EnglishPortugueseSpanish

Reitora cumpre agenda em Brasília em articulação com instituições de ensino superior de Mato Grosso

Publicado: 09/12/2021 10:39 | Última atualização: 09/12/2021 10:39

A reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza, esteve em Brasília na última terça-feira (7) para uma série de compromissos em busca de recursos e formalização de projetos relacionados a universidade.

No Ministério da Educação (MEC), a reitora reuniu-se com o ministro Milton Ribeiro e o secretário nacional de educação superior, Wagner Vilas Boas de Souza. O encontro foi organizado pelo relator do orçamento para educação, senador Wellington Fagundes, e contou com a presença dos dirigentes e representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso (IPES-MT). Participaram do evento, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), professor Julio Cesar dos Santos, e o assessor especial da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), professor Ben Hur Marimon Junior.

Gestores e representantes das instituições de ensino superior de Mato Grosso propuseram articulação para reduzir custos e ampliar pesquisas e projetos de extensão

Além das demandas individuais de cada instituição, foi apresentado um projeto de parceria integrada entre elas para a estruturação de uma rede de logística, transportes e engenharia, a viabilidade de um data center compartilhado interinstitucional, e a criação da Rede Pantanal.

A Rede é uma proposta de trabalho realizada junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) que visa o fomento de projetos de pesquisa e extensão no Pantanal mato-grossense por meio da Plataforma investMCTI, portal com o objetivo de atrair e agrupar investidores e projetos de startups brasileiras na área de ciência e tecnologia.

A reitora da UFR aproveitou o compromisso em Brasília para participar de outros eventos. Após a reunião no MEC, a professora Analy compareceu à 18ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia, que ocorre até amanhã (10) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Com o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, a semana apresentou as principais tecnologias desenvolvidas pelo MCTI, premiando estudantes que foram destaque nas Olimpíadas do Conhecimento. Além disso, a reitora também esteve presente em encontro entre lideranças femininas no dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres.

Reitora da UFR compareceu à 18ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia onde encontrou autoridades e o Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes