EnglishPortugueseSpanish

UFR empossa gestão acadêmica em solenidade com Ministro da Educação

Publicado: 30/09/2021 21:28 | Última atualização: 04/10/2021 11:08

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) recebeu, nesta quinta-feira (30), a visita do  Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e outras autoridades para a Solenidade de Posse da Gestão Acadêmica e para o Lançamento e Entrega de diversas obras realizadas na instituição.

A portaria que distribui os cargos comissionados foi publicada ontem (29) no Diário Oficial da União, permitindo, assim, a posse do Reitorado. A nomeação oficial da Gestão Acadêmica é um importante marco na implantação definitiva da UFR, uma vez que a posse dos cargos devidamente constituídos em lei promoverá maior agilidade processual na gestão administrativa e acadêmica da Universidade Federal de Rondonópolis.

Durante a cerimônia, foram empossados: a professora Drª Antonia Marilia Medeiros Nardes para a Vice-Reitoria da UFR; o professor Dr. Ronei Coelho de Lima para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG); a professora Drª Edna Maria Bonfim da Silva para a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP); a professora Drª Claudinéia de Araújo para a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE); o  professor Dr. Aristides José da Silva Júnior para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP); o professor Dr. Josemar Ribeiro de Oliveira para a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD); o senhor Me. Jorge Gustavo Fachim Farias para a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC); o professor Dr. Márcio Venzon para Secretaria de Infraestrutura (SINFRA); o professor Dr. Normandes Matos da Silva para Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIC); o professor Dr. Jofran Luiz de Oliveira para a Secretaria de Relações Internacionais (SECRI); o professor Dr. Bruno Moreira Carneiro para a Direção da Faculdade das Ciências da Saúde; e o professor Dr. Roger Resmini para a Direção do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

Após a posse, o professor Ronei Coelho de Lima, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, realizou uma fala, representando todos os nomeados durante a cerimônia. Em seu discurso, afirmou que “A UFR iniciou sua caminhada enfrentando todo tipo de desafio, porém, um a um, esses desafios estão sendo superados. Essa superação se dá pelo compromisso e empenho de seus servidores, cujos esforços necessários para enfrentar os períodos de transição, como o que estamos passando, possibilita-nos cumprir nossa função social”.

O professor ainda lembrou as dificuldades enfrentadas por todos os brasileiros durante a pandemia mundial do covid-19, fazendo uma homenagem às vidas perdidas ao longo deste período e recordando as responsabilidades da universidade pública com a sociedade. “Tivemos que nos reinventar enquanto docentes, técnicos, discentes e servidores terceirizados para cumprir nossa missão. A Universidade Federal de Rondonópolis, enquanto instituição socialmente referenciada, mantem seu compromisso com a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, buscando fortalecer, com sua comunidade universitária, os valores próprios e necessários para a formação indissociável do cidadão e do profissional, que se torna então, apto a contribuir com uma sociedade melhor”, concluiu o professor.

Na sequência, tomou a palavra o Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Resende Porto, seguido pelo Senador da República Wellington Antônio Fagundes, o Prefeito do Município de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo, a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, e o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A Reitora recordou os esforços e empenho de todos os envolvidos para que a UFR se tornasse realidade e reafirmou seu compromisso com a instituição junto de sua equipe. “Em 2019, fui escolhida para ser a primeira Reitora desta universidade. Recebi o convite com muito orgulho e confiança nesta missão. Orgulho por servir à essa instituição a qual me uno por um sincero sentimento de pertencimento e profundo desejo de ver prosperar à cada dia avançado, e confiança por poder contar com essa equipe que hoje tomou posse aqui […]. Todos vocês, meus pró-reitores, coordenadores, gerências e toda equipe que representam, vocês não se furtaram à nobre e difícil missão de abrir este novo caminho, esta nova jornada, que leva ao desenvolvimento da nossa UFR através de práticas de gestão eficazes e eficientes”.  A Reitora ainda agradeceu a confiança e apoio do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, e do Senador da República, Wellington Fagundes.

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes no evento o Deputado Federal, José Medeiros; o Secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Informação Nilton Borgato; o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Ponte; e o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Oswaldo Ferreira.

Confira abaixo registros fotográficos dos principais momentos da Cerimônia de posse da Gestão Acadêmica.