Evento

NEABI promove II Curso de Formação para Comissões de Heteroidentificacão da UFR

Por Thiago Cardassi Publicado em: 12/08/2022 18:08 |

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) “Estamira Gomes de Sousa”, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promove entre os dias 15 e 17 de agosto, o II Curso de Formação para Comissões de Heteroidentificacão da UFR. A iniciativa compõe um conjunto de ações práticas efetivas que visam o combate ao racismo e à toda forma de desigualdade social, no esforço de consolidar a UFR enquanto referencia de instituição antirracista.

O evento acontecerá no Auditório Central da UFR, das 8h às 17h, e contará com palestras, debates e apresentações culturais. A programação completa do evento pode ser consultada no sítio eletrônico do NEABI, disponível neste endereço.

Na segunda-feira (15), o presidente da EDUCAFRO, Frei Davi, abordará como tema o processo histórico e a importância das Políticas de Ações Afirmativas, bem como os desafios e perspectivas no enfrentamento estratégico das fraudes nas vagas de Ações Afirmativas. Na terça e quarta-feira (16 e 17), o procurador da República, Onésio Soares Amaral, explicará a importância e funcionamento das Comissões de Heteroidentificação, os fundamentos jurídicos que as sustentam e os procedimentos de verificação de identificação/pertencimento étnico-racial.

A segunda edição do Curso de Formação para Comissões de Heteroidentificacão da UFR é promovido pelo NEABI com apoio da reitoria da Universidade Federal de Rondonópolis. Criado neste ano, como resultado de uma série de ações iniciadas ainda em 2019, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas “Estamira Gomes de Sousa” é gerenciado pela professora Priscila de Oliveira Xavier Scudder com a proposta de elaborar, fomentar, acompanhar e promover ensino, pesquisa e extensão voltados à promoção da igualdade e diversidade étnico-racial, enfrentamento do racismo estrutural, institucional e sistêmico na sociedade brasileira.

A participação no evento é gratuita e certificada. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (15) por meio do preenchimento de formulário no sítio eletrônico do NEABI. Mais informações sobre as ações do núcleo podem ser encontradas no instagram @neabiufr e no perfil do facebook do NEABI.