Institucional

Servidores participam de encontro de gestores de contratações

Por Thiago Cardassi Publicado em: 28/08/2024 15:08 | Última atualização: 28/08/2024 15:08
Equipe da UFR reuniu servidores da  Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC)

Servidores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram do 2º Encontro de Gestores de Contratações das Instituições Públicas de Ensino Superior (IFES) da região Centro-Oeste, que ocorreu em Cuiabá entre os dias 12 e 15 de agosto. O objetivo do encontro foi reunir líderes dos processos de compras e licitações de universidades e institutos federais da região para troca de experiências e aprendizados. Ao longo do evento, também ocorreu a capacitação dos servidores quanto à Lei 14.133/2021 que versa sobre licitações e contratos administrativos.

O Encontro de gestores é uma iniciativa da Coordenação de Gestão de Contratações da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Diretoria de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que contou com o apoio das Diretorias de Compras da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UnB) e também da Diretoria de Compras, Licitação e Contratos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O evento reuniu cerca de 200 servidores que atuam nas mais diversas áreas relacionadas às contratações das Universidades Federais e Institutos Federais de Ensino Superior do Centro-Oeste e outros órgãos federais.

O diretor de compras e licitação da UFR, Jailson José de Andrade, avaliou a experiência como positiva e enriquecedora para toda a equipe. Ele explica que o evento promoveu a consolidação e ampliação dos conhecimentos e habilidades obtidos sobre a Lei 14.133/2021, que apesar de já ter 3 anos de vigência ainda apresenta muitos desafios aos profissionais envolvidos.

A nova legislação ajusta modalidades de contratação, introduzindo o diálogo competitivo, uma fase prévia de conversação entre a administração e os licitantes para a escolha da melhor solução, e eliminando a tomada de preços e a carta-convite. Além disso, a partir de agora as licitações devem ser realizadas preferencialmente de forma eletrônica. Outra mudança foi a possibilidade de extensão dos contratos por até dez anos, ao invés de cinco.

Jailson analisa que a participação no Encontro de Gestores de Contratações foi uma oportunidade de troca de experiências e de fomento da integração com os servidores da área de compras e contratos das outras IFES da região centro oeste. “[…] Foi muito importante para nos manter atualizados sobre os principais temas em licitações e contratos, com palestrantes renomados e com experiência na área […], o que pode gerar reflexos muito positivos para a nossa rotina de atuação”, avalia o diretor.

Além de Jailson, participaram do evento Jean Carlos Alves,  Thiago Dias, Simony dos Santos, Herbert Silveira, Paulo de Araújo e Roberto de Souza. A programação completa do evento pode ser conferido por meio deste endereço eletrônico.