Reitora da UFR cumpre agenda em Brasília em busca de apoio para a universidade

Publicado: 03/09/2021 18:12 | Última atualização: 03/09/2021 18:12

A Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza, cumpre agenda em Brasília nesta semana com o objetivo de captar recursos e investimentos para a UFR. A Reitora participou de reuniões na companhia dos representantes de outras Universidades Federais recém-criadas, as chamadas supernovas.

Nesta quinta-feira (2), a professora Analy Polizel reuniu-se com o Relator geral do orçamento 2022, deputado Hugo Leal, com o Relator setorial da educação, senador Wellington Fagundes, e com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, para  solicitar a inclusão de ações específicas de investimento para as supernovas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. Também participaram do encontro os reitores Roselma Lucchese, Américo Nunes da Silveira Neto, Airon de Melo, Airton Sieben e Alexandro Marinho das Universidades Federais de Catalão (UFCAT), Jataí (UFJ), Agreste Pernambucano (UFAPE), Norte do Tocantins (UFNT) e Delta do Parnaíba (UFDPAR), respectivamente.

Logo após, os representantes das IFES encontraram-se com o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para apresentação das novas Instituições de Ensino Superior. O Ministro sinalizou o interesse do Governo em apoiar a implementação das supernovas e declarou seu desejo em “[…] firmar um compromisso com a estruturação e melhoria dessas universidades que estão prestando grande serviço a toda população, desenvolvendo estes Estados tão importantes do nosso país”, afirmou o Ministro.

Reitora da UFR, professora Analy Polizel, o Relator geral do orçamento 2022, deputado Hugo Leal, o Relator setorial da educação, senador Wellington Fagundes, os reitores Roselma Lucchese, Américo Nunes da Silveira Neto, Airon de Melo, Airton Sieben das Universidades Federais de Catalão (UFCAT), Jataí (UFJ), Agreste Pernambucano (UFAPE), Norte do Tocantins (UFNT) e Delta do Parnaíba (UFDPAR).

Como balanço dos compromissos realizados em Brasília, a professora Analy comentou que “desde o início das restrições em decorrência da pandemia, temos articulado diariamente com as autoridades políticas do país afim de minimizar os impactos das medidas restritivas para nossa Universidade. Essa foi uma das maiores preocupações da gestão desde o início pois sabemos da real conjuntura que se encontra a universidade. Nascemos com grandes desafios, mas nossa força de vontade de mudança sempre foi maior que nossos desafios, por isso hoje, estamos em clima de comemoração de mais esse importante passo na consolidação da nossa universidade, pois teremos o cumprimento das nomeações dos cargos e funções. Somos uma universidade nova com grande carga de conhecimento e é esse um dos pontos mais fortes que nos ajudam a seguir caminhando rumo ao desenvolvimento institucional e social. A cada dia estamos comemorando os frutos dos grandes esforços da nossa equipe, que brilhantemente está trabalhando com muito empenho para manter a excelência de nossas ações, a todos os servidores efetivos e contratados, meus sinceros agradecimentos a cada um”.

Reitores das novas Universidades Federais recém-criadas cumpriram intensa agenda de atividades em Brasília em busca de apoio para as novas instituições. O Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, declarou interesse do Governo em apoiar a implementação das supernovas

Os Reitores ainda compareceram a um evento para prestigiar o lançamento do programa Universidade 360, plataforma desenvolvida pelo Ministério da Educação com auxílio de uma rede liderada pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e com colaboração de outras universidades federais, como de Viçosa (UFV), de Pernambuco (UFPE) e do Espírito Santo (UFES). De acordo a AgênciaBrasil, a plataforma Universidade 360 disponibiliza informações sobre a rede federal de ensino, universidades e institutos federais e está disponível para utilização por meio do site do Ministério da Educação.

Reitores da UFR, UFCAT e UFJ prestigiaram o lançamento do programa Universidade 360