Extensão

NEABI participará de ações e eventos no estado de Mato Grosso

Por Thiago Cardassi Publicado em: 14/06/2022 10:06 | Última atualização: 14/06/2022 10:06


No mês de julho, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) “Estamira Gomes de Sousa”, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participará de diversas ações fora do município de Rondonópolis. No dia 13 de julho de 2022, às 14h, o núcleo é convidado da Sessão Solene em Homenagem ao Movimento Negro Unificado, que ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá (MT). Em seguida fará parte da composição de uma mesa-redonda com o objetivo de discutir táticas de enfrentamento ao racismo.

O NEABI/UFR será representado durante a sessão pela professora Priscila de Oliveira Xavier Scudder, gerente do núcleo e docente do programa de graduação em História da UFR, que também fará uma palestra no centro cultural Casa Cuiabana, um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) na capital do estado. O evento é voltado para mulheres negras e conta na sua programação com uma feira de artesanatos produzidos por artesãs negras.

Já no dia seguinte, 14 de julho, o NEABI/UFR participa de atividades no Quilombo Morro do Cambambe, em Chapada dos Guimarães. A iniciativa entregará 250 bolsas com produtos de higiene feminina à mulheres quilombolas, disponibilizadas por meio do projeto Bolsa Solidária de combate à pobreza menstrual. A ação está vinculada ao Julho das Pretas, agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas “Estamira Gomes de Souza”, é um órgão/gerência ligado à reitoria da Universidade Federal de Rondonópolis, através da Secretaria de Assuntos Comunitários. Sua ações são voltadas à promoção da equidade e do respeito à diversidade étnico-racial, do direito ao bem-viver de todas as formas de vida, do enfrentamento ao racismo estrutural, institucional, ambiental e sistêmico na sociedade brasileira.

Saiba mais sobre o NEABI por meio do sítio eletrônico do núcleo.