Representantes da UFR reúnem-se com prefeito do município

Publicado: 26/02/2020 17:20 | Última atualização: 10/03/2020 15:29

Na manhã desta quarta-feira (26), representantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) reuniram-se com o prefeito municipal para firmarem convênios e projetos entre as instituições. Estiveram presentes no encontro a Reitora pro tempore da UFR, os diretores dos quatro institutos (ICHS, ICEN, ICAT e FACAP) e professores da universidade. O objetivo da reunião foi reforçar a continuidade de programas já em funcionamento e propor a criação de novas parcerias de projetos de ensino, pesquisa e extensão dentro de todas as áreas do conhecimento que beneficiem a comunidade rondonopolitana.

De acordo com Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, a reunião teve um resultado muito positivo. “Nesse diálogo foram levantadas as demandas da universidade juntamente com as demandas do município de Rondonópolis para se pensar de que formas poderiam contribuir coletivamente um com o outro”. Já o prefeito do município, Zé Carlos do Pátio, reforçou em suas redes sociais a importância do encontro na manutenção e criação de parcerias para atender as demandas públicas. “Precisamos construir ações proativas integradas com a universidade”, comentou o prefeito.

Para o professor e vereador Silvio Negri, quem ganha com a aproximação cada vez maior entre universidade e poder público é a sociedade. “Nós temos feito a intermediação entre universidade, o prefeito e a câmara municipal, e muitos resultados já estão sendo notados” afirmou o professor, que citou como exemplos de projetos bem sucedidos: os convênios entre os cursos de psicologia e enfermagem junto a saúde municipal, o suporte do curso de matemática oferecido à rede pública de ensino, e as contribuições do curso de pedagogia na formação de novos professores e no aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) municipal por meio da oferta de cursos de qualificação de professores. Além disso, durante o encontro, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP) ofereceu-se para auxiliar na administração pública, planejamento e gestão de projetos, enquanto os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Agrícola e Ambiental no que diz respeito à maquinarias, equipamentos e ações da agricultura familiar do município.

Ainda segundo o professor Silvio Negri, o prefeito já se colocou a disposição e agora o próximo passo da universidade é entrar em contato com o poder executivo por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para dar continuidade a essas ideias, projetos e convênios que foram levantados.