suma importância para que possamos dar andamento na parte burocrática. Hoje, notamos que as partes estão de acordo e receptivas para acolher este projeto”, completou.